1. Conecte-se com os clientes
É de extrema importância que você esteja conectado com os seus clientes. Muitos deles usam as redes sociais como forma de contato, seja para tirar dúvidas, fazer uma reserva ou até mesmo para elogiar. Esteja atento aos chats e responda o mais rápido possível. No caso do Facebook, você pode ter uma boa taxa de resposta, o que conta pontos para a avaliação da sua fanpage.
2. Sempre responda os comentários em suas postagens
Assim como responder as mensagens diretas, você também deve se preocupar com os comentários feitos nas postagens. A diferença é que os comentários serão vistos por todos aqueles que acompanham o seu perfil ou fanpage. Isso pode ser bom no caso de elogios e reconhecimento, mas também delicado, em caso de críticas ou reclamações.
3. Crie eventos para divulgar o restaurante
Você também pode divulgar o seu espaço promovendo eventos que estejam relacionados a ele. Se você é dono de algum bar ou restaurante, por exemplo, pode criar eventos que promovam a degustação de algum prato novo ou bebida especial. Isso gera indicações e avaliações sobre o local, o que é muito bom para o reconhecimento do seu negócio nas redes sociais.
4. Invista em boas imagens para os anúncios e postagens
A parte visual é a primeira coisa a ser reparada nos anúncios do Facebook e Instagram. Para que a sua fanpage ou perfil fiquem mais atrativos, selecione imagens e/ou vídeos com boa qualidade. Opte por produzir o seu próprio conteúdo visual. Assim, você terá um acervo de materiais exclusivos e voltados diretamente para o seu negócio.
5. Pense como seu cliente
Um dos melhores passos de uma campanha para divulgar um restaurante nas redes sociais é saber com quem você vai se comunicar. Pense como se fosse seu cliente e por que ele iria visitar o seu restaurante. Se você quer que seu local seja o point da região, por exemplo, crie um tom ou personagem (garçom, barman ou chef) que você usará consistentemente nas suas plataformas virtuais e que se tornará a sua marca.
6. Busque envolvimento e interaja
Se você quer envolver fãs em sua página, saiba que eles também esperam um retorno de você. Seja atencioso e responda em tempo hábil a todos que solicitam contato, e também agradeça os elogios. No mundo dos restaurantes, e da gastronomia em geral, o atendimento é fundamental para que o cliente se sinta satisfeito. Esse atendimento também é reconhecido da mesma forma via redes sociais. É essencial que você interaja com os seus seguidores, respondendo os comentários, tirando dúvidas, agradecendo um elogio, ou até mesmo lidando com uma crítica. Mensagens negativas também devem ser respondidas para que o problema daquele cliente específico não se torne um problema para um público maior.
7. Promova concursos e sorteios
No mesmo estilo das sugestões anteriores, concursos e sorteios de pratos, jantares, bebidas, sobremesas e outros atrativos também são ótimas opções para atrair seguidores, já que adicionam um entusiasmo que motiva diversas pessoas a participarem e compartilharem a marca.
8. Compartilhe informações da mídia sobre seu restaurante
Mostre a relevância da sua marca e divulgue iniciativas interessantes da qual seu negócio faça parte, mostrando orgulho e satisfação por colaborar. Pode ser um festival musical ou evento gastronômico que o restaurante apoia. Outros conteúdos interessantes são matérias que fizeram sobre a casa, a visita de uma pessoa ilustre, uma ação social e/ou sustentável – tudo agrega valor e cria empatia nas pessoas, que se sentirão motivadas a compartilhar os posts e se tornarem embaixadoras da sua marca.
Entre em contato com a Doka Comunicação para criar e gerenciar as redes sociais de seu restaurante. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas a respeito.