Criação de site: como transformar seu site em uma ferramenta de Marketing Digital?
Na criação de site, veja quais pontos não podem ficar de fora quando estamos construindo seu site pessoal ou de sua empresa
Precisamos refletir que na criação de site o visual é a última parte do processo. Quando desenvolvemos um site temos muitos assuntos a serem abordados.
Neste artigo veremos que o site começa com um bom planejamento, o site tem muitas questões técnicas que deverão ser contempladas, veremos que o design de site é uma parte importantíssima quando criamos um site, saberemos que o conteúdo, além de ser informativo, deverá ser otimizado, veremos também as tecnologias empregadas na criação de um site, quais plataformas devemos usar, como o site pode se transformar em uma ferramenta de marketing digital e por fim conheceremos uma empresa que faz bem websites.
Criação de site: Site profissional é com a Doka Comunicação
A empresa que não possui um site eficiente estará fadada à invisibilidade, ou seja, não será encontrada pelos clientes potenciais para colocar em prática suas atividades, criar valor e assegurar responsabilidade econômica. Se a empresa não tiver um site, é bem provável que seus concorrentes ganhem vantagem competitiva.
Precisamos ter claro que estamos vivendo em dois mundos, o mundo físico e o mundo digital. Talvez sua empresa seja relevante e tenha força no mundo físico e no mundo virtual, que é o mundo digital, conectado, o mundo da internet.
Hoje em dia, a diferença entre ser visto e não ser visto no mercado está, essencialmente, na existência de um site eficiente.
Se uma pesquisa rápida fosse feita com dez profissionais de marketing, certamente a maioria deles responderia que o site é uma ferramenta de marketing importante para a assimilação imediata de um negócio na internet, sem a qual se torna praticamente impossível captar clientes, capacitá-los à ação e vender produtos para manter a saúde dos projetos em alta.
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Desenvolvimento de Site: Ilustração de pessoas analisando como fazer site profissional
Quero te fazer algumas perguntas: Você é relevante no mundo digital? Quando um possível cliente procura por seus serviços na internet, sua empresa aparece? Como você prospecta seus clientes na internet, você vai até eles ou eles vêm até você?
Se você respondeu “não” para duas dessas perguntas, lamento te dizer, mas você não tem relevância na internet, sendo assim é preciso resolver este assunto o mais breve possível. Mas fique tranquilo, é possível reverter isso.
Para avançarmos neste assunto precisamos entender o mundo digital conectado, o mundo da internet, sendo assim vamos nos contextualizar um pouco.
O número de usuários da internet vem crescendo exponencialmente, em resposta à tendência inexorável da globalização. As pessoas estão marcando presença online com uma frequência nunca antes vista, então as organizações precisam manter-se sempre à disposição no meio digital para que todas as oportunidades profissionais sejam aproveitadas, e tendo um site inteligente e bem feito a empresa sai na frente.
Criação de Site: Ilustração de pessoas fazendo análise de páginas web para construção de site profissional
Independente do segmento de atuação, é crucial e imprescindível que a empresa apresente um conteúdo digital concernente aos negócios que desenvolve, de modo que a pessoa que entrar no site tenha em seu poder todas as informações que necessita e consiga, imediatamente, entrar em contato com os responsáveis para sanar suas questões emergentes.
O site é o carro-chefe de uma empresa, é o primeiro ponto de referência de alguém dotado de uma necessidade a ser atendida: justamente essa necessidade deve ser conscientizada pelos administradores do site para que seu conteúdo seja criado no intuito de resolvê-la.
Criação de site profissional: veja as 36 dicas que não podem ser esquecidas na construção do seu próximo site
Para que você possa entender melhor como criar um bom site, separamos estas 36 dicas em 6 partes. Veja como ficaram organizadas essas dicas. Caso queira ir diretamente na dica apresentada, clique em cima da dica.
Desenvolvimento de Site: Desenho de engrenagem da criação de site profissional
Sumário:
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Criação de sites profissionais é com a Doka Comunicação
Entenda quais são os segredos da criação de sites profissionais com uma agência especialista no assunto!
Para criar um site profissional você deve ter diversos aspectos em mente, como a identidade visual da empresa, objetivos e funções únicas para o negócio. Com configurações e conteúdos totalmente personalizados e voltados para as necessidades da empresa, esses sites institucionais devem principalmente prezar pela organização, dinamismo e um projeto que facilite a conversão.
Desenvolvimento de site: como transformar seu site em uma ferramenta de Marketing Digital?
Qual a importância de investir na criação de sites profissionais?
Com a popularização dos dispositivos de comunicação digital, especialmente os smartphones, garantir que sua empresa tenha uma boa visibilidade online para se promover é indispensável. Afinal, a internet permite que você capture leads 24 horas com visitantes que podem ser convertidos em novos clientes. Desta forma, o site é muitas vezes considerado o cartão de visita da empresa no mundo digital já que uma boa parcela dos seus clientes terá o primeiro contato pelo seu site (seja pela home ou pelo blog). Com uma agência especialista na criação de sites profissionais, você terá a certeza que o design das suas páginas será planejado da forma que a navegação fique mais prazerosa e fácil, garantindo uma ótima primeira impressão!
Quais são os primeiros passos na criação de sites profissionais?
- Tema: Primeiramente é importante escolher o tema do site com base na proposta da empresa. Apostar em um design bonito, clean, fácil e que combine com as necessidades da marca é um dos pontos mais importantes para garantir uma ótima navegação. Com uma agência especializada na criação de sites profissionais você terá um profissional especialista na ferramenta Adobe Illustrator, um dos mais populares aplicativos para criação de layouts. Com as ferramentas do Illustrator e o conhecimento técnico para criação de sites otimizados é possível fazer um design dinâmico e que traga retorno.
- Plataformas: Certifique-se que o seu site conta com a tecnologia multi telas, pois hoje em dia o acesso a partir de dispositivos móveis representam quase 50% dos acessos a internet no Brasil, por isso é indispensável que seu site seja adaptável para celulares.
Criação de site: como transformar seu site em uma ferramenta de Marketing Digital?
- Layout: O layout do site deve ser objetivo e dinâmico, crie uma aba com produtos ou serviços fornecidos pela empresa. Coloque o mais importante na primeira página, como localização, redes sociais e formas de contato sempre com fácil acesso e com banners de destaque sobre promoções, serviços ou notícias. A página inicial do site deve ter informações essenciais sobre a empresa para que o cliente saiba rapidamente a especialidade da organização, algo básico, em outra página pode se aprofundar mais sobre as características institucionais. É necessário ter em seu site casos de sucesso, histórias sobre o início das atividades e trabalhos finalizados, para que o público tenha como referência outras opiniões e experiências de clientes com a organização. E sempre mantenha o conteúdo do site atualizado e relevante, desta forma seus consumidores vão ver que a empresa continua ativa e relevante!
Seu site criado pela Doka gera resultado
A Doka Comunicação tem ferramentas para a construção de sites que vão te ajudar a gerar resultados!
Como criar seu site? Essa é uma pergunta muito complexa e que recebemos bastante por aqui. Criar um site desde o início não é uma tarefa fácil e é complicado pensar que um site de graça é a mesma coisa em relação a um pago. No entanto, caso você precise promover a sua empresa, melhorar e impulsionar os negócios, o que fazer? Bom, a melhor escolha é pesquisar profissionais com amplo know-how¹. Pessoas que estão no mercado há um tempo, têm clientes reconhecidos e sabem o que estão fazendo e não improvisam. Eles podem te auxiliar criando o seu próprio site ou aprimorando algum já existente, mas sempre gerando resultado!
Quer um exemplo? Há pouco tempo, um aplicativo ficou mais conhecido por promover o contato entre vizinhos e acabar com o desperdício de comida. Pense bem: muitas vezes, ao olharmos a geladeira, ficamos perdidos. O que fazer com aquela maçã que está na fruteira há quase uma semana? E aquele queijo que já foi utilizado na pizza, na lasanha e no lanche? Tessa Cook e Sasha Celestial – One, pensando nisso, decidiram criar o Olio. Ele é um app que visa não jogar comida no lixo.
Você sabia, por exemplo, que um terço de toda a comida produzida no mundo vai para o lixo? Além disso, dados de 2013 comprovam que os brasileiros jogam 26,3 milhões de toneladas de alimentos fora todos os anos. (Saiba mais aqui). Poucas pessoas sabem o que fazer com o lixo orgânico. Algumas não sabem como reciclar metal, papel, plástico e vidro. Esse descarte inútil pode render frutos que nem imaginamos. São tantos os dias nos quais sentimos a pressa e a correria do cotidiano tomarem conta dos nossos hábitos rotineiros. As refeições ficam ainda mais prejudicadas, porque o tempo curto propicia decisões menos pensadas.
