Marketing de conteúdo B2B e B2C: qual é a diferença?
Ontem falamos um pouco aqui sobre o que é Marketing de Conteúdo. Hoje iremos explicar a diferença entre seus dois principais tipos: o B2B e o B2C. O marketing de conteúdo se apresenta de formas variadas. A estratégia adotada vai depender do objetivo da empresa e, principalmente, do seu público-alvo. Por isso, existem duas vertentes do marketing de conteúdo: B2B (Business to Business, ou seja, ‘de empresa para empresa’) e B2C (Business to Consumer, que quer dizer ‘da empresa para o consumidor’).
Resumidamente, podemos dizer que o conteúdo B2B é destinado à empresas, para quem são feitas revendas; e B2C é destinado aos consumidores finais, que irá usufruir do produto ou serviço. Por se tratarem de dois públicos bem diferentes entre si, é necessário haver um tipo de comunicação específica para cada um.
O marketing B2B, por se relacionar com empresas cujo objetivo é atrair outros negócios ou empresários, requer um tom mais formal. É um mercado menor e mais seleto e que exige um discurso mais direto.
Já o marketing B2C, por sua vez, deve se utilizar de uma linguagem mais informal e apelo emocional, criando um vínculo de confiança, para chamar a atenção do comprador.
Ou seja, para decidir qual é a melhor estratégia para o seu tipo de negócio, é preciso definir primeiramente quem é o seu público principal para decidir qual linguagem deverá ser adotada.
Estratégia de Marketing
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B2B: Em geral não se utilizam meios massivos, mas sim há a preferência pelo marketing de relacionamento, pela presença em eventos do setor e principalmente o contato personalizado entre os responsáveis comerciais de ambas as partes.
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B2C: A partir das características do produto e do mercado objetivo, geralmente utiliza-se a publicidade em meios massivos tradicionais (TV, rádio, jornais e revistas) e online (sites, buscadores, e-mail marketing e redes sociais).
O essencial é sempre se preocupar em produzir um bom conteúdo, independentemente da estratégia adotada.