Catálogos virtuais: como os usar para alavancar seu negócio
Adotado cada vez mais como uma ferramenta para aumentar as vendas, veja os principais benefícios de utilizar catálogos virtuais como estratégia de negócio
POR: NATHÁLIA BUZETTO
Os Catálogos virtuais são uma forma eficaz de divulgar seus produtos, podendo ser criados em sites específicos e divulgados por e-mail ou pelas mídias sociais. Sendo uma das melhores formas para fidelizar clientes ou atrair potenciais consumidores que provavelmente nunca tomariam conhecimento do negócio, sendo pela distância, tempo de existência ou grande concorrência.
Os catálogos virtuais permitem expor todos os produtos de maneira prática e interativa por meio de filtros como: categoria do produto, preço, cor, tamanho, ou qualquer outra categorização que você precisar. Também podem conter vídeos, fotos 360º e outras funcionalidades que instiguem a curiosidade e despertem o desejo de compra, que pode ser feita no próprio site. Além disso, uma das principais vantagens em relação aos catálogos impressos tradicionais é a possibilidade de fazer alterações conforme o necessário. Podendo modificar o material mesmo após o lançamento oficial.
Considerando que o comportamento dos brasileiros no mundo digital está em constante mudança, os catálogos virtuais são uma ferramenta cada vez mais importante para a pesquisa de produtos e decisão do que comprar.
Catálogos virtuais x lojas online
É importante entender a diferença entre catálogos virtuais e lojas online. Os catálogos virtuais são vitrines de produtos. Essas vitrines podem ter a opção de direcionar para uma compra online ou apenas reunir produtos que são vendidos em lojas físicas e atrair clientes para elas. Já as lojas online, obrigatoriamente contam com catálogos virtuais de seus produtos para que o público possa tomar a decisão do que comprar. Nesse caso, os catálogos costumam ser mais detalhados a fim de que o cliente tenha maior conhecimento sobre o que está comprando.
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Principais benefícios que os catálogos virtuais podem trazer para seu negócio
Listamos abaixo os cinco principais benefícios para a utilização do catálogo virtual como uma ferramenta para alavancar seu negócio, seja para a compreensão dos interesses do seu público ou para o aumento das vendas.
1) Visibilidade
Os catálogos virtuais podem ser acessados de qualquer lugar, atingindo o público por meio de pesquisas na internet, recomendações, envio para mailing, etc, alcançando uma visibilidade muito maior em comparação com um catálogo impresso. Também gera maior presença da marca no mercado e na mente dos consumidores, com o lançamento de novos produtos e divulgação contínua dos já existentes.
2) Relacionamento com os clientes
Independente se a empresa é nova ou está no mercado há muitos anos, é importante manter um relacionamento com os clientes, demonstrando que ele é único e indispensável para sua empresa. Além de formulários de cadastro que podem ser utilizados para envio de descontos e novidades sobre os produtos, os catálogos virtuais permitem que o cliente deixe opiniões e comentários, peças fundamentais para o aprimoramento dos itens vendidos.
3) Análise de comportamento e interesses
Os catálogos virtuais hospedados em sites possibilitam a utilização de ferramentas que coletam informações relevantes sobre como o público se comporta na página: qual é o produto mais procurado, por quanto tempo observam-o, dias e horários de maior número de visitas, etc. Esses dados podem apontar os melhores caminhos para que o catálogo se torne cada vez mais atrativo para o público que deseja alcançar. Além disso, as promoções e divulgações podem ser personalizadas para cada cliente, baseadas em seus interesses e buscas.
4) Informação sobre disponibilidade dos produtos
Se o catálogo fornece a opção de compra online, o cliente tem acesso às informações sobre a disponibilidade do produto e prazo de entrega instantaneamente, tornando o processo de compra mais rápido e simplificado. Caso o catálogo seja apenas uma vitrine de lojas físicas, é possível inserir os endereços em que o produto está disponível, ou telefones e formulários para a obtenção dessa informação.
5) Atualizações fáceis e rápidas
O lançamento de uma nova coleção ou categoria de produto, promoções e outras novidades podem ser rapidamente inseridas nas plataformas de catálogos virtuais e divulgadas para o mailing cadastrado, diferentemente do que seria um catálogo impresso, que geraria custos adicionais em cada atualização.
Dicas para começar a usar catálogos virtuais
Caso seu negócio ainda esteja começando, e não conte com loja física e nem compra online utilizando plataformas web, mas sim e-mail, aplicativos de bate-papo e mídias sociais, lembre-se que é muito importante responder as mensagens dos clientes em até 24h para que não percam o interesse pelo produto.
Opte por um design clean para seu catálogo e pense que a navegabilidade por ele deve ser simples e intuitiva. Também é importante levar em conta o tempo para carregamento da página, que pode ser maior ou menor dependendo do tamanho do conteúdo e velocidade de conexão da internet. Para deixá-la mais “leve” e rápida, utilize ferramentas de compactação de imagens, disponíveis online e gratuitamente, como o TinyPNG.
Plataformas para a confecção de catálogos virtuais
Confira abaixo três das principais plataformas utilizadas para a confecção de um catálogo. A escolha irá depender de suas necessidades e da disponibilidade de investir uma verba para essa ferramenta.
FlipSnack
O FlipSnack é uma plataforma voltada para a criação de revistas e catálogos virtuais. O valor varia conforme o plano escolhido, mas é gratuito para quem optar por catálogos de até 15 páginas. O FlipSnack é de fácil manuseio e conta com apenas quatro etapas para a publicação do material: carregar um arquivo em PDF com o conteúdo, personalizar, publicar e compartilhar.
Issuu
Essa plataforma criada em 2006 é utilizada para a publicação de catálogos virtuais, revistas e guias. O site do Issuu é em inglês mas seu uso é simples e intuitivo. A versão gratuita tem limite de 500 páginas e peso máximo de 100 Mb. Para aproveitar ao máximo essa versão, é recomendável o uso dos compactadores citados anteriormente.
RDO
A RDO (Revista Digital Online) é uma plataforma paga focada no desenvolvimento de catálogos virtuais e revistas digitais, oferecendo soluções personalizadas para cada empresa. Suas ferramentas se diferenciam das outras plataformas e, para guiar o usuário na confecção de seu material, a RDO conta com um blog e canal no Youtube, além de uma equipe especializada que pode auxiliar em caso de dúvidas.
E aí? Pronto para começar seu negócio online? Siga essas dicas e invista seu tempo na confecção do catálogo. Ele será o cartão de visitas da sua marca para atrair a atenção do público desejado.