Para fazer parte dessa onda digital com o aplicativo, o usuário precisa é fotografar o prato de comida. Depois, basta colocar uma descrição com alguns detalhes e postar. Qualquer pessoa pode aparecer para buscar a refeição. Pareceu inusitado? Não, é isso mesmo. Segundo o portal Catraca Livre, não é necessário apenas oferecer alimentos, como também temperos que plantam, pães caseiros, frutas. O que é muito diferente do que normalmente pensamos em fazer.
Criação de site: blog seu site que gerar resultado
A ideia veio de Tessa: “A idealizadora é Tessa Cook, que teve o insight ²quando estava de mudança da Suíça para a Inglaterra. Enquanto empacotava as coisas, separou os alimentos que não levaria junto. Tudo lindo e fresquinho, como seis batatas e uma cabeça de repolho. O problema é que ela não tinha a quem dar. Comentou com a colega Saasha Celestial-One a ideia de um app que pudesse fazer a ponte entre quem quer e quem precisa. Foi aí que as duas deram início ao Olio, que hoje pode ser encontrado na Apple Store e no Google Play“.
Tendo em vista que esse aplicativo é notoriamente importante, faz-se necessário divulgá-lo para que haja ainda mais engajamento³. Quanto mais leitores, mais divulgação e ainda maior será a repercussão do assunto, qualquer que seja ele – especialmente se estiver também relacionado com meio digital. E o desenvolvimento web é prioridade na Doka Comunicação.
A criação de seu próprio site será mais prática e sem dor de cabeça. A Doka utiliza, para a construção de sites, as ferramentas que o Google disponibiliza para que facilitem e ajudem os clientes. Os sites serão encontrados nos buscadores. Mesmo que não seja possível fazer isso em casa, sem os profissionais, a Doka conta com ferramentas como e-mail e telefone. Para esclarecer mais dúvidas, há vídeos explicativos que mostram termos técnicos porque ninguém precisa ser especialista no assunto. É necessário pesquisar, planejar e construir. A empresa é especialista em em sites adaptados para tablets, iPads e smartphones, realiza projetos da maneira mais adequada para cada cliente. Ao pensar especificamente na empresa e no perfil do cliente dessa, a Doka monta um site que divulgará o conteúdo de maneira chamativa! São oferecidas como opções para os sites:
Sites responsivos: Projetados para serem acessados em computadores, tablets e smartphones, adequam-se às pesquisas dos buscadores como Google.
• Otimização de conteúdos: Conteúdos otimizados baseados em palavras chaves. Por isso fazemos otimizações de sites e conteúdos para motores de buscas, o famoso SEO (Search Engine Optimization).
• Métricas: Com a ferramenta de métricas Analytics, você terá todos os passos dos seus possíveis clientes, saberá de onde vem seus clientes, quais dispositivos eles acessam seu site, você fica sabendo o que seu cliente quer com você, etc..
• Sites gerenciáveis: A forma de enriquecer o conteúdo nos sites desenvolvidos pela Doka Comunicação é fácil e bem amigável. Você pode publicar textos, imagens, vídeos, áudios, galeria de imagens, slideshows, gráficos, dentre outros. Caso você não tenha tempo para gerenciar seus conteúdos é possível pedir aos nossos profissionais para isso para você.
¹ Conhecimento;
² Ideia;
³ Tornar o negócio atrativo.
PLANEJAMENTO É TUDO NA CRIAÇÃO DE SITE
Como já dissemos, os sites precisam ser planejados cuidadosamente. Nesta fase devemos esquecer os layouts, a parte visual do site, e temos que pensar, planejar para saber quais caminhos tomaremos na criação do seu site.
Para que você possa entender melhor, separamos essas dicas em alguns tópicos nesta fase do planejamento.
Criação de site: Ilustração de pessoa fazendo planejamento do desenvolvimento de site profissional
1 – ANTES DE CRIAR SEU SITE NÃO ESQUEÇA DE FAZER UM PLANEJAMENTO PRÉVIO
Todo empreendimento digital necessita de um planejamento estratégico antes de ser efetivado.
Criação de site: Engrenagens de computadores e alvos de planejamento de site profissional
Os clientes merecem contar com soluções personalizadas às suas maiores exigências, para as quais um bom conteúdo é realizado. Antes de colocar o site para funcionar, é importante checar todas as informações e saber o que você quer comunicar quando está criando seu site.
Antes de sair fazendo o site é preciso FAZER UM BOM PLANEJAMENTO, como a escolha de palavras-chaves, por exemplo, separação de seções, atribuir métricas em todas as páginas, colocar CALL TO ACTION nas áreas quentes do site, etc.
Um site bem planejado garante que não haja discrepâncias entre as expectativas do cliente e as da empresa, e ainda promove a melhor comunicação possível para o modelo de negócio escolhido.
2 – O SITE É A VITRINE DE SUA EMPRESA
Primordialmente, o site é a primeira oportunidade que a pessoa terá para saber mais sobre a empresa e seus serviços. É fundamental investir tempo e dinheiro na criação do seu site, com base em pura eficiência.
Criação de site: Imagem de carrinho de supermercado sobre desenho de um celular. Torne seu site a vitrine virtual de sua empresa
Assim como uma loja sem vitrine não atrai a atenção das pessoas que estão de fora, uma empresa sem site demonstra estar fora do radar em seu mercado de atuação.
Ter um site é o ponto de partida de qualquer negócio dentro da internet, mas, como toda vitrine, ele precisa ser bonito, portanto INVISTA EM DESIGN para deixar seu site mais atraente.
A maior parte das pessoas pesquisa na internet sobre uma empresa antes de contatá-la. Assim, será por intermédio do site que elas conhecerão o nome e a razão de existência da empresa da qual estão precisando para resolver suas necessidades atuais.
3 – COMO ORGANIZAR A HOME DO MEU SITE?
Como já dissemos, seu site é a vitrine de sua empresa, e a Home Page do seu site é a vitrine principal. Então, como organizar a Home Page do meu site?
Vou responder esta pergunta apresentando toda minha experiência na criação de sites. Para você entender, separamos por partes:
- Header/Cabeçalho: o Header do site é a cabeça que este site tem. Nele coloco os pontos de contato da empresa, é lá que coloco os acessos às redes sociais, os telefones de contatos, a lupa de pesquisa e o que eu achar melhor. No Header coloco também o logo da empresa e o menu de navegação;
- Banner: este é o espaço que uso para fazer as divulgações nas mensagens das empresas, é a área de destaque da vitrine. Aqui dá para explorar o visual, é aqui que o visual impera e dá beleza e força para seu site;
- Sobre a empresa: aqui coloco um breve resumo da empresa, coloco um texto sucinto e objetivo, coloco também foto que possa ilustrar o que é ou o ambiente na empresa. É bom colocar um botão de saiba mais para que seus futuros clientes saibam mais sobre sua empresa;
- Clientes atendidos: para ter ideia dos clientes que sua empresa já atendeu, é importante colocar as marcas das empresas atendidas. É bom salientar que é precisa pedir autorização dessas empresas para que você possa usar suas marcas. As marcas dos clientes que você atendeu mostram o nível de capacidade de sua empresas e os segmentos que ela atendeu ou pode atender.
- Serviços prestados: aqui é bom apresentar um pot-pourri dos serviços prestados. Isso é feito com uma simples imagem, um texto curto e objetivo e um botão de saiba mais.
- Depoimento dos clientes: se puder colocar alguns depoimentos dos seus clientes é muito bom, isso passa credibilidade e mostra o aval e a satisfação dos seus clientes;
- Links para o blog: se você tiver um blog é importante colocar uma prévia desses conteúdos, isso mostra que você entende sobre os seus serviços prestados e leva seus clientes aos seus conteúdos mais relevantes, e isso ajuda a deixar seu site mais relevante;
- Formulário de contato: é importante ter um formulário de contato, ele ajuda que seus clientes possam falar ou saber sobre sua empresa. Não basta ter apenas o formulário, é importante organizar os leads captados em um formulário e fazer com que os mesmos cheguem até sua equipe comercial;
- Footer/Rodapé: o footer ou rodapé é a finalização dos conteúdos da Home Page de um site. Aqui é importante colocar a marca de sua empresa, endereço físico de sua empresa, mapa do site, telefones de contatos, links das redes sociais, Google Maps e, quem sabe, até formulário.
4 – COMO ORGANIZAR OS MEUS SERVIÇOS DENTRO DO MEU SITE?
Como já dissemos, colocamos um breve resumo dos nossos serviços com um botão de SAIBA MAIS na Home Page do site, mas é importante colocar também uma página de cada serviço dentro do seu site, ou seja, cada serviço prestado por sua empresa precisa ter uma página com formulário falando sobre este serviço.
Criação de site: Imagem de páginas de site. Doka Comunicação: empresa que faz site profissional
Por que é necessário criar uma página para cada serviço prestado por minha empresa dentro do meu site?
É importante criar uma página para cada serviço prestado pela sua empresa, pois nesta página é possível explorar e expor mais detalhes sobre esses serviços, e outra coisa muito importante é que com esta separação é possível ver nas métricas quais serviços são mais acessados.
