O livro digital interativo: as funções interativas auxiliando na aprendizagem
POR: DOKA COMUNICAÇÃO

Sabemos que com os meios da comunicação, as pessoas não ficam mais limitadas apenas a ver ou ouvir. Identificamos isso nos livros digitais, que contam com recursos de vídeo, áudio, games, enquetes, imagens, animações, explorando todos os sentidos e a imaginação de cada pessoa.
Podemos dar o exemplo que o livro digital em libras (língua brasileira de sinais), possibilitou e contribuiu na alfabetização de alunos com surdez, sendo essencial na acessibilidade que é muito benéfica para reverter índices de exclusão e de repetência.
Sabemos também que muitos alunos abandonaram a escola por não conseguirem participar ou aprender com o método adotado e com o acesso as ferramentas digitais o aluno pode entender determinado assunto de uma maneira diferenciada e divertida. Sem contar na possibilidade de não precisar levar livros volumosos para a escola, ou se preocupar com espaço para guardá-los.
As crianças são foco nesse assunto, muitas vezes os pequenos têm mais familiaridade com os equipamentos do que os próprios pais. Nos e-books fabricados especialmente para tal público que está cada vez mais conectado, existem propostas como contador de histórias, animações e vídeos explicativos.
E a interatividade está baseada também nas diversas opções de acesso a fontes de pesquisas, textos, artigos internacionais dentro de nossas casas, além da publicação dos livros digitais brasileiros para pessoas de todo o mundo. Portanto, além de complementarem conteúdos, são inovação no ensino e instrumento de integração e pesquisa.