Entenda qual a importância de um designer gráfico?
Designer gráfico. Nós dizemos geralmente, pois é possível encontrar designers gráficos trabalhando para empresas como desenhistas industriais.
POR: DOKA COMUNICAÇÃO

Este é o primeiro post de conteúdo simples e descomplicado produzido pela Doka Comunicação. Para começar com o pé direito, que tal falarmos de um assunto que muita gente já ouviu falar? O Design Gráfico. Muitos já devem ter conhecido alguém que, quando perguntamos qual sua profissão, respondeu “designer”.
Hoje em dia, encontramos vários profissionais de design, como designer de interiores, designer de jogos, designer de moda, designer de sobrancelha, etc. Contudo, estamos aqui para falar sobre o designer gráfico, que geralmente atua na área de comunicação. Nós dizemos geralmente, pois é possível encontrar designers gráficos trabalhando para empresas como desenhistas industriais.
Porém, hoje nosso foco é nos profissionais que trabalham para agências de comunicação com o intuito de criar imagens bacanas para peças publicitárias, logomarcas de organizações, anúncios para vários tipos de mídia, entre outras atribuições. Aí você vai pensar: “Ah, um designer gráfico é um desenhista! Isso eu já sabia!” Muita cautela antes de dizer isso, pois o designer não é apenas um desenhista, mas, principalmente, um projetista.
A diferença está justamente no planejamento. Antes de começar a elaborar suas criações, o designer faz uma análise de tudo que envolve o projeto que ele está prestes a iniciar.
Quais as intenções da criação, quais imagens podem ou não podem ser usadas, quais cores devem ser empregadas, qual o melhor formato de tamanho, qual tipo de fonte é mais eficiente e harmoniosa, e muitas outras coisas que apenas um profissional bem preparado vai levar em consideração. Por isso é tão importante ser bastante criterioso na hora de contratar os serviços de um designer gráfico para cuidar da identidade visual da sua marca.
Confira abaixo o processo de desenho de uma marca, só para dar a vocês uma ideia de como pode ser complexo:
Ficou bonito, não? Mas levou um bom tempo para ficar pronto. Claro, porque nada que é realizado sem planejamento e sem um bom projeto de criação pode ficar bem feito. Tenha isso em mente quando um designer lhe prometer uma solução muito rápida. O que pode acontecer é que o resultado final tem grandes chances de se tornar um desastre, e um mau profissional não vai se responsabilizar pelo serviço mal feito.
Agora você já sabe um pouco melhor sobre quais as atribuições de um designer gráfico. Mas pode estar se perguntando: “Será que eu preciso dos serviços desse profissional?” Se você tem essa dúvida, veja nossa outra postagem, que fala sobre a importância de se trabalhar a identidade visual de uma organização, por menor que ela seja. Caso você queira saber mais sobre a importância da figura do designer em uma organização, não deixe de assistir à vídeo-aula produzida por nós, “Design para Pequenas e Médias Empresas”. Nele, o Adriano, nosso diretor aqui na Doka, explica mais sobre a diferença entre designers e “micreiros”.
Vale a pena conferir para não cair em nenhuma armadilha.
Não deixem de comentar, deixar dúvidas e sugerir assuntos para serem abordados aqui.
E sempre que quiserem falar conosco diretamente, é só entrar em contato.