Criação de site: Ilustração de designer fazendo criação de site com seu computador sobre a mesa
Com essas informações em mãos, as empresas poderão criar ações de marketing para os serviços menos visualizados ou fortalecer os serviços mais acessados. Essa prática faz com que as empresas não fiquem inertes em relação às navegações dos seus clientes.
5 – NA HORA DE DESENVOLVER SEU SITE CRIE TAMBÉM UM BLOG PARA SUA EMPRESA
A criação de blog aliado ao site de sua empresa é de extrema importância para a divulgação de sua empresa na internet.
É por meio do blog que sua empresa mostra conhecimento técnico e os seus clientes podem conhecê-la por meio dos conteúdos publicados.
Criação de site: Imagem de uma página de um blog Fitness – de academia
E como os meus clientes podem chegar ao meu blog? Se você fizer um planejamento de marketing de conteúdo aliado ao marketing digital de sua empresa e publicar em seus blogs por meio de conteúdos ricos e otimizados, pode ter certeza que seus clientes virão, isso posso dizer por experiência própria.
A criação do blog de sua empresa faz com que seu site tenha mais audiência, faz com que seu site ganhe relevância na web, e outra coisa muito importante é que seus futuros clientes já chegam conhecendo seus serviços, o que facilita muito o gasto com os argumentos da equipe de vendas para entender sobre sua empresa e seus serviços.
6 – INSTALE E USE AS MÉTRICAS DENTRO DO SITE
As métricas vão ajudar você a entender o comportamento dos seus clientes dentro do seu site. É por meio delas que teremos noção de onde seu cliente está navegando e é com base nessas análises de métricas digitais que podemos entender e tomar algumas ações de marketing digital.
Criação de site: Ilustração de uma mulher analisando um gráfico (métricas)
Quais resultados as métricas nos mostram do meu site?
Para responder esta pergunta, é preciso saber quais ferramentas de métricas estamos usando e queremos saber. Vou colocar aqui as ferramentas e as métricas que estas ferramentas apresentam.
Google Analytics:
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- Páginas acessadas: por meio desta métrica é possível saber quais páginas foram mais acessadas, tanto do seu site quanto do seu blog;
- Número de visitantes: é possível saber a quantidade de pessoas que acessam seu site;
- Origem do tráfego: neste item é possível saber de onde vem o tráfego do seu site, ele pode vir das redes sociais, do Google (busca orgânica), e-mail marketing, etc;
- Taxa de abandono: a taxa de abandono é conhecida também como taxa de rejeição ou, em inglês, Bounce Rate. Aqui é possível saber em quais páginas seus clientes entraram e logo abandonaram.
Colocamos aqui só um resumo restrito do que o Google Analytics pode mostrar, as métricas apresentadas por essas ferramentas são muito grandes e completas. Saiba mais:
Google Tag Manager:
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- Com o Google Tag Manager é possível taguear (medir) os resultados dos botões de contatos, como o conhecido Call to Action, por exemplo.
QUESTÕES TÉCNICAS NO DESENVOLVIMENTO DE SITE
É imprescindível elencar outros pontos importantes quando estamos desenvolvendo o site de sua empresa. Precisamos saber o endereço no site, onde ficará hospedado, se tem certificado de segurança, etc.
Criação de site: Questões técnicas na criação de site
7 – ESCOLHA BEM O DOMÍNIO DO SEU SITE
O domínio do site é o endereço do site. Para se ter um domínio é preciso comprar em alguma empresa que presta este serviço, mas é bom ficar atento, pois algumas empresas de hospedagem fornecem o domínio gratuitamente.
Criação de site: Ilustração de computador com um projeto de site desenhado na tela
Você pode comprar o domínio do seu site no registro.br, por exemplo.
Uma boa escolha do domínio é uma arte, se possível coloque seu serviço na URL do seu site. Veja este exemplo: www.revistadigitalonline.com.br. Adivinhe com que negócio esta empresa trabalha? A resposta está no endereço deste site.
8 – ESCOLHA UM BOM SERVIDOR PARA HOSPEDAR SEU SITE
A hospedagem de site é onde você irá publicar seu site, para isso é preciso escolher um servidor. Hoje no Brasil temos a Locaweb, Hostgator, UOL Host e GoDaddy, por exemplo. Saiba escolher bem seu servidor de hospedagem para não gastar dinheiro sem necessidade.
Criação de site: Ilustração de um homem analisando um servidor na hospedagem de site
9 – HTTPS: ADICIONE PROTOCOLO DE SEGURANÇA EM SEU SITE
Muitos sites começam com HTTP (Hypertext Transfer Protocol) e esse protocolo faz parte do endereço do site. Agora o Google pede que os sites adotem novos protocolos com o uso do HTTPS. O S deste novo protocolo é um certificado de segurança, ou seja, é um protocolo de segurança para o site.
Criação de site: Ilustração de um super-herói fazendo alusão à proteção de site
Sendo assim, os sites precisam de um certificado de segurança chamado HTTPS. Este novo protocolo de segurança é fundamental para o endereço do seu site e é recomendado pelo Google.
O certificado é pago, mas fique tranquilo, alguns servidores já colocam este protocolo em seus planos de hospedagem. Mas, dependendo da necessidade, este protocolo precisa ser comprado para se ter um nível de segurança maior.
10 – TENHA UM E-MAIL PROFISSIONAL PARA SUA EMPRESA
Todos nós sabemos que ter um e-mail profissional ajuda muito a profissionalizar a empresa. Quando você tem um e-mail com final Gmail, UOL ou outro qualquer, seus clientes não confiam, por isso é importante ter um e-mail profissional. O meu é adriano@dokacomunicacao.com.br.
Criação de site: Ilustração de uma pessoa enviando e-mail
Depois do planejamento do site ser feito e essas questões forem resolvidas podemos partir para o visual do site, ou seja, temos que pensar no design do site.
11 – O SITE PRECISA TER A TECNOLOGIA ADEQUADA
Todo site deve ter as FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS ADEQUADAS para que seu cliente navegue e faça operações sem problemas. Uma empresa de e-commerce, por exemplo, precisa ter um sistema de pagamento, uma escola de dança deve conter um setor de matrículas, um hospital veterinário precisa possuir um campo para a comunicação em caso de emergências, um banco necessita de um sistema financeiro adequado, etc.
Criação de site: Ilustração de engenheiro projetando um site com as ferramentas corretas
Um site sem a tecnologia adequada para atender às necessidades gerais falha antes mesmo de oferecer seus serviços, pois o cliente, caso precise efetuar transações, será deixado na mão. Portanto, para um site é primordial ter os recursos técnicos para a resolução das operações.
12 – O SITE PRECISA SER RESPONSIVO
Se o site é responsivo, o usuário conseguirá acessá-lo, independente do dispositivo que esteja usando no momento da experiência de navegação. O site é o meio mais eficaz para se atingir um público de interesse. A aparência e a disposição do site devem atender a todos os dispositivos de comunicação a serem utilizados (smartphones, tablets, notebooks, etc). O site deve ser, acima de tudo, responsivo, apresentar todos os recursos necessários para uma boa usabilidade.
Criação de site: Ilustração de jovens acessando um site versão mobile
Sites responsivos se adaptam ao tamanho de suas páginas e o layout para que se enquadrem em todos os tipos de tela, dando ao usuário a possibilidade de navegação em quaisquer circunstâncias.
Ter SITE RESPONSIVO é uma exigência técnica do Google para indexar o site nas buscas orgânicas. Portanto, ao fazer seu site, exija que ele tenha uma versão responsiva (mobile).
13 – QUANDO FOR DESENVOLVER SEU SITE LEMBRE-SE DE DEIXAR SEU CARREGAMENTO MAIS RÁPIDO
Quando o SITE É LEVE E RÁPIDO, as pessoas conseguem acessá-lo sem problemas de lentidão, o que faz da experiência mais veloz. Sites leves reduzem o tempo necessário para que o usuário consuma as informações.
Criação de site: Ilustração de computador mostrando a velocidade do site com foguetes e velocímetros
As imagens devem ser carregadas em formatos menores (otimizadas), sem comprometer sua qualidade no processo.
Um site veloz incentiva o usuário a navegar sem problemas temporais e facilita sua capacidade de assimilação do conteúdo, pois ele não sofre com interrupções inconvenientes, já que ninguém gosta de esperar além do suficiente. Quanto mais rápido o site, melhor. Além disso, um bom indicador de velocidade do site faz aumentar o número de visualizações. A mobilidade deve andar de mãos dadas com a agilidade.
14 – O SITE PRECISA SER OTIMIZADO PARA AS BUSCAS NO GOOGLE (SEO)
Um texto elaborado seguindo as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é um texto que provavelmente constará nas primeiras páginas do Google pouco tempo após sua publicação.
Criação de site: Ilustração de pessoas trabalhando com SEO – Search Engine Optimization
A otimização dos mecanismos de busca é fundamental para que os posts sejam destacados nos sites de busca, isto é, para que sejam destacados perante os demais.
