Entenda a importância do Manual de Identidade Visual.
Descubra os itens inseridos no Manual de identidade Visual e como ele é fundamental para a sua empresa.
POR: GABRIELLA BONASSI
O Manual de Identidade Visual é um documento em forma de livreto ou catálogo que apresenta as diretrizes e os padrões essenciais para a utilização de uma determinada marca. Com o objetivo de preservar as propriedades visuais e facilitar a divulgação, percepção, identificação, aplicação pelos designers e memorização pelos clientes. O manual de identidade visual é um documento técnico produzido por designers gráficos, que contém o conjunto de especificações e normas para o uso da marca sem a comprometer. Pode ser apresentado em modo impresso ou em casos mais modernos em um formato digital e até mesmo online.
O processo de criação de um Manual de Identidade Visual deve ser cauteloso e bem detalhado, é algo que para ser bem produzido envolve muito trabalho técnico. Essas são as razões que tornam o designer gráfico o profissional mais apto para realizar esse tipo de serviço, por apresentar as habilidades necessárias para saber distinguir quais são as melhores aplicações da marca, usos indevidos da mesma, alterações permitidas. O ideal é que o designer responsável por produzir o manual seja o mesmo que produziu a marca da empresa, afinal ele já está familiarizado com os conceitos de criação e as aplicações ideais.
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A importância de se ter um Manual de Identidade Visual da sua empresa está inteiramente ligado à expansão de sua marca. Ele é elaborado para que profissionais da área de comunicação (relações públicas, publicidade e propaganda) ou até mesmo a parte administrativa da empresa (alta gestão ou recursos humanos) para que seja possível reproduzir a marca em peças comerciais, propagandas e campanhas. A padronização da marca é essencial para que a empresa ganhe força e representatividade em seu segmento de atuação, e a função do manual de identidade visual é justamente essa, garantir que as aplicações de marca sejam sempre feitas corretamente.
Como fazer um bom manual de identidade visual?
- Apresentar a razão de ser da empresa e a história de sua marca;
- Apresentar a marca e as razões do seu design;
- Deve fazer sentido para quem for utilizar;
- Apresentar de modo didático e ilustrado a construção da marca;
- Explicar o devido respeito no uso dos padrões estabelecidos pela empresa.