Através de um programa eficaz de leads o restaurante pode promover ofertas de valor e fidelizar o cliente que já demonstrou interesse e compatibilidade com o negócio. Essas ofertas vão sendo colocadas em prática conforme as informações dos clientes (nome, e-mail, telefone, etc) são recebidas espontaneamente.
Para a área de marketing, gerar leads não é suficiente. É preciso ter um processo que ajude os leads a descer cada vez no funil de vendas e gerar resultados mensuráveis para a equipe de vendas. Uma pesquisa do Marketing Sherpa mostrou que, em média, 73% dos leads não estão prontos para a venda. Em outras palavras: cliente conquistado não necessariamente é um cliente que compra com regularidade.
Através de estratégias para geração de leads e conversão desses leads em clientes rentáveis é que o restaurante nota uma certa prosperidade em seu negócio, podendo trabalhar com esses contatos frequentemente enquanto eles produzem valor e novas oportunidades para os proprietários do restaurante.
Os leads para restaurante são excelentes indicadores de desempenho do negócio. Por meio de uma gestão de marketing e vendas, pode-se mensurar os resultados obtidos com as vendas pelos leads e ainda prospectar novos clientes que influenciam positivamente na cadeia de valor. Quanto mais leads um restaurante tem, mais deve focar em planos de otimização desses leads.
Como desenvolver um bom programa de geração de leads para restaurante com oito tipos de conteúdo
De acordo com o site Resultados Digitais, especializado em marketing digital, há, dentre outros, oito tipos de conteúdo que contribuem para um programa eficaz de geração de leads. São eles:
1. E-books
E-books são uma das ofertas mais clássicas para geração de leads para restaurante. A vantagem do E-book é que permite a você aprofundar em determinado assunto e explorá-lo em um nível que provavelmente não faria em um post no blog. Para produzi-lo, uma boa estratégia é planejar o conteúdo do E-book e quebrá-lo em diversos posts para depois reuni-los e diagramar no formato do material.
2. Infográficos
Infográficos são ótimos materiais para gerar valor para sua audiência. São representações visuais do seu conteúdo, misturando texto e imagem, o que torna esse tipo de conteúdo bastante dinâmico.
Pode parecer difícil em um primeiro momento, mas criar um infográfico hoje em dia já não exige mais um alto nível técnico e você pode fazer até mesmo de forma gratuita com a ajuda de algumas ferramentas, basta ter as informações certas e algumas noções de design.
Muitos restaurantes criam infográficos e disponibilizam gratuitamente no blog. Esse tipo de promoção é válido também, principalmente se você colocar no final do post o código para outros blogs compartilharem o infográfico e gerar backlinks para seu site.
3. Pesquisas e estudos
Pesquisas e estudos também são formatos bastante difundidos e comuns em determinados mercados, como o gastronômico. Durante muito tempo, nos acostumamos a vê-los em revistas e outros meios, mas sabemos que esse tipo de publicação nem sempre é viável e muitas vezes não explora o potencial que tem esse material. No contexto do marketing digital, tudo fica consideravelmente mais fácil, e qualquer empresa consegue fazer uma pesquisa sobre determinado assunto e publicá-la.
4. Webinars
Webinar é um formato bastante difundido para produção de conteúdo e geração de leads para restaurante. Pelo uso da voz (e o até da imagem), os webinars acabam tendo um toque mais pessoal que aproxima o potencial cliente da empresa. O interessante é que o webinar possui um custo relativamente baixo, uma vez que apenas com um computador e um microfone já é possível realizar uma gravação – lembrando, é claro, que a produção conta bastante para passar uma imagem melhor da empresa, mas mantê-lo simples não o faz perder a eficácia.
5. Templates
Templates são basicamente modelos prontos para serem usados em qualquer contexto, como planilhas, apresentações ou qualquer coisa que facilite determinado trabalho. Os templates funcionam muito bem para gerar leads para restaurante por conta do seu apelo extremamente prático. Por isso, esse tipo de material precisa ser autoexplicativo ou possuir um conteúdo instrucional.
6. Ferramentas
As ferramentas vão além dos templates e ajudam seus potenciais clientes a resolver problemas mais complexos, que somente um template não poderia. Ela pode tanto ser uma parte da sua própria solução como algo totalmente novo. No caso de ser uma parte da sua solução, as ferramentas têm ainda um papel importante de avançar o lead no processo de compra, pois dão um “gostinho” de como o trabalho seria melhor com a solução completa.
7. Whitepaper
O whitepaper é um formato pouco utilizado. Não é tão aprofundado quanto um E-book – logo é produzido com menos esforço – e já é o suficiente para as pessoas aceitarem trocar seu contato pelo conteúdo em questão. Pense nos whitepapers como posts mais extensos. Longos e densos o suficiente para valer a pena a não publicação no blog, porém pequenos para serem chamados de E-books.
8. Kits
Os kits são um ótimo formato para geração de leads para restaurante. São diversas as possibilidades de combinações, e o mais interessante é que possui um baixo custo de produção. Como os materiais já estão prontos, só será necessário preparar o lançamento, fazendo a landing page, e-mail, imagens, etc.
Contate a Doka Comunicação para saber mais sobre como realizar um bom programa de geração de leads para seu restaurante.