Marketing para restaurante:30 ideias para fazer seu restaurante bombar
O QUE É MARKETING PARA RESTAURANTE?
Marketing para restaurante são ações de Marketing voltadas exclusivamente para bares e restaurantes. O Marketing para restaurante não se limita apenas a ações on-line, é preciso saber que muitas ações também são feitas em ambientes offline. Podemos fazer vários tipos de ações, como marketing de conteúdo, anúncios do Google, Facebook, Instagram, promoções, eventos etc.
POR: ADRIANO RODRIGUES
Vamos pensar juntos as 30 ações de marketing para o seu restaurante? Fizemos este completo artigo com 30 ideias de Marketing para Restaurante bombar. Dividimos este artigo em duas partes, na primeira você receberá 5 ideias e para acessar as outras 15, você deverá preencher os formulários, um para baixar o ebook ou o outro para acessar o restante dos conteúdos aqui mesmo.
Hoje em dia, fazer Marketing para Restaurante está acessível para pequenas, médias e até mesmo para as grandes empresas do ramo. Neste artigo, apresentaremos para você 30 ideias de marketing para restaurante que podem ajudar a trazer mais clientes para seu estabelecimento.
Para ter sucesso ou retorno de marketing com as ações apresentadas, não é preciso colocar todas essas ideias em prática. Veja quais ideias podem, de fato, ajudar seu restaurante a trazer mais clientes e coloque-as em prática.
O grande desafio dos donos ou gestores de restaurante é colocar essas ideias em prática e ainda gerenciar seu restaurante. Para resolver este problema, nós, da Doka Comunicação, teremos o maior prazer em ajudá-lo(a) nesta jornada. Para entender um pouco mais ou esclarecer dúvidas, entre em contato conosco. Aguardamos você.
Sem mais delongas, veja a seguir as 30 ideias de Marketing para Restaurante que apresentamos a você.
1. Comece suas ações de Marketing para Restaurante com um bom planejamento
Antes de deixar a empolgação levar você a ações de Marketing imediatas para o seu restaurante, é preciso baixar a bola e começar o projeto fazendo um bom planejamento. Em um Planejamento de Marketing para Restaurante, é preciso saber quais são as necessidades e desejos do cliente, fazer um bom planejamento em parceria com o dono ou gestor do estabelecimento e só depois do planejamento feito e aprovado (do ponto de vista estratégico e do financeiro) colocar as ações em prática.
2. Use fotos profissionais em seu restaurante
Para mostrar para seus clientes os deliciosos pratos que você prepara em seu restaurante é preciso fazer lindas fotos. Fazer lindas fotos não quer dizer que basta pegar um smartphone e sair clicando, agora se você tiver um bom smartphone, com boa capacidade de gerar belas imagens e se você souber fazer fotos bonitas e profissionais, ok, pode fazer. Mas conhecendo a maioria dos empresários de restaurante, que mal têm tempo para tocar seu negócio, o conselho é que contrate profissionais especializados em fotos para restaurante.
Os fotógrafos não só possuem bons equipamentos para fazer as imagens de restaurante como também sabem compor a cena dos pratos, produzir as melhores combinações entre cores e texturas etc.
3. Desenvolva um bom site que valorize seu restaurante
Em muitos casos, seus novos clientes têm contato com seu restaurante pelo seu site, pois fazem busca na internet, seja querendo encontrar um bom restaurante para sair com as pessoas de que gostam, seja por estarem trabalhando ou morando em um novo bairro.
Site para restaurante – Marketing para restaurante
O Marketing para restaurante começa com um bom site. Dizemos que nós, da Doka Comunicação, não fazemos sites, criamos sites como uma ferramenta de Marketing Digital. Nossos sites já são construídos com técnicas de otimização, que ajudam seu estabelecimento a aparecer bem ranqueados no Google.
Além de fazer site lindos e funcionais, usamos técnicas de Marketing Digital que vão ajudar muito na estratégia de Marketing para Restaurante. Essa prática de transformar seu site em uma ferramenta de Marketing Digital, apresenta uma vantagem excepcional: economia em marketing. Um site bem construído, ajuda a alavancar as estratégias de marketing e a economizar quando você quer fazer anúncios pagos, pois o Google considera que sites bem feitos e otimizados barateiam os anúncios pagos do Google. Criar site para restaurantes é uma das especialidades da Doka Comunicação, fazemos site otimizados que além de poder baixar o custo de futuras campanhas (anúncios pagos), ajuda também seu negócio a aparecer no Google de forma bem posicionada nas buscas orgânicas, aquelas que aparecem “espontaneamente” quando o internauta faz suas buscas.
É bom deixar claro que não é o site apenas que pode aparecer na primeira página do Google, para que isso aconteça é preciso fazer um blog e trabalhar de forma estratégica os textos, com bastante conteúdo relevante e otimizados, aí sim, a possibilidade do site aparecer na primeira página do Google é grande.
4. Coloque o cardápio em seu site
Além de fazer um site esteticamente agradável, é importante você colocar o cardápio do seu restaurante, pois ajuda muito a alavancar o Marketing para Restaurante. Podemos elencar aqui algumas vantagens desta prática. Veja quais são:
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- colocando o cardápio no seu site, você terá inúmeras vantagens e uma delas é fazer com que seu cliente fique mais tempo em sua página, o que ajuda muito no ranqueamento do seu restaurante no Google;
- às vezes não dá para colocarmos as fotos dos pratos no cardápio impresso devido ao pouco espaço, por isso, inclua as fotos no cardápio do site, que não apresenta a mesma limitação;
- colocar as fotos no cardápio on-line de seu restaurante ajuda seu cliente a saber quais pratos seu restaurante serve;
- belas fotos em seu site ajudam seu cliente a “comer com os olhos“, isso quer dizer que ele pode comprar outros pratos só pela vontade de comer, devido aos estímulos perceptivos promovidos pelas fotos;
- se você tiver parceiro de bebidas, por exemplo, e se seu site tiver uma boa audiência, você pode cobrar por espaços publicitários, divulgando um bom vinho, refrigerante, cervejas etc.

Marketing para restaurante – Cardápio Digital
5. Crie um blog para divulgar seu restaurante no Google
Ter um blog vai ajudar a alavancar as estratégias do seu Marketing para Restaurante. Com o blog, você pode falar mais sobre seu restaurante, pode desenvolver conteúdos otimizados para ranquear seu estabelecimento no Google e pode também fornecer conteúdos para seus clientes conhecerem mais seu restaurante e fornecer conteúdos para as mídias digitais e impressas.
Blog do restaurante Hannover Tatuapé