SEO — entenda como aplicar um plano de conteúdo pode ser vantajoso
Trabalhar com marketing de buscadores traz resultados, mas qual é o processo para criar um plano de conteúdo funcional e efetivo?
POR: GABRIEL CARDOSO
AInternet potencializou muitos negócios a um nível nunca visto. Não é incomum a história de pequenos empreendimentos que se adaptaram à vida digital e viraram gigantes em seus segmentos, faturando milhões de reais atendendo nichos de negócios que se tornaram extremamente rentáveis. Unindo um bom sistema, com qualidade de serviços e atendimento é possível conquistar uma posição de destaque em qualquer segmento. Uma solução para uma nova empresa conseguir se destacar na web é por meio das técnicas de SEO e usando um plano de conteúdo. Mas você sabe o que são essas técnicas, o seus segredos e como elas podem trazer bons resultados para todos os tipos de organização.
O que é SEO
SEO vêm do Inglês, uma sigla que significa “Search Engine Optimization” (Otimização para Mecanismos de Busca). SEO basicamente representa um conjunto de técnicas que os mecanismos de busca propõem para listar conteúdos de qualidade em primeiro lugar. A grosso modo, podemos dizer que existem três grandes fatores que auxiliam seu site a estar em primeiro lugar no Google. Para questão de facilidade de compreensão, chamamos as três de SOT COT e IOT.
SOT Server optimization Techniques
Server optimization techniques são as práticas que um webmaster precisa adotar para garantir o bom desempenho de um site. Para que suas páginas estejam tecnicamente otimizadas, você deve prezar por escolher uma agência especializada na construção de sites velozes, com plataformas de gerenciamento de conteúdos de fácil uso e que recebam suporte de toda a comunidade. O webmaster responsável por gerenciar os aspectos técnicos do seu site deve conhecer as técnicas operacionais de SEO para garantir que seu site esteja sempre veloz e preparado para os visitantes que entrem por meio dos dispositivos móveis.
Outro fator imperativo para garantir a velocidade e o bom desempenho do seu site é o servidor. Optar por opções mais em conta de servidores pode ser uma economia a curto prazo, no entanto, um site com uma baixa velocidade de conexão nunca conseguirá melhorar seu posicionamento no Google, além de pesquisas apontarem que o usuário aguarda no máximo cinco segundos pelo carregamento de uma página. Nessa hora, consultar por melhores opções em sua agência de comunicação é a melhor forma de ter um bom desempenho técnico.
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COT Content optimization Techniques
As técnicas de otimização de conteúdo são um dos mais importantes aspectos do SEO. Nesta fase que vemos um plano de conteúdo ser desenvolvido para trazer resultados usando artigos interessantes e relevantes para seu consumidor. Mas quais são as técnicas de otimização de conteúdo? Se colocadas de maneira geral podemos a resumir da seguinte forma:
- Selecione Keywords relevantes para seu negócio;
- Aplique a Keyword no título de seu texto;
- A keyword também precisa estar no subtítulo do texto;
- O parágrafo introdutório do texto precisa conter a keyword;
- A keyword precisa estar espalhada de forma orgânica em todo o texto;
- Seu artigo precisa conter links internos e externos;
- Seu Título SEO — Mais conhecido como link azul do Google — também segue regras;
- Sua metadescrição precisa ser interessante, além de conter a palavra-chave;
- A URL da página precisa ser de fácil memorização e ser amigável.
Os pontos acima são apenas algumas das regras básicas da otimização de conteúdo, porém, apenas aplicar essas técnicas sem ter estratégias do projeto apenas não garantem seu retorno.
IOT Image optimization Techniques
O Google usou seus usuários para crescer e desenvolver recursos ainda mais avançados para conseguir melhorar seus sistemas. Uma das evoluções mais perceptíveis se deu pela proposta de um sistema de otimização de imagens. Fazer a otimização da imagem permite que os buscadores as reconheçam e melhorem seus sistemas, as ranqueiem em pesquisas relacionadas ao tema e contém como pontos de avaliação para o site como um todo.
SEM — Search Engine Marketing o conceito macro de um plano de conteúdo
Ao contrário de campanhas pagas, SEM tem como objetivo a conquistar a independência de links patrocinados com o Google Ads, porém, esse é um trabalho que exige uma longa estratégia de planejamento de conteúdo e uma agência especialista no assunto.
No entanto, é necessário que seja explicado um ponto: Search Engine Marketing é um modelo de negócio econômico a longo prazo, porém sua implementação demora um tempo considerável para trazer resultados!
Portanto, para você conseguir bons resultados, o planejamento em longo prazo deve ser feito usando um plano de conteúdo pensado com estratégias específicas para seu negócio. Para isso você precisa ter o conhecimento e usar as ferramentas certas para selecionar as palavras chaves mais relevantes para sua empresa, sempre alinhadas com o objetivo de sua marca.
Com a boa seleção de palavras-chave e a produção de textos relevantes para sua marca, sua empresa ter uma poderosa ferramenta de engajamento com os consumidores. Mesmo sendo planejada para captar novos leads vindos dos buscadores, os conteúdos podem ser reaproveitados para trazer clientes das redes sociais ou enviados para leads frios como forma de reacender seu relacionamento.
Especialmente ao se usar as técnicas e ferramentas de copywriting, é possível melhorar a taxa de conversão dos leads que visitam seus artigos, seja qual for a sua origem. Com um bom plano de conteúdo, estratégias de publicação, captação e retorno é possível aumentar a conversão de leads!
Escolher a agência certa vai auxiliar na construção de reputação, converter mais leads e deixa seu produto em evidência.
Um desafio das empresas é selecionar agências profissionais, que sejam especialistas em seus campos de atuação. Facilmente encontramos “grandes profissionais” mas que não possuem resultados. Com a Doka Comunicação você pode ter uma especialista real na aplicação de um plano de conteúdo. Um exemplo? Se você chegou até essa matéria via Google, se sentiu interessado em saber mais sobre o texto e leu até este ponto — temos a certeza que o projeto foi feito corretamente.
Mas não fazemos isso apenas com a nossa agência, temos os cases da Revista Digital Online e da Revista Dell Ambiente, que vêm crescido cada vez mais usando técnicas de SEO e o uso de um plano de conteúdo. Quer saber mais sobre nossos serviços de planejamento de marketing de conteúdo? Entre em contato com a gente pelo Whatsapp agora mesmo!