Plugins para site
Ao desenvolvermos um site para WordPress, a mais utilizada e famosa plataforma de gerenciamento de conteúdo, devemos pensar também nos plugins que podemos usar para facilitar o processo. Mas antes, uma pequena explicação do que é um plugin:
Na informática, um plugin (também conhecido por plug-in, add-in, add-on) é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica. Geralmente pequeno e leve, é usado somente sob demanda. (Wikipédia)
Essenciais para compor o visual e a usabilidade da página, os plugins estão presentes na maioria dos sites que conhecemos. Assim, apresentamos abaixo alguns dos plugins mais conhecidos e utilizados por desenvolvedores web:
1. WordPress SEO, by Yoast (gratuito)
Ele permite que você configure praticamente tudo para SEO no seu site: títulos, meta-descrição, conteúdo para RSS, etc. Porém, o melhor benefício desse plugin é a avaliação que ele faz para cada artigo seu, buscando identificar pontos fortes e fracos para ser encontrado no Google através de uma determinada palavra-chave. No resultado da avaliação, ele explica a você o que exatamente pode ser melhorado para que sua página suba no ranking das pesquisas.
2. Akismet (gratuito)
Usado por milhões, esse plugin ajuda a proteger o site de spams em comentários e trackbacks. Configurar o Akismet é muito fácil. Tudo o que você precisa fazer é ir até Akismet.com e se registrar para conseguir uma chave serial. Uma vez que você cadastre a chave nas configurações do Akismet em seu site, ele toma conta do resto do processo.
3. Disqus.com (gratuito)
Sistema de comentários para adicionar aos sites. A sua implementação é muito simples e rápida. Algumas das vantagens desse plugin:
– votação: cada comentário pode receber votos positivos e negativos;
– possibilidade do leitor compartilhar o artigo no momento de deixar o comentário;
– separar um determinado número de comentários por página ou utilizar a opção carregar mais comentários;
– mostrar comentários por ordem de relevância (mais populares = mais bem votados).
Essas são algumas dicas da Doka Comunicação para você.
Se tiver alguma dúvida, basta comentar abaixo!