No livro Teoria das Mídias Digitais, você encontrará artigos sobre redes sociais, cibercultura e internet
O Prof. Luís Mauro Sá Martino, em seu livro Teoria das Mídias Digitais, mostra as relações entre os seres humanos conectados
POR: ADRIANO RODRIGUES
Para fazermos nossos trabalhos com conhecimento de causa, nós da Doka Comunicação mergulhamos em livros de cunho teórico e prático. Isso nos ajuda a não sermos apenas fazedores de arte, nosso trabalho é pautado por conhecimento prático e teórico, por isso indicamos para você o livro Teoria das Mídias Digitais – Linguagens, Ambientes e Redes. Acreditamos que este livro possa ajudar a você a pensar o digital com bastante propriedade. Aproveite!
Em seu livro Teoria das Mídias Digitais – Linguagens, Ambientes e Redes, da Editora Vozes, o Prof. Luís Mauro Sá Martino nos leva a um profundo passeio pelas mídias digitais. Fomos guiados por um mergulho teórico, mas não menos fundamentada por autores consagrados, para a compreensão e reflexão do que é a Mídia Digital hoje.
Para escrever sobre Mídias Digitais, o Prof. Luís Mauro elabora um quadro teórico, com a participação de Pierre Lévy, Henry Jenkins, Michael Heim, Howard Rheingold, Pryan Nayar, Manuel Castells, Marshall McLuhan, Dominique Wolton, Platão, entre outros.
O livro é dividido em oito capítulos: Introdução, I. Conceitos básicos, II. Redes sociais, III. Mídias digitais, espaço público e democracia, IV. Ambientes – a vida conectada, V. Cultura – as formas das mídias digitais, VI. A teoria do meio – dos meios às mensagens, VIII. Mediação e mediações da sociedade e considerações finais.
I. Conceitos básicos
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- Cyber, o conceito de Norbert Wiener
- Bits de informação e mídias digitais
- Cibercultura, tecnologia e inteligência: Pierre Lévy
- A cultura da convergência de Henry Jenkins
- Michael Heim: a filosofia do mundo virtual conectado
- Howard Rheingold e o conceito de comunidade virtual
- Cibercultura e Estudos Culturais: Pryan Nayar
II. Redes sociais
1. Alguns conceitos iniciais
2. O estudo pioneiro de J. A . Barnes
3. A estrutura sem centro: as arquiteturas de redes de Paul Baran
4. A força dos laços fracos: a Teoria das Redes de Mark Granovetter
5. Capital social e poder no modelo de combinatório de rede de Mercklé
6. A capacidade das conexões em rede: o experimento de Sacks e Graves
7. Como as redes crescem: a perspectiva de Albert-László Barabási
III. Mídias digitais, espaço público e democracia
1. As políticas do virtual
2. A Esfera Pública e a internet
3. A política da sociedade em rede: Manuel Castells
4. D a Esfera Pública às esferas públicas: Peter Dahlgren
5. A Esfera Pública conectada de Yochai Benkler
6. Os limites da Esfera Pública virtual: Zizi Papacharissi
IV. Ambientes: a vida conectada
1. A Teoria da Solidão Conectada de Sherry Turkle
2. A cultura digital nas relações cotidianas: Lee Siegel
3. A Teoria da Proximidade Eletrônica de Human e Lane
4. A sós com todo mundo: a vida a dois nas pesquisas de Christine Linke
5. “E se Romeu e Julieta tivessem smartphones: a proposta de Wellman
6. A força das conexões em grupo: Clay Shirky
V. Cultura: as formas das mídias digitais
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- Games, narrativas conectadas
- Da audiência ativa à audiência produtiva: a cultura dos fãs e do fandom
- Reality TV e mídias digitais
- Blogs, entre o público e o privado
- Celebridades, microcelebridades, webcelebridades
- Memes e virais, replicações e cultura
VI. A Teoria do Meio: dos meios às mensagens
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- Teoria do Meio
- Harold Innis: a história dos meios como história da cultura
- McLuhan: a vida eletrônica em um a aldeia global
- Ambiente, canal, linguagem: as mídias para Joshua Meyrowitz
- A conexão corpo-tecnologia: Derrick de Kerckhove
VII. Linguagens: O que as mídias digitais têm a dizer
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- As linguagens das mídias digitais em Lev Manovich
- A Teoria da Remediação de Bolter e Grusin
- Interfaces: ver, ouvir, sentir a linguagem digital
- Ler as linguagens digitais: um caminho da media literacy
VIII. Mediação e mediatização da sociedade
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- Mediações & mediatização: explorando o terreno conceituai
- A Teoria da Mediatização de Stig Hjarvard
- A vida mediada: Sonia Livingstone e a mediação de tudo
- Bem-vindo a Mediapol
IX. A crítica das práticas, uma trilha de 3.000 anos
- Platão e os limites da tecnologia de comunicação
- Rastros, vigilância, controles: entre o público e o privado
- O simulacro do real antes do virtual
- O culto do amador: a perspectiva apocalíptica de Andrew Keen
- Dominique Wolton e os limites da comunicação na internet
Conexões finais
Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino
Graduado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1998), com Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Pós-Doutorado na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra (2008-2009). Professor do PPG em Comunicação da Cásper Líbero, onde leciona na Graduação em Jornalismo e foi editor da Revista Líbero. Leciona também no curso de Música da Faculdade Cantareira. Foi Coordenador do GT Epistemologia da Comunicação, da Compós (2015-2016), e é membro do corpo de pareceristas das revistas Galáxia (PUC-SP) e Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM), entre outras. Autor, entre outros, dos livros “Ética, Mídia e Comunicação” (Summus, 2018), “Métodos de Pesquisa em Comunicação” (Vozes, 2018), “Teoria das Mídias Digitais” (Vozes, 2014), “Mídia, Religião e Sociedade” (Paulus, 2016), “The Mediatization of Religion” (Routledge, 2013), “Teoria da Comunicação” (Vozes, 2009) e “Comunicação e Identidade” (Paulus, 2010). Suas pesquisas estão direcionadas, de um lado, para estudos sobre Teoria e Epistemologia da Comunicação; de outro, à compreensão das relações entre Mídia, Política e Religião.
(Texto informado pelo autor em seu Currículo Lattes)
Referência Bibliográfica:
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais. Petrópolis: Vozes, 2014.