Entenda o mistério das palavras-chave em pesquisas
Saber o que são as palavras-chave e como defini-las pode ser um diferencial para você fazer o planejamento de marketing da sua empresa
POR: MARIA LUIZA
Você já deve ter visto em muitos textos em sites ou até mesmo em artigos científicos as famosas keywords, em português: palavras-chave. As palavras-chave não passam de palavras essenciais em um texto, basicamente elas são o principal instrumento de uma pesquisa e podem ser termos compostos por um ou mais termos. Ao realizar uma pesquisa na internet, os usuários costumam a usar (de certa forma) palavras chaves dentro das frases de pesquisa. Dependendo dos termos usados, artigos diferentes com palavras-chave semelhantes podem ter um desempenho diferente em relação a acessos, por esses e outros motivos a escolha das palavras-chave e a produção dos conteúdos devem ser feitas com cuidado.
Todas as pesquisas se originam de uma um problema ou uma dúvida, e eles sempre estão acompanhados de termos centrais, que são os responsáveis por trazer resultados para os internautas. Vale a pena ficar atento, especialmente aqueles que são profissionais de marketing, afinal, as palavras-chave são os termos que utilizamos para dar um direcionamento na hora de criar sites, blogs, posts e páginas.
Portanto, ao definir uma keyword, o usuário está enviando mensagem ao Google de que o conteúdo especificado se trata do assunto referente aquele termo específico. Ao escolher a palavra-chave, é necessário estar atento ao desempenho da palavra-chave, de modo a ter mais acessos no texto, página, blog e/ou site criado.
Importância das palavras-chave
Escolher as keywords ideais são uma das maiores prioridades na hora de produzir o conteúdo, afinal elas são responsáveis por fazer com que o conteúdo em questão seja encontrado, lido, curtido e compartilhado. Logo, temos as palavras-chave também são indispensáveis como uma ferramenta do marketing de conteúdo.
O pensamento ao escolher as palavras-chave tem de ser cuidadoso e estratégico, pois o principal objetivo ao se pensar nas palavras-chave é propagar o conteúdo de maneira orgânica e destacá-lo em meio a tantos outros artigos presentes na internet.
Mesmo com o objetivo objetivo principal sendo atrair o público, é necessário que se tenha consciência dos diferentes públicos existentes e seus questionamentos, visto que são esses os termos que podem ser usados para segmentar keywords e garantir resultados inteligentes.
É por esse e outros motivos, que as keywords são importantes e devem ser escolhidas meticulosamente em prol de um maior número de impressões e conversões com um conteúdo de qualidade.
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Como definir as palavras-chave
Para definir as palavras-chave de forma eficaz, é preciso ter em mente alguns fatores, tais como: a persona (adequação do direcionamento do texto e das palavras às necessidades da persona), basicamente o blog deve atender as necessidades do usuário que procurou algo relacionado ao seu conteúdo. Objetivo da estratégia, traçar objetivos pautados nas palavras-chave escolhidas, pesquisa de concorrentes, analisar seus concorrentes para ter em mente palavras-chave que estão sendo usadas e observar resultados, uso de ferramentas práticas, como o Google Keyword Planner, Semrush, Keywordtool.io, Google Trends, entre outras.
Colocar-se no lugar do público é algo essencial na hora de definir as termos principais da sua campanha, afinal dessa forma será possível identificar de fato a persona e passar para os outros passos como quais técnicas de conversão serão usadas ou KPIs para serem monitorados.
Também é válida a interação com os públicos, visto que desta forma é possível compreender um pouco mais como funciona a linguagem dos seus leitores. Conversar com pessoas que estejam dentro do seu público alvo, interagir com comentários e observar a segmentação demográfica do seu site no Google Analytics são ótimas formas de filtrar interesses desses grupos.
Palavras-chave e SEO
Para um site ficar bem posicionado nas buscas, existem técnicas que auxiliam tal ação, como é o caso do SEO(Search Engine Optimization), no qual o uso das keywords é essencial. Na técnica de SEO, as palavras-chave precisam ser usadas de forma pensadas e definidas meticulosamente dentro de um planejamento prévio afim de auxiliar na hora de um bom posicionamento nas buscas. Então, se você quer aprender um pouco mais sobre como funciona o SEO e o Marketing de conteúdo, basta seguir a Doka nas redes sociais ou entrar em contato conosco!