Como fazer uma boa marca para sua empresa?
Veja neste post 15 dicas que te ajudarão a definir como fazer uma boa marca para sua empresa. Mostraremos os pontos mais importantes para o sucesso e perfeita relação entre a marca e sua organização
POR: ADRIANO RODRIGUES
Quando você for criar ou encomendar uma marca, faça as seguintes perguntas para si mesmo: Como criar uma boa marca para minha empresa? Quais são os critérios relevantes que eu devo observar? Como sei que estou no caminho certo quando o assunto é criação de marcas?
Este modesto texto não pretende responder a essas dúvidas pois, para isso, deveríamos mergulhar no universo das marcas do ponto de vista do design e entender por meio do conhecimento já desenvolvido, o universo gigantesco e complexo que permeiam esses estudos.
O que queremos aqui é simplesmente apontar caminhos que você pode percorrer ou observar quando o assunto é criação de marca. Nossas dicas representam as questões fundamentais para você começar a definir como será a sua marca ou aquela que precisa criar.
Portanto, faça sempre a principal pergunta: como fazer uma boa marca para minha empresa? Sendo assim, vamos às dicas e aproveite nosso roteiro.
1 – Passe a mensagem certa para seu público-alvo
Quando for criar sua marca, pense na mensagem que quer passar para seu público-alvo. Volte aos princípios organizacionais de sua empresa (missão, visão e valores) e veja como traduzir seus objetivos em imagens por meio da comunicação visual. Saiba que as formas, as tipografias e as cores comunicam visualmente, portanto, todos esses elementos devem estar alinhados com a intenção de mensagem que sua empresa quer transmitir.
2 – Antes de desenhar a marca, pense em um conceito
O conceito ajuda a dar forma e a mostrar os caminhos que o designer deve percorrer na construção de suas marcas. Mas, afinal, o que é conceito? O conceito pode ser uma ideia, uma noção ou uma síntese do que você quer passar na mensagem visual.
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
Ex.: Quero passar a imagem que minha empresa é elegante, logo, o conceito é ELEGÂNCIA. Então, como traduzir este conceito por meio das imagens? Leia todo o texto que você verá que a comunicação visual é muito rica e repleta de informações e significados.
Vejamos o exemplo da marca Vivara. Acredito que esta passa a ideia de elegância, sofisticação e glamour.
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
Claro que apenas a imagem não ajuda a conceituar uma empresa, e é nesta hora que a comunicação vai enxertar na marca vários significados para que você veja a marca exatamente como ela foi projetada.
3 – Seja criativo e original
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
Ao criar sua marca, seja criativo e busque criar uma marca com muita originalidade. A criatividade pode produzir uma marca muito diferente do que é visto e pode ter sacadas visuais que passam a mensagem logo de cara. A originalidade é essencial para quando se quer criar uma marca exclusiva e única. Atingir este objetivo não é nada fácil, mas é preciso buscar ser criativo e original.
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
4 – A marca precisa ser simples
Quando você for criar ou encomendar um serviço de marca, tenha em mente que o resultado final precisa vir precedido de simplicidade, isto quer dizer que a marca precisa ser simples. Mas tome cuidado com uma coisa: simplicidade sim, pobreza não. Simplicidade não é sinônimo de pobreza, pois a marca precisa ser simples para ser melhor percebida, ser flexível, legível etc.
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
Quer saber como ter resultado com seu site?
Baixe nosso e-book de graça!
5 – Use corretamente a Identidade visual
Quando criamos uma marca precisamos pensar a longo prazo. Não devemos criar apenas um logotipo ou um símbolo e pronto, é preciso criar um sistema de identidade visual. A identidade visual precisa de Logotipo, símbolo (elementos primários), cores e alfabeto (elementos secundários). Sabendo manipular corretamente todos esses elementos, você criará uma marca com uma visão mais macro, ampla e prevendo várias possibilidades que a marca pode ter para criarmos um bom sistema de identidade visual. Para entender mais este sistema, baixe os slides no link abaixo e leia todo o texto.
6 – Entenda o que é Logotipo e faça sua marca
Muitas marcas têm apenas logotipo, em outras, encontramos o logotipo atrelado ao símbolo. Afinal, o que é logotipo? Logotipo é uma marca, mas uma marca constituída por meio da tipografia, de tipos tipográficos. Para fazer um bom logotipo é preciso conhecer bem as tipografias.
O logotipo pode ser feito de 3 (três) formas:
1 – com fontes existentes: você pode usar as fontes existentes no mercado e fazer sua marca, fazer seu logotipo;
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
2 – fontes criadas exclusivamente para a marca: aqui, o designer pode criar uma fonte exclusiva para a marca. Agir desta forma apresenta vantagens e desvantagens; como vantagem, podemos apontar o ineditismo e a exclusividade que a marca terá, como desvantagens, podemos contar com a demora para a realização e alto custo do projeto.
