Saiba quais são os processos envolvidos na criação de marcas
Como a criação de marcas pode ser a etapa decisiva para o futuro da empresa?
POR: GABRIELLA BONASSI
A criação de marcas é um dos primeiros passos a serem dados qualquer empresa. Segundo ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o termo marca pode ser definido como um símbolo diferencial cujas principais finalidades são identificar e distinguir perante outros semelhantes, similares ou afins de origens diversas. O processo de criação de marcas passa primeiramente pela escolha de um bom nome, que devido a muita pesquisa deve ter ligação direta com a missão, visão e valores da empresa que essa marca irá representar. Afinal um pequeno equívoco nesse processo pode ser a ruína de qualquer empresa por isso a criação de marcas é algo tão delicado, preciso e de um valor sem igual.
O processo de criação de marcas
O inicio do processo é o mais básico possível, após pesquisas e alguns estudos para execução do projeto, os primeiros esboços (rafes ou rough em inglês) devem ser feitos em um papel para só depois de muito brainstorming e rough jogados fora, a ideia final começar a ser vetorizada.
De início, toda ideia é válida e interessante e não pode ser descartada em hipótese nenhuma. A marca deve ser forte, imponente e representar graficamente o conceito que a empresa quer passar desde o começo por isso a atenção com todos os detalhes devem ser imprescindível, porque o menor dos erros pode causar uma estranheza no público ou uma não aprovação futura. O segredo na criação de marcas e fazer e refazer um milhão de vezes sem medo de arriscar e sempre com determinação pois, a cada erro superado a marca final chegará a um passo a mais do sucesso.
Influência das Cores
As cores são sensações produzidas por feixes de raios luminosos nos órgãos visuais e interpretadas pelo nosso sistema nervoso, trata-se de um fenômeno físico-químico capaz de influenciar e enganar nosso cérebro. A combinação certa de cores pode passar segurança, desejo e até mesmo sensação de fome, calor ou frio. Existem alguns vetores básicos para criar estratégia de aplicação de cor em criação de marcas. Essa influência pode ser física, causando conflitos entre cor e luz, atribuindo relações com a marca ou produto em questão, uma padronização cromática ou uma combinação harmoniosa. Pode ser um vetor cultural, fazendo referências a tradições, times locais, clubes locais, simbologia, costumes, comportamento e religião. As influências psicológicas na criação de marcas estão ligadas em reaver sensações e relembrar memórias positivas através da combinação certa de cores que provocaram tais efeitos na psique. Além de influências baseadas em moda, tendência e ciclos, ou sintonização com o mundo globalizado, tecnológico e sustentável.
As cores aplicadas de uma maneira certa são um dos fatores decisivos para a aceitação dessa marca do ramo mercadológico. Existem infinitas combinações e testes que devem ser feitos para chegar a uma palheta exata baseada naquilo que sua empresa deseja passar para o consumidor.
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Além das questões psicológicas, temos também questões técnicas. Podemos dizer que é preciso fazer um estudo de cor olhando para o concorrente ou para o mercado mercado que a empresa atua etc. Outra questão técnica que deverá ser abordada é a questão técnica na qual definimos os códigos cromáticos. Temos que definir as cores no Modelo CMYK e Pantone (cores pigmento, para gráfica) e RGB (cor luz, para digital / web). Após a resolução das questões técnicas, deveremos partir para a próxima etapa que é o uso da tipografia.
Influência da tipografia
A tipografia tem duas vertentes: a gráfica e as fontes. Para o contexto de marcas o que é mais interessante seria falar da aplicação dos diferentes tipos de fontes, por exemplo, o estilo romano, fantasia, moderno, lapidada, onde as mesmas podem estar em caixa alta, caixa baixa etc. Além disso possui-se a liberdade de estilizar o estilo de fonte, misturar caixa alta e baixa, tudo dependendo da criatividade e do objetivo a ser atingido na criação de marcas. Existe uma infinidade de modelos tipográficos, porém, na criação de marcas alguns critérios devem ser adotados. Primeiro temos a visibilidade, critério responsável para que a marca possua uma boa visualização a grandes distâncias, já a segunda é a escolha da fonte, onde vem a plasticidade, que é o critério dominante para a aplicação da marca em diversos meios. Uma tipografia agradável aos olhos faz com o que um logotipo se torne forte e fixo na mente do seu público. A fixação de uma ideia ou nome sugerido é o principal fator para a criação de marcas de sucesso.
Lembre-se de uma coisa, tipografia também é imagem, portanto, a escolha tipográfica também está atrelado ao visual que a fonte tem.
SERVIÇO PROFISSIONAL DE CRIAÇÃO DE MARCAS
Existem plataformas online para o serviço de criação de marcas como, por exemplo, o Canvas, que disponibiliza ferramentas gratuitas para a criação de design voltadas para as mais diversas áreas, estilos e modelos. Todavia, para uma experiência mais completa, o Canvas oferece a opção de contas pagas com maiores possibilidades. Para trabalhos profissionais, o Canvas não é apropriado, pois, sua marca poderá ficar igual a outras já existente.
Entretanto, a ferramenta queridinha dos designers continua sendo o pacote Adobe. O mesmo oferece ferramentas incríveis como Illustrator e Photoshop que são essenciais para a criação de marcas, liberando a criatividade, ousando na inspiração e na rapidez na produção.
Porém todas essas ferramentas exigem técnica e domínio, caso não sejam uma boa opção, não é necessário desespero. O serviço de criação de marcas pode ser feito de uma maneira profissional. Existem agências de comunicação, como por exemplo a Doka Comunicação, que dão vida aos projetos idealizados pela empresa. Tais empresas sugerem as melhores cores, tipográficas, ícones ou símbolos de acordo com aquilo que o cliente busca ou de acordo com o que mais se adequa ao perfil.
10 dicas incríveis para criação de marca de sucesso
Autenticidade
O fato de sua marca ser única no mercado não fará com que sua empresa ou serviço seja confundido.
Simplicidade
Simples mas não simplório é a característica que fará com que sua marca seja rapidamente lembrada pelo cliente.
Clareza e Exatidão
Evitar nomes/símbolos complicados demais que possam ter duplo sentido ou conotação negativa.
Tipografia
Ter um DNA tipográfico próprio, que funcione como uma assinatura.
Cores
Além de ser agradável aos olhos as cores possuem impactos psicológicos decisivos, além de ser um caráter fatal na produção de papelaria para empresa.
Criatividade
Ter estilo próprio, fora do modismo.
Visibilidade
Sua marca deve ser percebida à distância, inclusive em movimento.
Global
Permitir sua compreensão além das fronteiras se sua origem.
Expressividade
Capaz de traduzir a filosofia da empresa.
Versátil e adaptável
Não sofrer distorções ou perdas quando negativo, positivo, mudança de tamanho permitindo assim sua reprodução nas mais diversas mídias.
Se precisar de uma agência para criar sua marca contate a Doka Comunicação, afinal, comunicar é preciso.