Conheça os componentes essenciais de uma papelaria para empresas completa
Entenda quais são as funções de um kit de papelaria para empresas e como você pode os usar para deixar o seu negócio ainda mais efetivo!
POR: GABRIELLA BONASSI
A papelaria para empresas consiste numa personalização de materiais impressos que serão utilizados pela organização em seu dia a dia, seja para os funcionários ou no atendimento ao cliente, ela é considerada como a primeira impressão de uma empresa. A preocupação com a padronização de tal material (impressos ou digitais) além de proporcionar uma força para a identidade visual, se torna indispensável por agrega valores como seriedade, ordem, competência e credibilidade para a empresa, gerando ao cliente uma imagem de um serviço/produto de qualidade. Cada empresa necessitará de uma papelaria específica, no geral as agências de design gráfico sabem exatamente qual é o melhor impresso para cada empresa em seu segmento de atuação, contudo vamos apresentar os impressos que aparecem nos kits de papelaria para empresas.
CARTÃO DE VISITAS
Uma ferramenta indispensável na papelaria para empresas afinal é um pequeno cartão, facilmente transportado, o qual contém todas as principais informações básicas e essenciais de uma empresa. Sua importância é elevada pois além de garantir com que um contato feito não seja esquecido, ele carrega a imagem de uma empresa. Por esse motivo sua criação deve ser cautelosa afinal, apesar de apresentar informações importantes para contactar o serviço/produto oferecido pela empresa, ele não pode ser poluído visualmente.
ENVELOPE TIMBRADO
Criado como uma substituição do envelope pardo genérico, o envelope timbrado apresentará a logotipo de sua empresa junto a uma direção de arte. Tal impresso é importante por agregar valor na comunicação e na transição de papelada entre clientes, contadores, advogados. Enfim, além de proporcionar padronização e beleza estética, é um porta documento que carregará estampada a identidade visual de uma determinada empresa.
FOLDER/FLYER
Antes de apresentar sua função é necessário uma diferenciação simples para evitar confusão na hora da escolha, caso o impresso apresente dobras é chamado de folder, se não lhe é atribuído o nome de panfleto,flyer ou folheto (entre os três últimos existem pode existir diferença de tamanho). Além de abrigar nome da empresa, meios de contactá-la, logomarca, o objetivo de um folder é informar. Seja a razão social de uma empresa, seja os serviços proporcionados, anunciar um evento. Na papelaria para empresas esse tipo de impresso é utilizado por conseguir tirar duvidas frequentes do cliente e proporcionar um conteúdo maior do que um cartão de visita, possuindo imagens e cores para chamar atenção.
Quer saber como ter resultado com seu site?
Baixe nosso e-book de graça!
PAPEL TIMBRADO
Esse impresso faz parte da identidade visual de promoção da empresa. Consiste num design personalizado no papel onde serão impressos documentos importantes relacionados à instituição. É mais uma maneira de reforçar a imposição da marca e a organização empresarial. Os componentes necessários para tal impresso são logomarca, nome da empresa e uma forma de contato (geralmente telefone e/ou email), vale a pena explorar cores e desenhos sem perder o padrão com a identidade visual.
PASTA TIMBRADA
Geralmente utilizada como um complemento para o papel timbrado, já que o mesmo seria transportado aqui. Pode apresentar função similar ao envelope. E é mais uma opção de como ter uma papelaria para empresa completa, reforçando a identidade visual e personalização matérias essenciais da papelaria diria de uma empresa, tornando-os únicos, bonitos e capazes de divulgar sua empresa.
INDISPENSÁVEIS OU NÃO
Além desses tipos mais comuns de impressos utilizados em papelarias para empresas, temos muitos outros que merecem seu destaque. Todavia vale a pena lembrar que essa lista a seguir não apresenta papelarias essenciais para todo tipo de comércio. A papelaria para empresa é muito importante como já dito mas não se faz necessário ter gastos excessivos com impressos que não serão relevantes ou não proporcionarão retorno para o seu ramo de atuação empresarial, alguns dos exemplos abaixo são muito utilizados para brindes ou ações de marketing.
-
- Caderno corporativo;
- Mouse Pad;
- Catálogos;
- Recibos;
- Receituários;
- Crachás;
- Canetas;
- Sacolas;
- Pen drive;
- Bloco de notas;
- Calendários;
- Cartazes e Banners;
- Adesivos;
- Porta copos.