Se uma boa estratégia de SEO é executada, as chances dos textos serem recompensados com melhores índices de performance aumentam consideravelmente, o que reflete em mais vendas e maior número de pessoas alcançadas.
Um bom posicionamento na internet só é possível mediante a otimização do conteúdo. Textos ganham em qualidade e visibilidade quando são criados conforme as regras de SEO, e todos os produtores de conteúdo estão bem cientes disso.
Para trabalhar com otimização no site de forma efetiva é preciso ter instalado dentro do site um plugin muito importante na otimização de conteúdo, o Yoast SEO. Este plugin é muito bom para fazer importantes otimizações do seu site.
Criação de site: Ilustração de um senhor bigodudo mostrando a ferramenta Yoast SEO
Veja como é importante fazer um site otimizado, veja a imagem abaixo deste parágrafo e lá você vai encontrar informações importantes e ricas para a presença online da empresa. Nós da Doka Comunicação criamos e otimizamos o site da RDO – Revista Digital On-line. Analise a imagem.
Criação de site: Imagem da tela da Ferramenta de SEO ubersuggest
Quando criamos o site da RDO pensamos em cada detalhe, em cada imagem, em cada palavra. O resultado disso foi um site muito indexado, com grande relevância na internet. Veja os números abaixo e me digam o que acham.
Palavra-chave orgânicas indexadas:
384
Tráfego orgânico mensal:
1.363
Pontuação de domínio:
11
Backlinks
adquiridos:
3.679
15 – O SITE PRECISA SER GERENCIÁVEL
Sites gerenciáveis são feitos de forma dinâmica, nos quais é possível fazer alteração de layout, logomarca, cores, ícones, abas e planos de fundo por exemplo. Sites gerenciáveis são feitos em plataformas. Uma boa dica de PLATAFORMA é o WORDPRESS, pois acreditamos que essa plataforma atende às necessidades de nossos clientes.
Criação de site: Ilustração de um computador mostrando na tela a plataforma de criação de site WordPress
Esta plataforma faz com que todas as transformações de forma e conteúdo sejam aplicadas facilmente por qualquer um com acesso ao painel de controle.
As vantagens de sites gerenciáveis incluem a facilidade no gerenciamento do conteúdo, administração intuitiva, organização, atualização constante de dados e divulgação frequente de notícias e cases de sucesso.
Um conteúdo gerenciável atrai mais visitantes, pois estes veem que o site está devidamente atualizado e em conformidade com as atuais condições de mercado e da própria empresa.
Quando criamos os sites dos nossos clientes, nós da Doka Comunicação usamos a plataforma WordPress, pois acreditamos que esta seja uma das melhores opções. A grande vantagem do WordPress é que existe uma grande comunidade mundial desenvolvendo soluções que podem ser implementadas nesta plataforma.
Criação de site: Ilustração de uma página web mostrando a Doka Comunicação – Empresa que faz site
Com o WordPress é possível desenvolver sites, blogs, e-commerce, plataformas de revistas digitais, etc. Para se fazer um site em WordPress podemos começar com a escolha de temas prontos, bastando apenas fazer sua devida customização ou criar o projeto de criação de site do zero, onde a agência cria seu próprio tema e plugins.
Criação de site: Ilustração de pessoas pensando em usar a plataforma de criação de site WordPress
16 – O SITE DEVE SER UMA FERRAMENTA DE MARKETING DIGITAL
A principal finalidade de um site é servir como FERRAMENTA DE MARKETING DIGITAL. Portanto, não desperdice tempo e dinheiro, transforme seu site em uma vitrine de sua empresa e consiga mais clientes.
Criação de site: Ilustração de pessoas colando um outdoor sobre Marketing Digital
Desde a atração de novos clientes até a sua fidelização, um site participa de todas as fases do relacionamento e participa no funil de vendas como matriz para mensuração de resultados. Todos os profissionais de marketing digital sabem administrar um site e vendê-lo para um público-alvo, pois compreendem a sua importância na forma como se lida com os clientes e se mantém o contato para trocas comerciais.
Como transformar o site numa ferramenta de marketing é tarefa obrigatória de todos os entusiastas de comunicação na web, sem ressalvas, e a confiança é o maior fator de consideração para se fazer bem esse tipo de tarefa.
17 – O SITE PRECISA SER ENCONTRADO PELAS PESSOAS NO GOOGLE
Atualmente, pode-se considerar que a presença digital só é garantida quando O SITE APARECE NO GOOGLE. Se as pessoas não acharem o site da empresa no Google, ela será dada como inexistente no mercado, a não ser que já tenha uma base de clientes conquistada previamente com base numa comunicação offline.
Criação de site: Ilustração de uma menina com uma lupa na mão fazendo alusão às buscas no Google
O Google é responsável por mais de 90% das pesquisas no Brasil, de acordo com o site da Globo, portanto o site deve respeitar as regras de um conteúdo inteligente que opera como fator de sua promoção.
Esse site precisa ser encontrado rapidamente, pois a expectativa do usuário ao fazer sua pesquisa é justamente essa.
18 – CALL TO ACTION E FORMULÁRIOS
Quando criamos nosso site precisamos colocar alguns pontos de contatos, pontos que levam o internauta a fazer uma ação, a interagir com o site.
A Call to Action, também conhecida como CTA, é atribuída dentro do site com intenção, com propósito, com objetivo claro, não pode ser colocado à toa. Essas Call to action podem vir em formatos de botões e formulários, por exemplo.
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Os botões podem levar o internauta para outros conteúdos do site, podem ser colocados também quando o usuário vai baixar um ebook, etc. É importante lembrar que as Call to Action precisam ficar evidentes, claras e em destaque, sejam elas com tamanhos ou cores contrastantes.
Outra Call to Action de extrema importância são os formulários. Os formulários são colocados com objetivos de capturas de leads (captura de contatos). Esses leads podem vir de um preenchimento de formulário para solicitação de orçamento, baixar ebooks, baixar planilhas, etc.
Os leads capturados devem ser organizados em planilhas e disponibilizadas para a equipe comercial da empresa. Outra coisa importante do lead capturado é a qualidade que esse lead tem, por exemplo, ao preencher um formulário para obtenção de algum benefício, é primordial para a equipe de venda.
Criação de site: Ilustração de planilhas e gráficos de excel
Vou dar um bom exemplo aqui da qualidade do lead capturado. Publicamos um conteúdo em nosso blog que é sobre Marketing para Restaurante.
Neste post damos 30 dicas de marketing para restaurante, mas só mostramos 5. Se o leitor quiser saber das 25 outras dicas é preciso preencher o formulário (Call to Action) e lá queremos saber qual a intenção do leitor ao ler este conteúdo, e baseado nesta intenção do leitor saberemos se o lead é qualificado ou não.
Criação de site: Imagem de Call to Action de Marketing para restaurante
A mesma coisa aconteceu com você ao ler este conteúdo. Para ler todo o conteúdo aqui apresentado você provavelmente preencheu um formulário informando seus dados e indicando qual sua intenção ao ler este conteúdo. Com essas práticas criamos uma Call to Action, capturamos leads e levamos este lead para nossa equipe comercial. É importante você usar esta tática em seu site também.
19 – GOOGLE TAG MANAGER
Depois que vimos sobre as Call to Action, precisamos medir os resultados para checar se os botões de Call to Action estão funcionando. Para saber isso usamos o Google Tag Manager (GTM).
O Google Tag Manager é o gerenciador de tags do Google. Com ele é possível saber se os internautas estão interagindo com seu site, ou nos botões atribuídos ao seu site.
Com este gerenciador instalado, você, sem saber programar, pode atribuir a tag onde quiser, sem precisar da ajuda do programador.
Eu sugiro colocar o Google Tag Manager para você ver estes dados no Google Analytics. Essa prática é útil para a equipe de Marketing Digital criar as ações de Marketing baseada em dados, saindo do achismo.
20 – SITEMAP
O sitemap, como o nome diz, é o mapa do site, ou seja, para que seu site seja efetivo ele precisa ter um mapa.
Criação de site: ilustração simples que faz alusão ao site map
Por que meu site precisa ter o sitemap?
Vamos fazer aqui uma metáfora. Seu site é uma casa e, como uma casa, ela deve ter uma planta, a planta da casa. O sitemap é a planta do seu site.
Agora imagine uma pessoa que você permitiu acessar e entrar em sua casa. Se a casa for grande, como a pessoa vai poder saber onde estão as coisas que ela quer dentro da casa? Com um mapa em mãos, seu convidado poderá andar por sua casa sabendo onde está cada coisa.
Criação de site: Ilustração de uma menina com blusa rosa aplicando Google Tag Manager em site
Com esta simples metáfora explicamos como funciona o Tag Manager. Quando criamos o site precisamos ter um mapa, que é o sitemap. Este mapa é fornecido ao Google e quando o robô do Google entrar em seu site com o mapa em mãos fica mais fácil achar o que se quer.
