Marca velha X Marca nova. Quando é preciso mudar
POR: DOKA COMUNICAÇÃO
Se você leu nosso post anterior, sobre a necessidade de se investir em Design, pôde conferir a evolução da marca dos Correios. Ao lançar sua nova identidade visual, a organização fez muita gente se questionar: “por que, depois de mais de 20 anos usando a mesma marca, os Correios decidiram mudá-la?” De acordo com seu site, os Correios dizem ter sentido a necessidade de modernizar sua marca para que esta seja a nova cara da organização, que entra agora em uma nova fase, mais moderna, dinâmica, próxima e flexível.
Refrescar o visual parece realmente ótimo, mas é uma ação que deve ser feita com muito planejamento, a fim de evitar que as pessoas não reconheçam mais a sua marca. Perder a identidade visual é algo muito sério e o risco de cair no esquecimento por causa de uma reformulação de marca mal pensada faz com que algumas empresas não se arrisquem tanto, mantendo a mesma marca por muitos anos, como é o caso da Yakult®, ou realizando modificações mínimas, como no caso da Coca-Cola®.

Mas como saber se uma organização precisa renovar sua identidade visual?
Sempre que houver um reposicionamento de propostas, é importante que a marca acompanhe este processo, sendo renovada para que possa mostrar aos públicos da organização que mudanças podem ser esperadas, como no caso dos Correios. Contudo, mesmo que a empresa não tenha a intenção de mudar sua conduta ou seus produtos e serviços oferecidos, é interessante que seja feita uma repaginada da marca em um intervalo não superior a 5 anos. A intenção da mudança é mostrar que a organização tem a capacidade de se reinventar e continuar sempre antenada com as evoluções da sociedade, do país e do mundo.
Porém, não pense que é necessária uma mudança muito brusca neste intervalo de 5 anos. Se sua marca é bacana e está bem posicionada, mudanças sutis em alguns traços, fonte e cores já são o suficiente para não ficar parado no tempo. Veja o exemplo da Chevrolet, que fez mudanças discretas e oportunas na sua marca ao longo de mais de um século de existência, sem perder a identidade visual.



Agora que você leu este post até aqui, aposto que passou pela sua mente uma dúvida. Se não passou, nós mesmos vamos colocá-la na sua cabeça. Afinal, todas essas imagens mostradas neste post são marcas ou logotipos? Qual a diferença entre marca, logotipo, logomarca e símbolo? Se você também tem esta dúvida, não deixe de conferir nossa próxima publicação, nesta quinta-feira e descubra, de uma vez por todas, quais as nomenclaturas corretas para cada situação.
Dúvidas sobre logotipos e marcas nós vamos tirar no próximo post, mas se você tem dúvidas sobre quando mudar a cara da sua marca, deixe um comentário para gente aí embaixo.
E se quiser uma consultoria para saber se sua marca é eficaz ou não, fale com a Doka! Entre em contato conosco que nós podemos sempre ajudar!
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