Como criar programa de fidelidade para restaurante e manter seu público engajado
POR: Eduardo Ruano
Ter um programa de fidelidade para restaurante é essencial para manter a saúde dos negócios em alta. Quanto mais pessoas se mostram fiéis, mais rentabilidade o restaurante ganha. Quando se trata de alimentação, uma coisa é clara: clientes satisfeitos tendem a voltar para comer mais vezes em um mesmo lugar.
Antigamente, os descontos eram dados apenas para amigos e familiares. Ou seja, o privilégio se limitava às pessoas que possuem um relacionamento próximo com os donos do estabelecimento. Hoje em dia, no entanto, as coisas são diferentes. Os proprietários anseiam por clientes recorrentes, que frequentam seu restaurante sempre que podem. Assim, os descontos e promoções são oferecidos para todos os interessados, independentemente do nível de intimidade existente. Isso traz lucro, foco midiático e facilita o marketing boca a boca.
Grande parte dos restaurantes implementam algum tipo de programa de fidelidade. Afinal, é certo que estratégias que premiam clientes assíduos geram mais vendas e resultados. Oferecer mimos e privilégios especiais a esses clientes significa mantê-los por perto e garantir que nunca faltará demanda durante a rotina do dia a dia.
A preferência do consumidor é de grande valia para proprietários de restaurante. Através de um programa de fidelidade, é possível atrair pessoas que comparecem ao restaurante para comer, trocar experiências e agregar valor ao negócio. Portanto, o restaurante, ao oferecer coisas de graça, não está perdendo recursos, mas seduzindo os clientes no intuito de prover resultados positivos em termos de marketing de restaurante.
Os clientes, é claro, querem se sentir especiais; eles querem saber que são diferenciados. Esses clientes, com efeito, buscam algum tipo de recompensa exclusiva, atraente e útil em troca de sua experiência e participação. Em outras palavras, eles querem ser premiados por sua fidelidade ao restaurante ao qual sempre vão. Nesse sentido, manter um programa de fidelidade é importantíssimo, pois é a melhor forma de reter esses clientes que constam entre os mais rentáveis.
Os programas de fidelidade são essenciais para se obter indicadores de desempenho no ramo de alimentação, em que os proprietários estão sempre em busca de dados para analisar a lucratividade atual de seus negócios. Avalia-se o sucesso de um programa de fidelidade não só pela quantidade de clientes que retornam ao local, mas também por quantos clientes novos são atraídos por causa das promoções oferecidas.
Você pode achar que implementar um programa de fidelidade em seu restaurante possa ser complexo ou que você não tem tempo, por isso conte com uma agência especializada em Marketing para Restaurante. Caso precise conte conosco da Doka Comunicação, pois somos uma agência que faz Marketing voltado para restaurante.