Para melhor entendimento, funciona assim: se seu site não tem mapa, quando o robô do Google entrar em seu site ele terá mais dificuldade para encontrar os assuntos que você disponibiliza.
Já com o sitemap, se você criar e fornecer este mapa para o Google, quando o robô do Google chegar em seu site ficará mais fácil encontrar o que se quer, por isso crie e forneça o sitemap do seu site para o Google, isso vai ajudar muito na indexação do seu site nos buscadores.
21 – ROBOTS TXT
O Robots TXT é um arquivo de texto em formato TXT. Este arquivo de texto é criado e colocado em seu site para dizer para os buscadores como Google, Bing, etc o que seu site quer mostrar ou não quer mostrar.
Criação de site: Ilustração de um robô e um celular fazendo alusão ao Robot TXT
Com ele é fornecido uma documentação para esses buscadores com os endereços das páginas que queremos mostrar e as páginas que queremos esconder, e com este arquivo em mãos os robôs dos buscadores vão indexar ou não essas páginas.
O Robots TXT baseia-se também no sitemap do seu site. Este arquivo pode ser criado por um programador ou feito automaticamente por plug ins como o Yoast SEO.
Talvez esse assunto seja um pouco técnico, mas é importante você saber para poder solicitar para quem for desenvolver seu site.
22 – GOOGLE AMP
Um recurso interessante que podemos colocar em nosso site/blog é o Google AMP. O AMP é de Accelerate Mobile Page (páginas aceleradas para dispositivos móveis), ou seja, o Google criou uma ferramenta que deixa a página mobile mais rápida.
Criação de site: Ilustração de uma mão segurando um celular mostrando o Google AMP
O Google quer que as páginas web acessadas em dispositivos móveis sejam mais rápidas, sejam carregadas mais rápidas quando forem acessadas.
A vantagem em instalar um plugin AMP é que uma tecnologia como esta torna realmente o carregamento da página mais rápido. O carregamento rápido da página ajuda na indexação do Google e faz com que o internauta consuma o conteúdo.
A desvantagem em usar o Google AMP é que as páginas perdem um pouco do seu design original, ela fica mais simples, perde algumas informações visuais mas não perde o conteúdo, que é a principal parte da informação.
23 – O GOOGLE SEARCH CONSOLE AJUDA NA HORA DE DESENVOLVER SEU SITE PROFISSIONAL
O Google Search Console é um serviço gratuito do Google que dá ao webmaster a possibilidade de ver o status de indexação e otimização de seus sites.
Criação de site: Ilustração de Google Search Console
Dentro desta ferramenta poderosa do Google é possível verificar a indexação das páginas do Google e também podemos mandar para o Google uma página para indexação no momento em que ela é publicada, ou seja, após uma publicação ser feita podemos mandar uma simples documentação para o Google indexar uma determinada página.
O Google Search Console pode também enviar e verificar um sitemap, é possível escrever, verificar um arquivo robots.txt, dá para ver a lista de páginas internas e externas vinculadas ao seu site, etc.
Criação de site: Gif animado do Google Search Console
Sugiro que seu site tenha a implementação do Google Search Console para que você tenha o domínio total da vista que seu site terá na web.
24 – DIGA PARA O GOOGLE QUE SEU SITE É MOBILE FIRST INDEX
Se pegarmos ao pé da letra o termo Mobile First Index, podemos dizer que é indexação primeira do mobile. Bom, acho que ficou esquisito, então vamos ser mais claros e diretos.
Criação de site: Ilustração de pessoas fazendo Mobile First Index
Com o crescimento do acesso de sites por dispositivos móveis, o Google quer priorizar as páginas mobile primeiramente. Quando criamos um site estamos pensando na maioria das vezes em sua versão desktop, ou seja, sua versão para computador.
Quando criamos um site, nós da Doka Comunicação desenhamos o site tanto para sua versão para computadores desktop e também para mobile.
No Mobile First Index não estamos falando de um bom desenho de site para sua versão mobile, o que estamos dizendo é que precisamos criar uma documentação e mandar para o Google indexar nosso site primeiro na versão mobile e não desktop.
Criação de site: Ilustração de mãos segurando aparelhos celulares com páginas web dos mais diversos tipos
É importante saber que o Google também está priorizando a versão mobile do seu site. O Google percebeu que, a cada 5 acessos de um site, 3 são acessados em sites com sua versão mobile.
Por isso, quando criamos um site precisamos preparar uma boa versão do site mobile e preparar uma documentação e enviar para o Google para que o mesmo indexe primeiro a versão mobile do nosso site.
25 – DEIXE VISÍVEL OS BOTÕES DE REDES SOCIAIS NA HORA DE DESENVOLVER SEUS SITES
Ao criarmos um site precisamos pensar em diversas tecnologias e interações. Uma que não pode ficar de fora são os botões de redes sociais, ou Social Share, ou botões de compartilhamento de redes sociais.
Criação de site: Ilustração de um aparelho celular liberando botões de redes sociais e uma botão dando like
Ao colocarmos botões de compartilhamento de redes sociais estamos dando para nossos possíveis clientes a possibilidade de eles compartilharem nosso site ou até mesmo nossos conteúdos.
Não podemos deixar que nossos leitores copiem as URLs (endereço do site) para que eles compartilhem as informações que eles acharem relevantes, temos que facilitar a vida de quem quer compartilhar as informações de forma fácil e acessível.
26 – GOOGLE ANALYTICS
Por fim, é importante instalar a ferramenta do Google Analytics para que você possa ter uma visão geral de que tudo aquilo que você fez está funcionando e de onde estão vindo seus clientes.
Criação de site: Ilustração de pessoas fazendo análise em uma página do site fazendo alusão ao Google Analytics
Sem o Google Analytics sua equipe de vendas e de Marketing Digital ficarão cegos, não terão informações sobre o comportamento de seus usuários.
É imprescindível a instalação do Google Analytics em seu site e seu blog. Verifique com a agência que fez seu site ou com seu programador se esta poderosa ferramenta está instalada e funcionando.
O que é preciso para se usar o Google Analytics?
Em suma, você precisa de um site e uma conta no Gmail para começar a receber os relatórios. Mas, para usar o Google Analytics de forma verdadeiramente estratégica, é preciso primeiro pensar em otimizar seu site, para que seu usuário tenha a melhor experiência possível. Com um planejamento do site e a criação de conteúdo relevante, os dados extraídos pelo Google Analytics conseguem ser ainda mais segmentados e precisos, podendo servir como forma de compreender se um tema específico está em alta.
Criação de site: Ilustração de gráficos e métricas
Fazer por conta própria o processo de otimização pode ser complexo e trabalhoso demais para um usuário comum, pois há diversas técnicas para a realização do trabalho, que vão desde produção de conteúdo até a otimização do site para smartphones. A menos que a empresa tenha uma equipe disponível para fazer a otimização, é muito mais simples encontrar uma agência especializada em otimização de sites que consegue atender suas demandas de maneira personalizada.
Com a Doka Comunicação você encontra um portfólio de serviços completos, partindo desde a identidade visual até a configuração do Google Analytics e a otimização de conteúdo e do website, realizando um trabalho completo que com o tempo poderá colocar sua empresa na primeira página do Google!
DESIGN DE SITES: FAÇA UM BOM DESIGN DIGITAL PARA SEU SITE E OBTENHA MAIS RESULTADOS
Depois de planejadas e entendidas as questões técnicas que envolvem a criação e desenvolvimento de sites, agora é preciso apresentar um visual para seu site.
Criação de site: Imagem de um computador com o design de várias páginas web
É nesta hora que entramos na fase de criar o design do seu site. Este design precisa estar alinhado com a mensagem que a empresa quer passar e, logo de imediato, o visual precisa mostrar do que se trata, isso quer dizer que ao olhar o visual do site o internauta precisa saber com qual segmento este site está trabalhando.
Veja abaixo o design do site do restaurante Salad´s que nós da Doka Comunicação criamos. Veja que logo de cara você saberá que tipo de empresa este site exibe.
Criação de site: como transformar seu site em uma ferramenta de Marketing Digital?
27 – O BOM DESIGN DIGITAL É IMPRESCINDÍVEL NA HORA DE DESENVOLVER SITE PROFISSIONAL
Trabalhar o design do site é extremamente importante, pois ele ajuda no entendimento imediato do assunto que se trata. Por exemplo, se fizermos um site para o mercado fitness, visualmente este site precisa ser entendido como um site de uma academia por exemplo.
Criação de site: Imagem de uma página web mostrando uma mulher fazendo treinamento na academia
Sabemos que o design é importante, por isso é preciso investir em um bom DESIGN DE SITE para deixar um visual bonito, adequado, conceitual, sem deixar de lado uma boa experiência do usuário e com um projeto gráfico impecável, por isso o conhecimento de design digital torna-se primordial.
