O sabor do sucesso! Atraia mais clientes e caia no gosto dos consumidores com um bom planejamento de marketing para o seu restaurante
Como em qualquer outra atividade, o planejamento de marketing para restaurante também é o passo mais importante para um estabelecimento alcançar o sucesso. É a partir do planejamento que todas as ações de marketing serão definidas.
POR: RICARDO ROCA
O planejamento de marketing para restaurante deve considerar com exatidão quais as características do estabelecimento, especialidade, perfil do negócio e do público-alvo, recursos de todos os tipos que estejam disponíveis e o posicionamento de mercado desejado. Esse último item é crucial para o planejamento de marketing para restaurante.
A pergunta que você deve se fazer é: como quero que o meu restaurante seja lembrado e reconhecido pelo mercado? E aqui as respostas são muitas e diversificadas. Sabor diferenciado, local despojado para reunir os amigos, o melhor em petiscos, bom e barato, ideal para uma refeição rápida… O entendimento sobre qual é a vocação do seu negócio é a base para o planejamento de marketing de um restaurante.
Importante compreender que primeiro você identifica essa vocação, sua estrutura e características, a partir disso estabelece seu posicionamento, nunca o contrário.
Na lógica do planejamento de marketing para restaurantes, a partir do momento em que você identifica sua vocação e estabelece o posicionamento de mercado que quer para o seu estabelecimento, todas as ações de marketing devem contribuir para a construção dessa imagem. Se o restaurante é de comida caseira, não é necessário, nem desejado que o ambiente seja formal. Há uma boa chance de que o público interessado nesse tipo de comida não se sinta à vontade em um espaço “chique”. Da mesma forma quem busca um restaurante com sabor diferenciado, talvez esteja disposto a pagar um pouco mais pelo conforto, móveis mais sofisticados ou um atendimento diferenciado.
Assim, quando se estabelece o planejamento de marketing para restaurante, o posicionamento ajuda a definir todos os outros elementos. A localização, arquitetura e decoração do local; o tipo de comida que será servida; talheres, pratos, mesas, cadeiras e todo o mobiliário; a seleção e o treinamento dos funcionários; a identidade visual, as ações de comunicação, o tipo de promoção; a relação com os clientes, TUDO deve contribuir para construir e/ou reforçar a imagem que se quer passar para o mercado.
Importante reforçar que planejamento envolve toda a preparação de um trabalho, organizado de forma estruturada, com a definição de objetivos, metas, prazos, responsáveis, custos e investimentos envolvidos, alternativas para as situações imprevistas e uma clara visão de futuro. Intuição e o feeling são características importantes e podem ser valiosas, mas funcionam muito melhor dentro de um planejamento organizado.
Segue lista com dicas do que é preciso para fazer um bom Planejamento de Marketing para Restaurante
Se você está pensando ou desenvolvendo um planejamento de marketing para seu restaurante, invista um tempo na elaboração de um planejamento detalhado, realista e consistente ou, se preferir, contrate uma agência especializada em Marketing para Restaurante. Seus clientes também vão ficar muito mais satisfeitos.
Como fazer planejamento de marketing para restaurante?
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- defina o posicionamento de mercado para o seu restaurante – a forma como quer que o mercado se lembre do seu estabelecimento;
- estabeleça objetivos e metas claros;
- defina prazos realistas;
- indique responsáveis para cada objetivo, para cada parte do planejamento;
- faça um levantamento dos recursos (físicos, humanos, tecnológicos etc.) disponíveis;
- elabore um orçamento justo, flexível, mas com limites claros;
- levante possíveis situações fora do planejado e as respectivas alternativas de ação;
considere sempre horizontes de curto, médio e longo prazos.
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Um cafezinho, por favor!