O blog Delivery Direto apresentou 13 dicas criativas para proprietários de restaurantes que desejam fazer promoções de vendas em seu estabelecimento. São elas:
1. Programa de fidelidade
Esse tipo de promoção é excelente, pois incentiva a fidelização dos seus clientes. Importante: ele deve ser usado sempre em conjunto a uma promoção de atração de novos clientes como, por exemplo, um desconto para primeira compra.
2. Cupom de desconto para aniversariantes
A grande vantagem é que geralmente essa promoção vem acompanhada de uma compra maior, ou seja, sempre que o aniversariante for fazer o pedido, ele sempre vai convidar amigos ou colegas de trabalho para fazerem o pedido juntos. Nesse caso é bacana criar uma promoção que dê para ser compartilhada entre amigos como, por exemplo, um desconto de 10% no total da conta ou uma sobremesa grátis.
3. Programa de indicação na promoção de vendas para restaurante
Esse tipo de promoção tem se tornado cada vez mais comum com a popularização dos smartphones e aplicativos de celular. A dinâmica é simples: seu cliente indica um amigo e se esse amigo comprar, os dois ganham algum brinde. Funciona como um vírus em que as pessoas vão convidando amigos de forma exponencial. O desafio é tecnológico. É quase impossível gerenciar esse tipo de promoção sem uma ferramenta tecnológica por trás.
4. Entrega grátis a partir de X reais
A reclamação mais comum no mercado de delivery é o custo da entrega. Os olhos dos clientes brilham quando descobrem esse tipo de promoção. A efetividade dessa promoção é muito alta. Principalmente por que ela aumenta muito o valor médio dos pedidos, dado que seus clientes vão adicionar bebidas e sobremesas e também vão convidar seus colegas de trabalho para pedirem juntos. Isso vira um marketing boca a boca fantástico, e mais pessoas vão conhecer seu restaurante.
5. Sobremesa grátis a partir de X reais
A estratégia é a mesma da entrega grátis. Ela é menos efetiva, mas se você ainda não estiver seguro com a entrega grátis, dar uma sobremesa pode ser o primeiro passo para sentir essa promoção.
6. Um brinde na sua próxima compra
Um brinde simples (desde uma bebida até um presente como um chaveiro) pode ser aquele empurrãozinho para incentivar a fidelização de seu cliente. Assim como o programa de fidelidade, um brinde na próxima compra tem o mesmo objetivo. É simples, apesar de ela ser menos efetiva do que o programa de fidelidade! Um vale-brinde anexado no pedido de delivery já é suficiente para divulgar essa promoção.
7. Promoções sazonais
Promoções de dia das mães, dia dos namorados, dia do hambúrguer, dia da pizza são uma estratégia ótima para dar um aumento pontual no faturamento do mês. O foco desse tipo de promoção é gerar buzz e relacionamento com seu cliente. Não espere um aumento de fidelização grande ou atração de novos clientes.
Cuidados necessários para essa promoção:
1 – É preciso ter constância. Não adianta fazer uma vez no ano. Você precisa ter um calendário de promoções;
2 – Por ser uma promoção sazonal, você vai precisar se preocupar com a divulgação dela e acertar o timing. Se errar no momento e no canal de divulgação, provavelmente será um desperdício de tempo e dinheiro.