Ao criar um bom DESIGN DE SITE é importante não esquecer os elementos que contemplam um bom projeto digital na criação do seu próximo site.
Para que você não esqueça, quero fazer aqui uma lista dos pontos que devemos contemplar quando falamos de design de site.
- Conceito do site: se decidirmos que o site terá um visual moderno, temos que mostrar visualmente que o site tem uma aparência moderna. Se o conceito for elegante o site precisa ter uma aparência elegante e assim por diante;
- Identidade visual: além do conceito o site precisa mostrar visualmente a identidade visual da empresa, sem perder o teor da informação e o conceito visual. A identidade visual da empresa é definida na criação de marca, sendo assim o design precisa aplicar esta identidade visual para não descaracterizar a empresa;
- Tipografia: cada empresa tem ou deveria ter estipulada em sua identidade visual as tipografias que fazem parte de sua marca. Sendo assim, na criação de site essas tipografias devem fazer parte da identidade visual do seu site;
Criação de site: Ilustração de um computador mostrando o desenho de uma página web
- Cores: as cores e as tipografias institucionais de uma marca também fazem parte da identidade visual de uma empresa, por isso elas não devem ser esquecidas e abandonadas. Agora tome cuidado, seu site pode ter outras cores que não fazem parte de sua identidade visual, mas a predominância deve ser as cores que estão estipuladas na identidade visual da marca;
- Fotos e ilustrações: as fotos e as ilustrações ajudam a criar a imagem das empresas. As escolhas dessas imagens precisam ser bem feitas para valorizar a imagem que a empresa quer passar. Essas imagens podem ser fotografadas (fotos próprias) ou usadas de banco de imagens;
- UX – User Experience: um assunto pouco abordado, mas de extrema importância, é criar seu site pensando em UX (User Experience), que é a experiência do usuário ao navegar em seu site. Criar sites pensando na experiência do usuário é respeitar seus cliente, a própria empresa e fazer que este mesmo cliente tenha uma boa navegabilidade ao acessar seu site.
28 – O SITE PRECISA TER A IDENTIDADE VISUAL DA EMPRESA
Toda empresa deve possuir sua identidade visual, uma imagem transmitida ao mercado que as pessoas associam em sua mente toda vez que se lembram da marca. O site precisa ter IDENTIDADE VISUAL, uma assinatura visual, onde são contemplados o logotipo, os símbolos, as cores e as fontes tipográficas que ajudam a criar a imagem da empresa.
Veja a aplicação da identidade visual no site da RDO – Plataforma de Publicação digital. As cores da identidade visual da RDO preta, rosa e branca, veja como essas cores, tipografias, marcas e imagens estão bem aplicadas.
Criação de site: Identidade visual do site da RDO – Revista Digital Online
O design deve ter foco em resultados, isto é, representar idealmente o negócio para que as pessoas façam associações automáticas da imagem da empresa, com o objetivo de fortalecer sua credibilidade.
Como já dissemos, o site deve contemplar a identidade visual da empresa, e sua aplicação deve seguir critérios rigorosos dos elementos que compõem a identidade da marca.
Sendo assim, a identidade visual deve ser contemplada com bastante zelo e cuidado.
CONTEÚDO NA CRIAÇÃO DO SITE
Como já dissemos, quando criamos um site temos que pensar em tudo, e o conteúdo é um fator de extrema importância em vários aspectos.
Criação de site: Ilustração de uma pessoas fazendo conteúdo de página web
Quando criamos conteúdos para o nosso site não apenas escrevemos estes conteúdos, na verdade temos que pensar em cada conteúdo, pois além de informar nossos clientes os conteúdos precisam ser otimizados.
Vejamos a seguir como pensamos na criação de conteúdo quando estamos falando de criação de site:
29 – CONTEÚDO DA HOME PAGE DO MEU SITE
Quando criamos conteúdos para a home page do site, precisamos pensar de forma estratégica. Como dito, não basta apenas escrever, precisamos informar e otimizar.
Criação de site: Imagem de uma home page de um site onde mostra o marketing de conteúdo
Então, por onde começar meu texto quando vou fazer a home page do site?
A resposta para esta pergunta é simples, mas extremamente estratégica. Eu começo o texto escolhendo uma palavra-chave para guiar o conteúdo da home page do meu site. Para deixar isso mais claro vamos dar um exemplo, para isso siga as instruções a seguir:
Criação de site: Ilustração de três mulheres escrevendo texto em uma tela de computador
Procure uma agência de comunicação em São Paulo. Vá até o Google e digite: “agência de comunicação em São Paulo”. Acredito que no resultado desta busca a Doka Comunicação aparecerá na primeira página de resultados do Google.
Por que a Doka Comunicação aparece na primeira página do Google quando buscamos por agência de comunicação em São Paulo?
A resposta para essa simples pergunta é fácil: a palavra-chave que faz para da home page da Doka Comunicação é exatamente esta: agência de Comunicação em São Paulo. Isso quer dizer que esta página está otimizada e uma palavra-chave foi escolhida a dedo.
Além da otimização do conteúdo na home page do site, este mesmo conteúdo precisa ser sucinto, claro e objetivo. Lembre-se que seu site é a vitrine digital de sua empresa e o texto precisa ser colocado pensando também nesta vitrine.
30 – CONTEÚDO DAS OUTRAS PÁGINAS DO MEU SITE
Como já dissemos, o conteúdo da home page é mais sucinto, objetivo e claro, já os conteúdos das outras páginas podem ser um pouco mais explorados.
Como eu faço o conteúdo das outras páginas?
Este pergunta já foi respondida neste artigo quando falamos de blog, mas vale a pena ressaltar esta informação. Como a home é a vitrine de minha empresa, as outras páginas servem como os departamentos de uma loja, lá eu vou explorar mais este espaço.
Criação de site: Ilustração de uma mulher escrevendo texto em um desenho de página mobile do website
Quando levamos nossos clientes para as outras páginas do nosso site é para que ele possa explorar mais este espaço, possa consumir mais informações. Isso quer dizer que podemos colocar mais conteúdos em nessas páginas.
Para sermos mais claros, fazemos assim:
- Na home page do site colocamos conteúdos mais sucintos, claros e objetivos, mas nunca se esqueça de otimizar este conteúdos;
- Nas outras páginas do site podemos explorar essas páginas com mais conteúdos, mais informações e sempre com páginas e conteúdos otimizados.
Com esta simples fórmula, além de informarmos nossos possíveis clientes sobre nossos produtos ou serviços, podemos criar conteúdos otimizados para serem indexados pelo Google.
Resumindo, crie os textos que serão colocados em seu site de forma estratégica e que possam passar as informações principais dos seus conteúdos para seus clientes.
31 – COMO POSSO EXPLORAR MAIS CONTEÚDOS USANDO OS BLOGS?
O blog de uma empresa é o espaço onde podemos explorar de forma mais detalhada e rica sobre os assuntos que envolvem nossos produtos ou serviços.
Enquanto na home page do meu site eu preciso ser mais sucinto, objetivo e informativo, no blog eu posso ser mais informativo. No blog eu posso explorar com mais detalhes as informações que nos ajudem a informar nossos leitores e possam indexar no Google.
Criação de site: como transformar seu site em uma ferramenta de Marketing Digital?
Mas, pensando de forma estratégica, não devemos colocar conteúdos gratuitos no blog, os conteúdos aqui explorados devem ser pensados e distribuídos de forma estratégica.
É por meio do blog que podemos explorar as estratégias de Marketing Digital de nossa empresa. Aqui podemos explorar com mais liberdade, mas de forma estratégica, os assuntos que são de nosso interesse.
Como fazemos conteúdos de textos para nosso blog?
Para explorarmos de forma estratégica os conteúdos de textos que serão explorados em nosso blog, devemos pensar e fazer da seguinte forma:
Criação de site: Ilustração de três pessoas fazendo conteúdo para blog
- Devemos fazer conteúdos valiosos para nosso produtos e/ou serviços;
- Os conteúdos não podem ser gratuitos, têm que ser pensados, planejados e colocados de forma estratégica;
- Além da estratégia, os conteúdos devem informar, esclarecer e engajar nossos públicos e/ou clientes para que possam fazer ações sugeridas por nós;
- Para começarmos os conteúdos que serão depositados no nosso blog, devemos escolher as palavras-chave para esses conteúdos.
Podemos dar como exemplo esse próprio conteúdo, onde a palavra-chave escolhida para este texto é: criação de site. - No blog podemos fazer conteúdos mais robustos, esclarecedores e com bastante informação;
- Já na home page os conteúdos são mais sucintos, objetivos e claros;
-
- Quando faço conteúdo em meu blog e faço da seguinte forma:
faço um conteúdo pilar, um conteúdo longo que vai abordar várias partes dos mesmo tema, depois cada uma dessas partes viram outros conteúdos, conteúdos esses que chamamos de conteúdos satélites, que ficam orbitando em volta do conteúdo pilar; - O conteúdo deste artigo é um bom exemplo desta estratégia.
