Como promover conteúdo nas redes sociais para restaurante com o objetivo de fazer um bom Marketing Digital
Veja como criar e gerenciar redes sociais para restaurante no intuito de trazer os clientes para mais perto do seu negócio no meio online.
POR: EDUARDO RUANO
Gerenciar redes sociais para restaurante é uma excelente forma de trazer os clientes para mais perto do negócio. A interação nessas mídias fortalece o relacionamento e aumenta as chances de se fechar parcerias sólidas e rentáveis.
Quando se fala em marketing digital para estabelecimentos no ramo de alimentação, uma das primeiras ações lembradas são as estratégias de redes sociais para restaurante. Afina, nos dias de hoje, é quase impossível encontrar uma marca que não esteja presente em pelo menos uma das diversas mídias sociais existentes.
O cliente é um “comprador” não só dos pratos e dos alimentos, mas especialmente de cultura gastronômica. Através das redes sociais o restaurante pode prosseguir liderando esse processo, estimulando a comunicação e a interação e estar mais presente junto a seus clientes, mesmo quando estão fora do estabelecimento.
As redes sociais para restaurante são a melhor maneira de se comunicar com stakeholders no mundo digital, e os responsáveis pelo negócio não devem hesitar em trabalhar para que suas redes sociais tenham um bom conteúdo, direcionado para as pessoas que se interessam pelos serviços prestados.
Veja como promover seu restaurante e atrair clientes através de redes sociais
Existem diversas redes sociais e cada uma delas apresenta características exclusivas. Embora o Facebook tenha um público mais amplo e seja líder no segmento, outras mídias como o Snapchat e o Twitter são utilizadas por públicos mais específicos, como os jovens. É por isso que você precisa conhecer o seu público, para que saiba quais mídias eles mais acessam.
Além disso, também é importante que os restaurantes tenham uma conta no Instagram, que é uma rede social que trabalha muito com imagens; sendo assim, é uma excelente oportunidade para divulgar fotos dos pratos.
É preciso que você tenha em mente que de nada adianta criar perfis em diversas redes sociais e não os alimentar. Você precisa investir em conteúdo de qualidade e criar ações que engajem com o seu público.
Camila Porto, especialista em marketing digital e autora do livro “Facebook marketing: tudo o que você precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo”, recomenda, por exemplo, uma técnica chamada de 80/20. De acordo com essa técnica, 80% das suas publicações nas mídias sociais devem ser de cunho informativo ou de entretenimento, ou seja, conteúdo variado como dicas, memes, links com notícias ou matérias interessantes no seu segmento. Somente 20% dos posts devem ser de teor publicitário, trazendo, de fato, anúncios sobre os serviços do seu restaurante.
Para que você aumente a popularidade do seu restaurante na internet, é fundamental que estimule que a interação com seu público nas mídias sociais. Isso pode ser feito por meio de promoções e outras táticas, como recompensar os clientes que fazem check-in em seu restaurante.
O marketing para restaurante deve estar de acordo com as necessidades dos clientes. O conteúdo que esses clientes postam sobre o restaurante precisa estar no site, para que outras pessoas vejam e se sensibilizem pelo negócio em perspectiva.
5 dicas de conteúdo para redes sociais para restaurante
1. Contrate uma empresa de marketing digital
Para desenvolver estratégias que realmente alcancem bons resultados e ter um acompanhamento completo das métricas e KPIs das suas redes sociais, é importante ter uma equipe de profissionais especializados.
Desse modo, recomenda-se que o seu restaurante terceirize esse serviço com uma empresa ou agência de marketing digital, que tenha em seu quadro de funcionários um time completo distribuído em áreas como publicidade, relações públicas e comunicação digital.
2. Produza posts relevantes
Dentro do marketing digital, uma das estratégias mais efetivas para alcançar uma boa audiência e transformá-la em um grupo qualificado para consumir o que oferta, sem dúvida, é a produção de conteúdo. No entanto, as postagens precisam ser relevantes e trazerem algo que incentive os seguidores a darem o próximo passo, tal como visitar o seu estabelecimento.
É indispensável ser criativo ao fazer a publicidade, pois isso contribui para alavancar o conteúdo e aumentar o poder da marca consideravelmente. Para que isso ocorra, capriche nas imagens dos pratos, mostre o layout do estabelecimento, escreva curiosidades gastronômicas, promova enquetes, entre outros recursos.
3. Crie conteúdo ao vivo
Uma das tendências mais utilizadas nos últimos tempos nas redes sociais é o conteúdo ao vivo, seja por meio dos stories, seja em uma live no Facebook. Essa é uma jogada estratégica e tanto, pois permite a interação com o público e serve para identificar opiniões a respeito do estabelecimento, o que pode ser melhorado, anunciar as novidades, etc.
Sempre que possível, prepare um bom material para produzir os conteúdos ao vivo e analise quais os assuntos que promovem mais engajamento, fazendo com que o restaurante seja participativo nas redes. É possível mostrar os bastidores do negócio também, algo como a preparação dos pratos, a participação em eventos, entre outros aspectos que evidenciem o lado humano da empresa e gerem simpatia.
4. Faça parcerias
Uma das maneiras mais eficazes de impulsionar os perfis da empresa nas redes sociais é contar com boas parcerias, tais como os influenciadores digitais. Muitos deles já dispõem de uma audiência fiel, o que vem a ser uma oportunidade imensa para atingir vários públicos e tornar seu restaurante mais atrativo.
A utilização de influencers nas redes para alavancar o negócio é uma forma de gerar o gatilho mental da prova social e, assim, mostrar para as pessoas que o seu estabelecimento é qualificado o suficiente, afinal, gente conhecida recomenda. Você pode oferecer descontos e pedir que eles postem fotos no local ou que gravem um vídeo para o canal deles falando sobre uma das refeições oferecidas, por exemplo.
5. Avalie os melhores horários para postar.
Ao investir nas redes sociais para restaurantes, você precisa agir de forma estratégica e se antecipar às oportunidades de negócio. É possível, por exemplo, acompanhar alguns indicadores nas principais mídias que facilitam muito o processo – dentre eles estão os gráficos de horários e dias da semana que o público está mais ativo nas redes sociais.
Saber quando o público está mais ativo nas redes é uma informação valiosíssima para postar sempre o conteúdo certo e no momento certo. Portanto, verifique quais são os dias de maior movimentação dos seguidores e avalie postar sempre nos mesmos horários, pois assim você terá a certeza de atingir um número maior de pessoas e, por consequência, aumentar as chances de engajamento.
Entre em contato com a Doka Comunicação para criar e gerenciar as redes sociais de seu restaurante. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas a respeito.