No livro Teoria das Mídias Digitais, você encontrará artigos sobre redes sociais, cibercultura e internet

O Prof. Luís Mauro Sá Martino, em seu livro Teoria das Mídias Digitais, mostra as relações entre os seres humanos conectados

POR: ADRIANO RODRIGUES

01 - Livro Teoria das Mídias Digitais

Para fazermos nossos trabalhos com conhecimento de causa, nós da  Doka Comunicação mergulhamos em livros de cunho teórico e prático. Isso nos ajuda a não sermos apenas fazedores de arte, nosso trabalho é pautado por conhecimento prático e teórico, por isso indicamos para você o livro Teoria das Mídias Digitais – Linguagens, Ambientes e Redes. Acreditamos que este livro possa ajudar a você a pensar o digital com bastante propriedade. Aproveite!

Em seu livro Teoria das Mídias Digitais – Linguagens, Ambientes e Redes, da Editora Vozes, o Prof. Luís Mauro Sá Martino nos leva a um profundo passeio pelas mídias digitais. Fomos guiados por um mergulho teórico, mas não menos fundamentada por autores consagrados, para a compreensão e reflexão do que é a Mídia Digital hoje.

Para escrever sobre Mídias Digitais, o Prof. Luís Mauro elabora um quadro teórico, com a participação de Pierre Lévy, Henry Jenkins, Michael Heim, Howard Rheingold, Pryan Nayar, Manuel Castells, Marshall McLuhan, Dominique Wolton, Platão, entre outros.

O livro é dividido em oito capítulos: Introdução, I. Conceitos básicos, II. Redes sociais, III. Mídias digitais, espaço público e democracia, IV. Ambientes – a vida conectada, V. Cultura – as formas das mídias digitais, VI. A teoria do meio – dos meios às mensagens, VIII. Mediação e mediações da sociedade e considerações finais.

I. Conceitos básicos

    1. Cyber, o conceito de Norbert Wiener
    2. Bits de informação e mídias digitais
    3. Cibercultura, tecnologia e inteligência: Pierre Lévy
    4. A cultura da convergência de Henry Jenkins
    5. Michael Heim: a filosofia do mundo virtual conectado
    6. Howard Rheingold e o conceito de comunidade virtual
    7.  Cibercultura e Estudos Culturais: Pryan Nayar

II. Redes sociais

1. Alguns conceitos iniciais

2. O estudo pioneiro de J. A . Barnes

3. A estrutura sem centro: as arquiteturas de redes de Paul Baran

4. A força dos laços fracos: a Teoria das Redes de Mark Granovetter

5. Capital social e poder no modelo de combinatório de rede de Mercklé

6. A capacidade das conexões em rede: o experimento de Sacks e Graves

7. Como as redes crescem: a perspectiva de Albert-László Barabási

III. Mídias digitais, espaço público e democracia

1. As políticas do virtual

2. A Esfera Pública e a internet

3. A política da sociedade em rede: Manuel Castells

4. D a Esfera Pública às esferas públicas: Peter Dahlgren

5. A Esfera Pública conectada de Yochai Benkler

6. Os limites da Esfera Pública virtual: Zizi Papacharissi

IV. Ambientes: a vida conectada

1. A Teoria da Solidão Conectada de Sherry Turkle

2. A cultura digital nas relações cotidianas: Lee Siegel

3. A Teoria da Proximidade Eletrônica de Human e Lane

4. A sós com todo mundo: a vida a dois nas pesquisas de Christine Linke

5. “E se Romeu e Julieta tivessem smartphones: a proposta de Wellman

6. A força das conexões em grupo: Clay Shirky

V. Cultura: as formas das mídias digitais

    1. Games, narrativas conectadas
    2. Da audiência ativa à audiência produtiva: a cultura dos fãs e do fandom
    3. Reality TV e mídias digitais
    4. Blogs, entre o público e o privado
    5. Celebridades, microcelebridades, webcelebridades
    6. Memes e virais, replicações e cultura

VI. A Teoria do Meio: dos meios às mensagens

    1. Teoria do Meio
    2. Harold Innis: a história dos meios como história da cultura
    3. McLuhan: a vida eletrônica em um a aldeia global
    4. Ambiente, canal, linguagem: as mídias para Joshua Meyrowitz
    5. A conexão corpo-tecnologia: Derrick de Kerckhove

VII. Linguagens: O que as mídias digitais têm a dizer

    1. As linguagens das mídias digitais em Lev Manovich
    2. A Teoria da Remediação de Bolter e Grusin
    3. Interfaces: ver, ouvir, sentir a linguagem digital
    4. Ler as linguagens digitais: um caminho da media literacy

VIII. Mediação e mediatização da sociedade

    1. Mediações & mediatização: explorando o terreno conceituai
    2. A Teoria da Mediatização de Stig Hjarvard
    3. A vida mediada: Sonia Livingstone e a mediação de tudo
    4. Bem-vindo a Mediapol

IX. A crítica das práticas, uma trilha de 3.000 anos

  1. Platão e os limites da tecnologia de comunicação
  2. Rastros, vigilância, controles: entre o público e o privado
  3. O simulacro do real antes do virtual
  4. O culto do amador: a perspectiva apocalíptica de Andrew Keen
  5. Dominique Wolton e os limites da comunicação na internet

Conexões finais

Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino

02 - Livro Teoria das Mídias Digitais - Prof. Luís Mauro Sá Martino

Graduado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1998), com Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Pós-Doutorado na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra (2008-2009). Professor do PPG em Comunicação da Cásper Líbero, onde leciona na Graduação em Jornalismo e foi editor da Revista Líbero. Leciona também no curso de Música da Faculdade Cantareira. Foi Coordenador do GT Epistemologia da Comunicação, da Compós (2015-2016), e é membro do corpo de pareceristas das revistas Galáxia (PUC-SP) e Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM), entre outras. Autor, entre outros, dos livros “Ética, Mídia e Comunicação” (Summus, 2018), “Métodos de Pesquisa em Comunicação” (Vozes, 2018), “Teoria das Mídias Digitais” (Vozes, 2014), “Mídia, Religião e Sociedade” (Paulus, 2016), “The Mediatization of Religion” (Routledge, 2013), “Teoria da Comunicação” (Vozes, 2009) e “Comunicação e Identidade” (Paulus, 2010). Suas pesquisas estão direcionadas, de um lado, para estudos sobre Teoria e Epistemologia da Comunicação; de outro, à compreensão das relações entre Mídia, Política e Religião.

(Texto informado pelo autor em seu Currículo Lattes)

Referência Bibliográfica:

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais. Petrópolis: Vozes, 2014.