- Quando faço conteúdo em meu blog e faço da seguinte forma:
32 – QUANDO VOU CRIAR MEU SITE DEVO USAR CONTEÚDOS CURTOS OU CONTEÚDOS LONGOS EM MEU BLOG?
Bem, muitos acham que os conteúdos na internet devem ser curtos, rápidos e sucintos, pois acham que seus leitores não vão ler os conteúdos longos.
Criação de site: Ilustração de uma mulher escrevendo conteúdo longo para web em uma máquina
Esta afirmação pode ser verdadeira mas também pode ser falsa, mas eu tenho certeza de uma coisa:
“Conteúdos longos são indexados facilmente no Google”
Essa afirmação só será confirmada se esses conteúdos forem criados e distribuídos de forma estratégica em seu blog.
Mas, para responder a pergunta sobre quantidade de conteúdos, podemos dizer o seguinte: não existe a quantidade máxima de palavras para ser colocada dentro dos conteúdos, mas existe a quantidade mínima, veja a seguir:
- Quantidade mínima de palavras dentro um conteúdo do seu blog:
300 palavras;
- Quantidade máxima de palavras dentro um conteúdo do seu blog:
Não existe, mas segundo pesquisa da SemRush, junto com o especialista em SEO Felipe Bazon, a quantidade recomendada é um texto acima de 3 mil palavras.
Para ficar claro, eu uso essa tática e comigo funciona bem.
TECNOLOGIAS EMPREGADAS NA CRIAÇÃO DO SITE
Quando criamos site não podemos pensar apenas no design, nas informações contidas no site, precisamos pensar nas tecnologias empregadas no desenvolvimento web front-end e back-end do seu site.
Criação de site: Ilustração de tecnologia usada na criação de site: css, html, php
O desenvolvimento web front-end é quando convertemos dados (HTML, CSS e JavaScript) em interface gráfica, é a parte frontal do site. Algumas ferramentas e plataformas como WordPress, Magento, Joomla etc, podemos no front-end do site.
Já no desenvolvimento back-end é o que está por trás do site, é o desenvolvimento de programação que está por trás do site. Os programadores que trabalham com back-end estão desenvolvendo e usando linguagem de programação como PHP, C, C++, Pyton, Java, etc.
Quando usamos WordPress, por exemplo, estamos trabalhando no front-end, já quem desenvolveu o WordPress está trabalhando com o back-end do site. Para ambos temos profissionais específicos que desenvolvem essas tecnologias.
Além de trabalharmos com desenvolvimento web front e back-end precisamos pensar em outras ferramentas e recursos que possam nos ajudar a melhorar nosso site. Antes de entrarmos nessas questões específicas, vale a pena dizer como funciona o desenvolvimento de um site. Veja a seguir:
33 – Desenvolvimento de site em formato HTML
O site pode ser desenvolvido escrevendo em códigos HTML e CSS, por exemplo, e isso pode ser desenvolvido escrevendo esses códigos até em um bloco de notas. Essa prática é boa porque o código do site fica limpo, sendo assim, se o desenvolvedor souber trabalhar, o site fica leve e rápido.
O site em formato HTML também pode ser feito por meio de softwares como Adobe Dreamweaver, Adobe Muse (que foi finalizado agora em 2020), Visual Studio Code, etc. A desenvolvimento de sites por meio de softwares torna o trabalho do web designer mais fácil, mas o código pode vir bem sujo e isso atrapalha a performance do site na web.
Sinceramente eu não recomendaria fazer site desta forma, dá muito trabalho para ser feito e você não tem autonomia nenhuma caso queira fazer algumas alterações, a não ser que você saiba HTML e CSS, por exemplo.
Prefiro fazer site em plataformas como WordPress, Joomla, por exemplo. Veja a seguir a importância de criar site em plataforma WordPress. Vejo inúmeras vantagens.
34 – Desenvolvimento de site em plataforma WordPress
O WordPress é uma plataforma mundial de criação de site, é um sistema aberto e livre para disposição de conteúdo na web. O WordPress é um CMS (Content Management System) que pode vir pronto por meio de temas ou pode ser construído do zero.
Temos aqui uma grande curiosidade: 37% dos sites criados na web são em WordPress. Os sites criados em WordPress podem ser desenvolvidos de forma paga ou gratuita.
O WordPress gratuito é conhecido como WordPress.com. Aqui não só a plataforma é gratuita, a hospedagem também entre na gratuidade. A grande vantagem é a gratuidade do site e da hospedagem, já a desvantagem é que você ou um desenvolvedor terá que criar seu site ou blog quase que do zero.
Já no WordPress pago podemos escolher um tema pronto, pagar este tema e fazer seu site a partir do tema comprado. Obs: muitos desenvolvedores de site não compram o tema, pegam pronto, arrumam um código de validade e usam, é bom você saber que este tipo de prática vai dar algum problema futuramente.
Criação de site: Imagem de uma home page de site para restaurante
Vantagens e desvantagens de criar sites em WordPress
Nós da Doka Comunicação somos especialistas na criação de site em WordPress. Gostamos bastante desta plataforma, ela é muito útil, prática e ajuda a baratear a criação de site para o cliente final.
Onde compramos os temas de sites?
Os lugares para comprar temas prontos de sites são diversos, posso citar aqui o https://themeforest.net/, outro bem interessante é o https://the7.io/main/. Muitos me perguntam quanto custa em média um tema pronto de WordPress. O valor médio de um tema é de aproximadamente $60 (sessenta dólares).
Criação de site: Imagem de uma página web de compra de site wordpress
Vantagem em fazer sites em WordPress
Quando falamos de vantagens em fazer site em WordPress, podemos citar várias delas. Vamos citar aqui algumas questões que tornam o WordPress vantajoso:
Criação de site: Imagem da marca wordpress
- O WordPress pode ser feito em plataforma gratuita ou paga;
- É fácil achar desenvolvedores ou agências que criam sites em WordPress;
- Quando quisermos usar alguns recursos específicos podemos desenvolver estes recursos (que saem caro) ou achar algum plugin que tenha este recurso. Esta última prática ajuda o desenvolvedor, a agência e barateia o projeto de site para o cliente;
- Como já dissemos, hoje 37% da web usa WordPress;
- Podemos fazer um site do zero dentro da plataforma WordPress;
- Caso não consiga desenvolver dentro do WordPress podemos comprar um tema e alterar com a identidade do cliente;
- É fácil aprender a desenvolver sites em WordPress;
- É fácil também para o usuário subir novos conteúdos dentro do WordPress;
- Com o WordPress é possível fazer sites, blogs, revistas digitais, portais de notícias, e-commerce, etc;
- E, por fim, trabalhar com o WordPress tem muita vantagem porque tem uma grande comunidade mundial trabalhando nesta plataforma, sendo assim o nível de informação circulando dentro desta comunidade é muito grande.
Desvantagem em fazer sites em WordPress
Agora, fazer sites em WordPress pode ter também algumas desvantagens. Vejamos a seguir quais são essas desvantagens:
Criação de site: Ilustração de uma pessoa criando um site em wordpress
- Usar temas prontos pode perder a originalidade;
- O site (tema) pronto de WordPress vem recheado de recursos tecnológicos e às vezes não precisaremos de muitos desses recursos. Se o desenvolvedor não souber tirar esses recursos adicionais o site fica muito lento e pesado;
- Se você comprar temas prontos de WordPress não dá para saber como eles foram desenvolvidos, por isso podem apresentar muitas vulnerabilidades de segurança;
- Desenvolver site em WordPress do zero pode ser caro e achar um bom desenvolvedor é difícil;
- Fazer site em WordPress requer que você tenha um desenvolvedor de confiança e de fácil trato, é como ter um bom mecânico;
- Os sites em WordPress precisam ser atualizados e para isso mais uma vez você vai precisar de um desenvolvedor;
- Os temas e os plugins na maioria dos casos são caros e vendidos em dólares;
- Muitos sites são criados exatamente igual ao seu tema original, isso não é uma boa prática;
- Se você compara um tema bem simples de WordPress e você precisar de muitos recursos, você vai gastar muito com plugins e desenvolvedor, é bom escolher um tema mais completo;
- E, por fim, fique atento para a atualização do seu WordPress, se isso não for olhado com carinho e atualizado no tempo certo, além de você ter que fazer a atualização deste tema e dos plugins você terá que arrumar também os sites.
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35 – CRIAÇÃO DE SITE GRATUITO: VEJA QUAIS PLATAFORMAS PODEM TE AJUDAR NESTA QUESTÃO
Até agora você viu inúmeros argumentos para você criar um site. O grande problema que pode acontecer é que você pode até querer criar seu site, mas em muitos casos falta grana para realizar este projeto.
Criação de site: Ilustração de um homem divulgando site grátis
Não se preocupe, pois neste artigo te daremos algumas opções para você criar seu site gratuitamente. Você verá aqui algumas plataformas para criação de site grátis, mas antes disso precisamos apontar algumas questões que podem limitar um pouco este projeto.
