Marketing nas redes sociais, como funciona, veja os lados positivos e negativos
Marketing nas redes sociais, as redes sociais deram origem ao um grande mercado e hoje é um dos principais canais de comunicação, com ela é possível a divulgação de marcas com o público.
POR: GIOVANNA BAGIO
Quando falamos sobre Marketing nas redes sociais, a primeira coisa que vem nossas cabeça são os anúncios, propagandas, isso tudo é proposto através dos algoritmos, que selecionam os anúncios de acordo com nossos interesses. Eles “funcionam ao nosso favor”, mas cada vez mais usuários têm considerado as propagandas excessivas algo abusivo por perturbar momentos pessoais.
O que são os algoritmos?
Colocando algoritmos em termos mais simples, podemos os classificar como sequências lógicas de instruções pensadas para resolver determinados problemas ou agrupar informações de maneira lógica. Toda nossa vida digital é cercada por algoritmos, sejam eles diretamente controlando o que vemos ou os anunciantes os usando ativamente para nos atingir com publicidade.
Existem diversos algoritmos, e cada rede social possui um, por exemplo o instagram, usa dos algoritmos de relacionamentos, temporalidade, e é pendente do engajamento de outras pessoas, desse modo podemos saber qual melhor horário de postagens, fazer o uso de hashtags, entre outras melhorias, que utilizamos a nosso favor.
Para o marketing nas redes sociais ser operado é criado um planejamento estratégico, que busca usar dos algoritmos de forma ativa e passiva para melhorar o alcance! Este marketing é elaborado para ser implantado por via das plataformas das redes sociais, com ela traz atrativos para o público com as divulgações de uma empresa.
Quer saber como ter resultado com seu site?
Baixe nosso e-book de graça!
O marketing é dividido, como se fossem um tópico, dentro dele possuem diversos subtópicos, como por exemplo: marketing digital. marketing nas redes sociais, marketing de conteúdo, entre outros.
O marketing nas redes sociais atua como estratégia, com intenção de venda de algum produto, servem como prestadores de serviço ao público, normalmente um público alvo/ público específico.
As redes sociais, viraram o melhor meio de comunicação que poderíamos ter, com ela o marketing digital está mais próximo do público alvo (por conta dos algoritmos).
Toda propaganda tem um porque, se está parecendo em sua timeline, você provavelmente estava procurando por aquele produto ou procurado sobre ‘’ viagens para Londres ‘’, e então você entra no Instagram e se depara com este anúncio “Pacote de viagem para Londres, venha conferir em nosso site”, ou no facebook apareceu diversas propagandas de viagens, hotéis, para que essas propagandas apareça é utilizados os algoritmos e ele começa a trabalhar quando você entrar em sua rede social terá alguma propaganda baseado em suas pesquisas.
O marketing digital pelo lado positivo ele só quer propor comodidade, pois assim você acaba vendo alguma oferta, alguma coisa que você realmente queria, estando mais próximo daquilo que você veio pesquisando.
Também conhecido como Marketing de display, a publicidade display é feita via online, onde um anúncios, propaganda é mostrada em uma página da web destinada.
Interaja, pra isso que foram feitos e são investidos o marketing nas redes sociais, servem de comunicação, para o público.
De acordo com o site Neil Patel, 73% das empresas que possuem melhor desempenho, trabalham com o engajamento ao cliente como sua prioridade.
As ferramentas oferecidas pelas redes sociais como, facebook, instagram, twitter, google+ entre outras, permitem a divulgação com uma enorme versatilidade de custos, que geram resultados positivos a empresa que investiu independente do orçamento.
Marketing ocupam quase todo espaço da tela do computador, celular ou qualquer outro dispositivo, pode ser o marketing de conteúdo, tanto o digital nas redes sociais seja em imagem ou vídeos.
Quais são os lados positivos?
- Marketing nas redes sociais traz bons resultados a empresa investidora.
- Marketing nas redes sociais está entre os que mais crescem no mundo.
- As redes sociais são o melhor caminho de comunicação, pois todo mundo está “online”.
- Aumento gradativo nas mídias sociais.
Lados negativos:
- Estes anúncios e propagandas podem gerar incômodo, os anúncios nativos funcionam como forma de integrar a propaganda com o restante elementos da página, sem incomodar navegação do usuário, ela faz com que nem o usuário percebe esta propaganda pois ela se torna integrante da página.
- Vulnerabilidade, uma reclamação impacta muito mais que um elogio, ou seja sua empresa se torna mais acessível, sendo vulnerável a todos os públicos, tomar cuidado, respeitar os direitos humanos e todos os públicos ao fazer uma propaganda/ anúncio, ao responder alguma dúvida de um cliente, ser passivo e educado.
- O marketing nas redes sociais são de médio prazo, você não tem resultado imediato, resultado financeiro acaba não sendo a primeira coisa após fazer um anúncio.
- Não invista apenas no marketing nas redes sociais, se você quiser resultados imediatos, como: Busdoor, Marketing Promocional, Mídia BikeDoor, Mídia Digital OOH, Midia Externa.
- Se não for administrado pode acabar com a imagem da empresa atualize bastante, esquecimento gera esquecimento, tenha alguém que administre o crescimento do marketing nas redes sociais.
Apesar dos lados negativos, citado acima, é muito importante investir no marketing nas redes sociais, pois as redes sociais são grandes pontes de comunicação, cada vez mais vem crescendo, e o investimento é positivo na maioria dos casos.