Marketing Digital Passo a Passo – Geração de Leads
POR: Wladi Lima
Se sua empresa oferece somente ofertas diretas (produtos ou serviços), deixa apenas duas opções ao visitante: ou compra ou sai do site. Nesse caso, infelizmente, a maioria vai sair do site.
A forma correta para contornar isso é oferecer algum tipo de conteúdo mais rico (um eBook, webinar ou template) que seus clientes em potencial julguem que valha a pena trocar por informações de contato em um formulário incrementando sua base de leads.
Hoje em dia para que o usuário preencha um formulário é necessário “dar algo” em troca, pois, a concorrência é muito grande e é necessário um apelo maior para a geração de leads.
Assim sua empresa terá uma isca e irá conseguir manter um relacionamento próximo.
Também é importante ficar atento a tudo que está acontecendo mesmo em áreas que parecem não ter nada a ver com seu negócio ou aos temas mais relevantes para seu mercado e sua empresa. Principalmente se você já percebeu que são bastante procurados pelos visitantes.
Você pode disponibilizar 5 maneiras de realizar a captação de leads para sua base:
– E-books;
– Whitepapers;
– Webinars;
– Templates;
– Ferramentas.
(Inclusive estas 5 ferramentas são o assunto de meu próximo post).
Estas formas de geração leads são muito importantes para maximizar os resultados.
Também é muito importante lembrar de três coisas:
1 – É imprescindível criar boas Landing Pages, Formulários ou qualquer outra forma de geração de leads para transmitir segurança para o visitante a fim de que ele preencha seus dados e que os mesmos não serão utilizados indevidamente e mostrar que o conteúdo de fato vale a pena são essenciais para que a taxa de conversão seja alta.
2 – Outro item que deve ser lembrado é que não basta apenas gerar os Leads. É preciso manter o relacionamento com o potencial cliente até que ele esteja pronto para compra.
3 – Por fim, é necessário um alinhamento entre as áreas de Marketing e Vendas. Assim como a área de Vendas precisa que os Leads sejam gerados na maior quantidade e qualidade possível, a área de Marketing precisa que os Leads não sejam “spameados” ou abordados de forma indevida.
Se você cumpriu bem todas as etapas anteriores: Preparação, Revisão, Integração, instalou seu Google Analytics e definiu qual estratégia irá usar para a geração de leads, vamos em frente!
Até a próxima!