Saiba a diferença entre: Logomarca; Logotipo; Marca e Símbolo
Mudar a marca de uma organização, agora você já sabe, é uma ação que inclui muitos riscos, mas se for bem feita, pode levantar a imagem desta organização.
POR: DOKA COMUNICAÇÃO
Mudar a marca de uma organização, agora você já sabe, é uma ação que inclui muitos riscos, mas se for bem feita, pode levantar a imagem desta organização. O que muita gente ainda tem dúvida quando falamos de imagem, é sobre a nomenclatura dos elementos de identidade visual. Claro que, quando alguém fala para você: “Você conhece o logotipo da Apple®?”, você não fica analisando se o termo correto seria mesmo logotipo ou se seria logomarca. O que vem na sua mente é a famosa maçã, pois você sabe que a pessoa está se referindo àquele desenho que representa a empresa. Porém, como conhecimento nunca é demais, para te ajudar a causar uma boa impressão quando o tema da discussão for esse, aqui está a diferença entre os termos que mais geram confusão.
Símbolo
O símbolo é o desenho. Vamos voltar para o exemplo da Apple®. O símbolo da Apple® é uma maçã mordida. O símbolo da Dove® é uma pomba. O símbolo da WWF® é um panda.

Logotipo
Em grego, logos significa palavra e typos significa figura. Por isso, em comunicação, dizemos que logotipo é a representação gráfica do nome da empresa. Ficou complicado? Veja esse exemplo:
Logotipo então é o nome da empresa representado da forma como ela escolheu, com a fonte, a cor e o estilo de escrita que mais harmonizem com a identidade da organização.
Logomarca
Há uma grande discussão sobre o conceito de logomarca. Muitos profissionais de comunicação vão dizer que a palavra não existe. Na verdade, a palavra existe, sim, pois consta no dicionário. Para aqueles que não negam a existência do termo, sua definição de logomarca é a junção do símbolo ao logotipo, isto é, a representação gráfica como um todo. É o caso da palavra Dove® junto a sua pombinha, da palavra Nestlé® e um ninho.

Agora, o que sobrou de conceito para o termo Marca?
Marca
Dizemos que a ideia de marca vai além da representação gráfica. A marca é a identidade visual da organização como um todo. O Google™, por exemplo, quando lança os doodles comemorativos, não perde sua identidade visual por causa disso, pois as formas básicas e as cores continuam lá.
Quando vemos um jacaré desenhado, lembramos da Lacoste®, mesmo que o jacaré que vimos não seja exatamente igual ao símbolo que a marca usa.
Essa identidade visual que extrapola os conceitos mais fechados sobre representação gráfica, nós chamamos de marca, que pode englobar todos os elementos já explicados acima ao mesmo tempo, como pode estar relacionado somente a um, dependendo da empresa. Afinal, quando você vê uma maçã mordida, não precisa ter o nome da organização junto para que você se lembre da Apple®. Neste caso, o símbolo já é a própria marca.
Mas, e no caso da Puma e da Jaguar. Se o logotipo não estiver junto, você saberia me dizer qual símbolo pertence a qual empresa?