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
3 – com fontes existentes alteradas: podemos criar marcas com fontes existentes, mas promovendo alterações em sua forma original. Isso quer dizer que posso selecionar uma fonte e alterá-la de alguma forma.
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
7 – Crie símbolos para sua marca, mas tome alguns cuidados
Do ponto de vista da Semiótica, o conceito de símbolo é amplo e compreende uma certa abstração, para sua melhor compreensão. Apresentaremos neste texto, de forma simplificada a ideia de símbolo. O símbolo está diretamente relacionado à marca. Na construção da marca, podemos dizer que o símbolo é a síntese de uma forma que expressa de modo explícito, ou até mesmo abstrata, o significado de uma marca. Leia a seguir algumas definições retiradas de um dicionário on-line:
Símbolo
– Aquilo que, por convenção ou por princípio de analogia formal ou de outra natureza, substitui ou sugere algo.
– Palavra ou imagem que designa outro objeto ou qualidade por ter com estes uma relação de semelhança; alegoria, comparação, metáfora.
– Signo que apresenta relação arbitrária, baseada apenas em convenção, com o objeto ou a ideia que representa (p.ex., certas bandeiras de alguns países, os sinais de trânsito não figurativos etc., os sinais de escrita não pictográficos, como as letras, algarismos etc.); signo arbitrário.
Fonte: Dicionário on-line
Acredito que as definições citadas possam resumir os significados dos símbolos. Para ilustrarmos melhor, veja as imagens a seguir e saiba quais são os símbolos de marcas famosas.
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
8 – Logotipo, logomarca ou símbolo? Qual o melhor caminho?
A resposta para esta pergunta é: não temos a resposta certa, não temos o melhor caminho, o melhor caminho é aquele que você escolher. O que precisa ser correto é uma marca bem feita, passando a mensagem visual que você quer passar e que se aplique aos mais diversos tipos de situação. Sendo assim, não importa se sua marca seja um logotipo, uma logomarca ou apenas um símbolo.
9 – Saiba usar as tipografias em seu projeto
A tipografia pode ser resumida como fonte tipográfica. Para entender melhor, a tipografia é uma disciplina e constitui um estudo grande e complexo. Para simplificarmos este estudo, podemos entender as características e a função das fontes tipográficas.
Quando você for escolher ou criar uma fonte para sua marca, escolha com conhecimento de causa e saiba que cada fonte tem uma representação visual, a fonte pode ser vista também como uma imagem.
Resumidamente, veja aqui como que a tipografia é classificada e como podemos usá-las.
As fontes tipográficas são divididas em famílias tipográficas. Vamos dividir as famílias tipográficas em (três) tipos de fontes. Vamos a elas:
1 – Fontes com serifas: as serifas são arremates que são encontrados na tipografia. Esses arremates passam a ideia de elegância na tipografia e um certo ar clássico também. Há algumas fontes que são usadas para textos longos, em diagramação de livros etc, pois causam um bom descanso visual. Um bom exemplo deste tipo de fonte é a Times New Roman. Outras fontes serifadas são usadas em títulos de publicações.
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
2 – Fontes sem serifas: as fontes sem serifas têm muita legibilidade e força. São usadas em anúncios publicitários, embalagens, cartazes etc. É um tipo de fonte que passa a informação, mas não traz um ar sofisticado nem clássico, ela passa um ar contemporâneo. Um bom exemplo deste tipo de fonte é a Helvética.
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
3 – Fontes cursivas ou decorativas: as fontes cursivas são usadas quando queremos passar informações visuais por meio da tipografia, pois nos ajudam a reforçar uma mensagem. Eles pode ser Cursivas (que imita caligrafia), este tipo de fonte é muito utilizado em convite de casamento, a fonte Gótica (passa a ideia de algo medieval, de igreja) e, por fim, as decorativas (esse tipo de fonte é a mais livre e de forma mais rica em significados).
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
10 – Use corretamente as cores em sua identidade visual
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
As cores são fundamentais para a criação da marca. Eles nos ajudam a fazer com que nos lembremos da marca só pelo uso das cores. Quer ver um exemplo? Vou falar o segmento e as cores e você diz qual é a marca, ok? O segmento é “bancos”.
[forminator_quiz id=”9216″]
Viu como você consegue identificar as marcas por meio das cores? Este mesmo teste pode ser aplicado também em outros segmentos, como cervejas, por exemplo.
As cores também têm significados, ou seja, se você quer passar uma mensagem rápida com sua marca, saiba quais são os significados que as cores podem expressar em nossa cultura. Explore bem este fator. Para que você saiba quais são os significados das cores, vou citar aqui neste post trechos do artigo: PSICODINÂMICA DAS CORES EM COMUNICAÇÃO, apresentado por Ana Karina Miranda de Freitas, que foi publicado no Instituto de arte da Unicamp.
Preto
– Associação material: enterro, morto, sujeira, coisas escondidas.
– Associação afetiva: tristeza, desgraça, melancolia, angústia, dor, intriga, renúncia.
