Você sabe o que são estratégias de marketing digital?
Engana-se quem pensa que as estratégias de marketing digital se limitam a alavancar as vendas de um e-commerce
POR: DOKA COMUNICAÇÃO
Cada vez mais. a presença das organizações no ambiente digital torna-se imprescindível, uma vez que o número de usuários da internet no Brasil cresce constantemente. Com pessoas comprando, pesquisando, se divertindo e estudando todo o tempo, fica clara a necessidade de qualquer empresa investir em estratégias de marketing digital efetivas que tragam resultados!
Entretanto, permanecer somente em ambiente digital não garante às organizações que obtenham resultados imediatos e automaticamente. É preciso ir além, é necessário que tenham e adotem estratégias de marketing digital voltadas especialmente para seus negócios. Uma vez que, tais estratégias auxiliam na promoção da marca em ambiente digital.
Mas afinal, o que são estratégias de marketing digital? É um conjunto de ações planificadas e sistematizadas, os quais visam atingir os objetivos do marketing. As estratégias devem também estar diretamente relacionadas ao posicionamento da marca no ambiente digital, a fim de atender a demanda nela existente.
Quer saber como ter resultado com seu site?
Baixe nosso e-book de graça!
Além do mais, diferentemente das estratégias de marketing convencionais, no caso das estratégias digitais, utilizam-se de múltiplos canais, plataformas, ferramentas e métodos, os quais facilitam e auxiliam na realização de metrificações de resultados mais eficazes e mais rápidos de serem obtidos, muitas vezes até em tempo real.
Engana-se quem atribui às estratégias de marketing digital somente a função de impulsionar as vendas. Quando bem aplicadas e direcionadas, tais estratégias podem ir além, como engajar e auxiliar no relacionamento com seus respectivos públicos. Entre os exemplos de estratégias digitais utilizadas por agências e profissionais da área de comunicação e negócios, destacam-se:
Inbound marketing: estratégia utilizadas pelas marcas, para identificar e mapear seus potenciais clientes, além de propor a conscientização, por parte da marca e de seus gestores, sobre a necessidade de preocupar com o planejamento estratégicos, com o gerenciamento do tempo e controle das ações.
Esse tipo de estratégia se baseia na criação e compartilhamento de conteúdos relevantes e de qualidade, na manutenção de sua credibilidade e confiança diante seus públicos, no estabelecimento e manutenção uma comunicação mais aproximada e assertiva.
Entre seus objetivos, pode-se destacar: atrair seus públicos, obter e converter seus dados, conquistar sua confiança e fidelizá-los por meio de conteúdos relevantes os quais o beneficiem.
Marketing de conteúdo: considerada como uma estratégia cujo foco principal é oferecer conteúdo relevante que seja útil aos seus públicos, assim gerando conhecimentos. No caso, as empresas devem focar em gerar leads, realizar publicações em blogs, postagens e criação de conteúdos voltados às mídias sociais digitais, criação e divulgação de infográficos, criação e disponibilidade de e-books, e-mail marketing, criação e postagem de vídeos, etc.
SEO: é considerada como sendo a estratégia de otimização de conteúdo orgânico, voltadas/destinadas para serem veiculadas em ferramentas de buscas na web, como no caso do Google.
O SEO (Search Engine Optimization) faz com que a marca torne-se relevante nas principais plataformas de buscas e fácil de ser encontrada na web, sendo considerada como uma estratégia de longo prazo, podendo durar meses até que obtenham os primeiros resultados com sua aplicação.
Links patrocinados: considerada como sendo mais uma estratégia digital, os link patrocinados são utilizados para anunciar por meio das plataformas de busca como o Google. Tais links são pagos para atrair potenciais clientes de uma organização ou empresa que está a divulgar e disponibilizar seus produtos e serviços na web.
Também é possível se utilizar links patrocinados em plataformas de mídias sociais digitais como Facebook, Instagram e Linkedin. Somente no caso de links patrocinados no Google, são utilizadas ferramentas de métrica como, Google Adwords e Google Trends. Essas ferramentas otimizam e auxiliam na demonstração de resultados orgânicos obtidos a partir do acesso à esse links, com base em pesquisas realizadas por meio de palavra-chaves.
É uma forma estratégica a qual não é necessária fazer grandes investimentos iniciais, pois não há custos mínimos para utilizá-la, o que facilita com que seja empregada no planejamento estratégico de marketing das organizações e empresas.
Em relação às vantagens obtida por essa estratégia, destacam-se desde o alcance de alta segmentação de públicos, o controle de gastos e até a mensuração de resultados.
E-mail Marketing: é uma das estratégias mais utilizadas pelas organizações e empresas, por utilizar-se da internet, ela possui um longo poder de alcance, no caso, nas caixas de entrada de e-mail de cada cliente ou público. Entretanto, deve ser usada com parcimônia, pois quando mal utilizada, pode acarretar no agravamento do relacionamento com seus respectivos públicos e clientes.
Social media: esse tipo de estratégia está intrinsecamente ligado às mídias sociais digitais, em se tratado especialmente quanto aos relacionamentos estabelecidos nessas plataformas. Estudos relatam que, tais plataformas de mídias são as maiores engajadoras, em se tratando do Brasil.
Entre os atributos quanto ao emprego estratégico de social media, estão o aumenta o número de acesso à página da organização por meio de ações de engajamento, auxiliar na fixação da imagem organizacional, agilizar e dinamizar em tempo real a comunicação.
Por mais que, a cada dia, novos recurso e ferramentas estratégicas tecnológicas surgem em auxílio aos profissionais de comunicação, nada substitui a realização e adoção de um bom plano estratégico, no qual se faça o bom usos dessas ferramentas.