1. Comece pequeno, utilizando motoboys terceirizados
Existem empresas especializadas em terceirizar o serviço de entrega para restaurantes. Elas se dividem em dois modelos diferentes:
a) As que fazem alocação de entregadores com cobrança por período. No caso destas, é possível agendar um teste do serviço por alguns dias;
b) As que cobram por entrega e o restaurante não terá um motoboy fixo. Existem várias empresas especializadas nesta modalidade em grandes cidades, como a Bom Pedido em São Paulo.
2. Delivery online é um grande aliado
É interessante começar com alguma plataforma grande ou com alguma plataforma “marca branca”. Sobre plataformas grandes, o restaurante pode se plugar em sites como o Ifood ou Pedidos Já, pagando comissões que variam de 12% a 15% sobre o valor do pedido. A vantagem neste caso é que eles atraem alguns clientes novos. Já as plataformas “marca branca” não trabalham com comissões. É o caso do Delivery Direto, solução que possibilita pedidos ilimitados por um valor fixo de R$399 por mês e que já inclui diversas funcionalidades, entre elas um aplicativo customizado do estabelecimento, pois uma das vantagens das ferramentas deste tipo é a personalização da loja de delivery.
3. Divulgue para quem já é seu cliente
Testar o serviço de delivery com quem já é cliente do estabelecimento, com o intuito de melhorar o faturamento gerado pelo mesmo cliente dentro do período de 1 mês, é uma das soluções mais efetivas. Isso pode ser feito com panfletos na própria loja e redes sociais. Terá maior eficácia se o restaurante trabalhar com algum tipo de código de desconto, ação promocional ou programa fidelidade.
4. Teste em uma região reduzida com entrega por bike ou a pé
Começar pequeno sem ter que lidar com entrega por motos pode ser uma boa saída em áreas de alta concentração de pessoas. Bicicletas já resolvem entregas rápidas para vários estabelecimentos. Existem empresas focadas somente neste tipo de serviço, que é o caso da Courrieros, que já atende restaurantes em São Paulo e Rio de Janeiro.
5. Faça um menu reduzido de delivery para restaurante
Um cardápio reduzido, restrito a itens mais fáceis de serem embalados, que podem ser servidos não tão quentes e são rápidos de preparar, pode ajudar a logística do restaurante. Além disso, ajuda na experiência dos clientes, que vão receber os alimentos com boa qualidade para serem consumidos.
6. Faça uma pesquisa antes de começar
Conversar com 10 clientes antes de implementar o serviço pode ser decisivo. Alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas são:
a) Você pediria delivery se tivéssemos o serviço?
b) Onde você costuma pedir delivery e o que mais gosta desses lugares?
c) Quanto você está disposto a pagar pela entrega?
d) Quanto tempo você considera razoável para o recebimento de uma entrega?
Entre em contato com a Doka Comunicação e saiba mais sobre como implementar um bom serviço de delivery para restaurante.