Quando criamos um site em uma plataforma grátis podemos encontrar algumas situações adversas, mas se você não se importar o site será publicado gratuitamente, sim.
Veja abaixo a lista de alguns possíveis problemas quando você cria seu site grátis:
- Algumas plataformas de sites não te dão direito a domínio próprio, o que você terá é um subdomínio. Esta prática pode atrapalhar quando quisermos fazer um site profissional;
- Seu site grátis pode conter um anúncio que a própria plataforma vai publicar, já que ela está te dando a possibilidade de você publicar seu site grátis;
- O site gratis é limitado em recursos e em muitos casos as limitações podem atrapalhar seu negócio. Podemos dar como exemplo a criação de formulários;
- Algumas plataformas de sites não têm uma aparência tão profissional;
Veja abaixo 5 plataformas que te ajudam a publicar seu site gratuitamente
- Google sites: O Google sites é uma plataforma para que você possa criar seu site grátis. O objetivo do Google é oferecer para seu usuário uma plataforma amigável e simples para que você crie seu site facilmente.
Criação de Site: Imagem da home page do site Google Sites
- Wix: o Wix também é uma plataforma de criação de site grátis de fácil construção. Ela já vem com vários templates (modelos) prontos de sites, basta escolher o modelo e usar. Mas o Wix não só trabalha com sites grátis, ele trabalha também com sites gratuitos, eles também têm sites pagos com planos baratos.
Criação de Site: Imagem da home page do site Wix
- WordPress: no br.wordpress.com também é possível criar site gratuito, mas na verdade ele te oferece uma versão gratuita do seu futuro site e tem planos mais completos. O que percebemos é que este tipo de plataforma oferece a gratuidade de site como isca para que você compre seus planos para criar seus sites.
Criação de Site: Imagem da home page do site criador de sites – WordPress
- Webnode: a plataforma de criação de sites Webnode também tem opções de criação de site de forma gratuita, mas, como a maioria das plataformas que oferecem sites gratuitos, ela também tem seus planos de pagamento.
Criação de Site: Imagem da home page da plataforma de site Webnode
Acredito que a maioria das plataformas de sites gratuitos oferecem uma versão grátis, em que o usuário não vai pagar por esses serviços, mas tem também uma tabela de preço com versões pagas.
Essas versões gratuitas de sites só são importantes para quem está começando um negócio, para quem está no começo de seus negócios empresariais, agora para empresas já estabelecidas e em andamento não vale a pena usar essas plataformas de sites grátis, elas são limitadas e acredito que não vão atender à sua necessidade ou de seu cliente, se for o caso.
36 – Doka comunicação: somos uma empresa que faz site profissional em WordPress
Se você está procurando uma empresa de comunicação que faz site profissional em WordPress, você chegou ao lugar certo. Fale conosco da Doka Comunicação
Quando você for desenvolver um site em WordPress precisa achar uma empresa especializada, que saiba fazer sites na plataforma WordPress para entregar para você e sua empresa um site funcional, bonito, que contemple sua identidade visual e que primordialmente se torne uma ferramenta de Marketing Digital.
Criação de Site: Imagem da home page da Doka Comunicação
Criar sites em wordpress precisa ter conhecimento de causa. Para você é importante saber que sites criados em WordPress são sites gerenciáveis, ou seja, você consegue alimentar e alterar o conteúdo do seu site.
As empresas que desenvolvem sites em WordPress precisam além de conhecimento de causa, precisam também de honestidade. Muitas empresas e profissionais usam temas de wordpress hackeados e sem licença de uso.
Para fazer sites em WordPress você pode desenvolver um tema do zero ou pode comprar temas prontos e personalizar de acordo com os interesses e necessidades dos seus clientes. Nós da Doka Comunicação criamos sites em WordPress de duas formas.
Quando desenvolvemos temas, temos que pensar em vários pontos importantes na construção do site. Precisamos pensar em UX (User Experience), layout e identidade visual do site, funcionalidades que esses sites terão etc.
Criação de Site: Imagem da home page da empresa que faz site profissional – Doka Comunicação
Já quando escolhemos temos prontos temos que primeiramente comprar este tema, comprar os plugins que irão trazer funcionalidades para seu site, precisam pensar em atualização etc. É esse ponto que um especialista em criação de sites feito em WordPress precisa pensar e colocar em prática.
As empresas contratantes precisam ter claro e definido que a agência que vai fazer seu site WordPress com muita lisura e conhecimento técnico adequado para entregar um site que realmente funcione. É bom as empresas ficarem atentas a estas questões.
Por fim, quando você for contratar uma empresa especialista em criação de sites em WordPress é preciso pensar também no contrato de manutenção. As tecnologias mudam e se atualizam, se você não pensar em deixar seu site atualizado ele pode em algum momento dar problemas tecnológicos.
Portanto, se precisar de uma empresa especializada na criação de site ou no desenvolvimento de site profissional feitos em WordPress pode contar conosco da Doka Comunicação. Se quiser entre em contato conosco pelo formulário abaixo.
Se você gostou deste artigo ou tem alguma dúvida em relação ao que colocamos aqui, deixe sua pergunta ou questionamento sobre o assunto que teremos prazer em esclarecer e aprender com você.
Fique à vontade e deixe seu comentário. Muito obrigado pela sua atenção na leitura deste deste texto. Te aguardo brevemente.
Sempre nós da Doka Comunicação disponibilizamos pra você um conteúdo diversificado e qualificado em relação aos nossos serviços e hoje em especial quero focar na Criação de Sites.
Já falamos muito por aqui sobre este assunto e vale destacar a importância de apresentar um bom layout no site, como criar um bom conteúdo e como e porque montar um bom site além de outros posts importantes sobre o assunto.
Você já deve ter ouviu palavras como ”navegabilidade”, “usabilidade”, “site responsivo” e outros termos. Pois é, nossos projetos visam o design diferenciado, novas funcionalidades e todo um pacote de serviços que faz com que seu site realmente traga bons resultados para você.
Criação de Site: Imagem da home page do site de desenvolvimento de site profissional da Doka Comunicação
A Doka Comunicação quando pensa em criação de sites, pensa de uma forma ampla e que realmente faz com que o site traga o melhor custo benefício esperado por seus clientes.
Com projetos de criação de sites de empresas do Tatuapé na Zona Leste de São Paulo (onde estamos situados), passando pela grande São Paulo, e também por todo o Estado de São Paulo e também de outros Estados, a Doka Comunicação pensa no projeto de forma ampla, ou seja, layout, design, funcionalidades, palavras chaves para cada página, meta tags, descrições apropriadas sobre seus conteúdos, analytics e muito mais!
Ou seja, oferecemos um pacote de serviços onde você pode continuar usando nossos serviços mesmo após a entrega de seu site. Assim a Doka Comunicação não é “apenas” a sua Agência de Criação de Sites do Tatuapé, mas também de São Paulo e do Brasil, pois Comunicar é Preciso.
Aproveito para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de Realizações e de muito Sucesso para todos!
Adriano Rodrigues
Mestre em Artes Visuais pela Unicamp, professor da Faculdade Cásper Líbero em São Paulo, diretor da RDO – Plataform e pesquisador sobre às Mídias Digitais
Conteúdo super completo! MT obg
Por nada Bárbara. Espero ter ajudado. Em breve atualizarei este conteúdo
Muito bom o conteúdo, eu adorei. Importantíssimo. Parabéns Adriano.
Obrigado você Tássio.
Olá, tenho interesse.
Faz contato comigo no meu email, por favor.
Obrigado.
Desculpe a demora em responder. Ivan, por favor me mande um e-mail: adriano@dokacomunicacao.com.br
Achei muito bom seu artigo! Vai me ajudar bastante.
Parabéns pelo seu trabalho!
Eu tenho um site com 485 mil postagens Detectada, mas não
indexada no momento.Será o elas serão indexadas no futuro?
E quanto tempo deve levar para isso acontecer?
Opa Marcos. Para indexar um site ou um texto é preciso aplicar a técnica de SEO. Podemos criar um grupo aqui das pessoas que estão perguntando e eu daria para vocês um curso de SEO gratuíto, o que acha?
Bom dia Marcos. Para te dar uma resposta correta, precisamos analisar como seu site foi construído e seus conteúdos estão otimizados com SEO.
Obrigado Marcos.
Eita até que fim achei o que estava procurando na
internet. A internet é excelente, mas as vezes achar o que
precisa pode demorar muito. Excelente artigo e vou
compartilhar agora.
Muito obrigado Maicon. Será um prazer ver este conteúdo espalhado para mais pessoas
Uau adorei o conteúdo. Que dicas você daria para quem
quer ranquear com artigos em 2021? Parabéns..vou voltar
mais vezes!
Oi Carol, a dica que eu dou é aplicar a técnica de SEO em seu artigo. Estou escrevendo um outro post que darei várias dicas.