Mas afinal, o que é Marketing Digital?
Você sabe o que é marketing digital? Como é o processo de planejamento e conversão? E quais são as principais vantagens para sua empresa?
POR: MARIA BRAGANÇA
O Marketing Digital, contrariamente ao que muitos pensam, é muito subjetivo. Contudo, a expressão realmente se refere à realização de promoções de marcas e/ou produtos através das mídias digitais, servindo como um meio quase perfeito de interação com o público de forma objetiva, personalizada e no momento adequado.
O conceito de Marketing Digital foi criado por Philip Kotler e segundo ele “o Marketing Digital é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidade com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Portanto, o termo “Marketing Digital” é utilizado para resumir os esforços de marketing no ambiente virtual.
Atualmente, o essa estratégia tem sido um importante meio para se fazer e se conceituar marketing, pois, as mídias digitais estão em um crescimento acentuado, haja vista que a previsão é de que até 2021 existam 2,3 bilhões de consumidores digitais. Por esse e outros motivos, as empresas tentam solucionar problemas existentes com clientes e aumentar horizontes para novos potenciais clientes. Contudo, além das empresas, ONGs, igrejas, associações, entre muitos outros, podem fazer o uso de comunicação digital, portanto, há conteúdo de diversas áreas (geográfica, jurídica, psicológica, cultural, etc) que auxiliam o consumidor no momento de aquisição de algum produto.
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Como funciona
Há várias formas de fazer Marketing Digital, porém, cabe a cada um analisar qual é a estratégia de marketing que mais se adapta ao seu propósito. Entretanto, é sabido que, quanto melhor o site, sobretudo no que tange às respostas das buscas dos navegadores, maior a chance de atrair o público e aumentar o número de clientes. Felizmente, há diversas estratégias de Marketing Digital, como o Inbound Marketing (marketing de atração), marketing de conteúdo (como blogs), site institucional, redes sociais email marketing. É possível fazer Marketing Digital usando a Publicidade, afinal, na internet atual, existem três tipos de mídia: adquiridas (vem da interação com o público), possuídas (aquelas que pertencem a alguém – sites, blogs) e pagas (anúncios).
A Publicidade, portanto, pode ser feita em qualquer mídia digital, como via: pay-per-click, display ads, remarketing, promoção de conteúdo, anúncios em redes sociais, marketing de afiliados, gestão de leads.
A automação de marketing é um tipo de tecnologia do Marketing Digital e serve para agilizar as necessidades das empresas que buscam um Marketing Digital eficaz e rápido, pois esse recurso é como se fosse uma mescla entre sistemas de armazenamento, análise de dados e engajamento dos contatos.
Como fazer Marketing Digital
Como vimos, é possível utilizar diversas ferramentas estratégicas para executar um projeto com ênfase em Marketing Digital, que seja eficaz e adequado para o propósito de cada cliente. Entretanto, para traçar planos de para o Marketing Digital de fato eficiente, é necessário estabelecer objetivos por meio de diferentes possíveis ações.
Ou seja, ao determinar tentativas de previsão das diferentes situações e objetivos, também criando o chamado plano de marketing, se está usando todas as fontes de informação em prol do objetivo previamente estabelecido.
Para constituir um plano de marketing, apesar da aparência complexa, basta seguir alguns passos simples:
- Definir objetivos
- Criar indicadores chaves de performance
- Detalhamento da Persona
E, dessa forma, estão traçadas as ações necessárias para iniciar um Marketing Digital de qualidade que atenda os objetivos prévios do indivíduo e/ou empresa.
Vantagens
O Marketing Digital tem sido uma prioridade entre aqueles que desejam expor seus produtos e expandir a gama de clientes. Esse interesse por essa estratégia está cada vez mais presente devido às vantagens que este meio promove, como interatividade com o público, afinal o foco não parece ter sido o produto em si, mas a experiência que o cliente teve com o produto; análise e mensuração, pois é possível gerar dados e analisá-los de forma mais concreta, fornecendo possibilidade de melhoria contínua; e direcionamento, que visa a atingir uma maior quantidade de pessoas daqueles que de fato tem o perfil do produto e/ou empresa, de forma a economizar dinheiro que seria gasto em outra forma de marketing distinto do digital.
E são por esses principais motivos que o Marketing Digital tem se tornado uma das formas mais eficazes de se fazer Marketing e está sendo, gradativamente, mais e mais procurado no mercado em prol de uma maior visibilidade de empresas, marcas e/ou produtos semelhantes.
Portanto, aparentemente, vale a pena investir nesse nicho que tem sido visado e tem trazido sucesso para aqueles que usufruem e reconhecem seu valor.