– Vem do latim niger (negro, escuro, preto). É angustiante e expressivo.
Cinza
– Associação material: ratos, pó, neblina, máquinas.
– Associação afetiva: velhice, sabedoria, passado, tristeza, aborrecimento.
– Cinza do latim cinicia (cinza) ou do germânico gris (gris, cinza);
– Intermediária entre luz e sombra, o cinza não tem interferência nas cores em geral.
Branco
– Associação material: neve, casamento, lírio, batismo, areia clara.
– Associação afetiva: limpeza, paz, pureza, alma, divindade, ordem, infância.
– Branco vem do germânico blank (brilhante). É o símbolo da luz, e não é considerada cor. No ocidente, o branco traduz a vida e o bem, em contrapartida para os orientais o branco traduz a morte, o fim ou o nada.
Laranja (faz correspondência ao vermelho moderado)
– Associação material: pôr do sol, festa, laranja, luz, outono, aurora, raios solares.
– Associação afetiva: tentação, prazer, alegria, energia, senso de humor, advertência.
– Laranja tem origem do persa narang, por meio do árabe naranja. Simboliza o flamejar do fogo.
Vermelho
– Associação material: guerra, sangue, sol, mulher, feridas, perigo, fogo, rubi.
– Associação afetiva: força, energia, paixão, vulgaridade, coragem, furor, violência, calor, ação, agressividade.
– Do latim vermiculus [verme, inseto (a cochonilha)]. Desse verme é extraída uma substância, o carmim, a qual chamamos de carmesim [do árabe: qirmezi (vermelho bem vivo). Essa cor simboliza encontro, aproximação.
Amarelo
– Associação material: palha, luz, verão, calor de luz solar, flores grandes.
– Associação afetiva: alerta, ciúme, orgulho, egoísmo, euforia, originalidade, iluminação, idealismo.
– Vem do latim amaryllis. É o símbolo da luz que irradia em todas as direções.
Verde
– Associação material: frescor, primavera, bosques, águas claras, folhagem, mar, umidade.
– Associação afetiva: bem-estar, saúde, paz, juventude, crença, coragem, firmeza, serenidade, natureza.
– Deriva do latim vidiris. É o símbolo da harmonia da faixa que existe entre o céu e o Sol. De paz repousante e reservada, favorece o desencadeamento de paixões.
Azul
– Associação material: frio, mar, céu, gelo, águas tranquilas, feminilidade.
– Associação afetiva: verdade, afeto, paz, advertência, serenidade, espaço, infinito, fidelidade, sentimento profundo.
– Tem origem no árabe e no persa lázúrd, por lazaward (azul). Proporciona a sensação do movimento para o infinito. Céu sem nuvens.
Viu como as cores estão recheadas de significados? Sempre que preciso, veja quais são os significados que as cores têm e use estas informações a seu favor.
11 – Use corretamente as formas. Veja seus significados
Como as cores, as formas também têm significados e, se você souber usar os significados das formas, poderá acertar em sua comunicação visual. Veja a seguir a galeria de imagens e conheça quais são os significados das formas. Estas informações foram retiradas do livro: As Marcas no Divã: uma Análise de Consumidores e Criação de Valor, livro escrito por Jaime Troiano.
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
12 – Saiba como aplicar a sua marca de diversas formas
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
Como já foi citado, as marcas precisam ser aplicadas de diversas formas. Quando as marcas são criadas, você precisa lembrar que ela será aplicada em sites, materiais impressos, brindes, vídeos etc, portanto, precisa ser aplicável e visível em todas essas situações.
13 – Teste sua marca com seu possível público-alvo
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
Em muitos casos, quando criamos as marcas, toda a ideia está em nossa cabeça e quando terminarmos a criação da marca, acreditamos que todo mundo vai entender do que se trata e a mensagem estará clara e objetiva. Na verdade, nem sempre é assim, em muitos casos, sua marca pode passar informações visuais diferentes daquilo que você pensou, portanto, sempre mostre para seu possível público-alvo para ver se sua marca está comunicando. Não vale mostrar para sua família ou amigos, pois a resposta deles pode ser dada somente para agradar você.
14 – Crie um manual de identidade visual e coloque em prática sua marca
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
Quando criamos a marca, temos que aplicar regras de uso para ela. As regras já estão estabelecidas no campo do design quando o assunto é marca / identidade visual, sendo assim, faz-se necessário usar corretamente a marca. As regras de uso da marca são depositadas em um manual de identidade visual. Neste manual, você verá como usar a marca de forma correta. Baixe alguns manuais de identidade visual e veja como as marcas são usadas. Estes manuais estão no blog Design com Café.
15 – Agora é só praticar
Post – Como fazer uma boa marca para sua empresa?
Com essas informações em mente coloque a mão na massa, vá em frente e use sua criatividade para ajudar a criar a identidade visual para as empresas.
Até o próximo post.