Público-alvo do site
POR: DOKA COMUNICAÇÃO

Em primeiro lugar, a Doka Comunicação gostaria de desejar a todos um Feliz Natal
Focar em um público-alvo significa direcionar sua oferta para um grupo de pessoas que possuam o perfil mais ajustado à necessidade ou solução que você está oferecendo.
Antes de criar o site de sua empresa, um ponto fundamental deve ser definido: quem é o seu público-alvo e o que deve ser feito para atingi-lo. Com esses objetivos em mente e o foco no cliente, é que a definição de layout, conteúdo e formato da sua página deve ser formulada. Se você não conhecer o seu cliente e não souber como ele pensa e age online, a sua campanha de marketing não irá funcionar, e todos os seus esforços na criação do seu site serão em vão.

É preciso conhecer seu público-alvo para conseguir engajamento e conversão no futuro. Pense na audiência para quem você dirige o conteúdo do seu site. Ela pode ser segmentada por sexo, local, idade e muitos outros fatores.
Podemos defini-lo pensando nas seguintes perguntas:
- Como o seu público alvo procura pelo seu produto ou serviço?
É muito comum usarmos uma ferramenta de busca para procurar por algo online, principalmente após uma recomendação cara-a-cara. Muitas pessoas também podem chegar até a sua empresa através do Facebook ou outras redes sociais. Procure descobrir qual a origem dos acessos à sua página para direcionar melhor as suas campanhas de marketing.
- Como o seu público alvo usa o seu produto ou serviço?
Então como você descobre como o seu produto está sendo usado? Através de uma comunicação direta e honesta com os seus clientes, pedindo a opinião e o feedback deles através de todos os canais de comunicação que você utilizar (email, redes sociais, etc). Dessa forma, você estará entrando na mente do seu consumidor, o que lhe permitirá promover seu negócio com muito mais eficiência.
- Como o seu público alvo escolhe seu produto ou serviço?
Neste momento, é preciso que você descubra qual o processo de escolha do seu público alvo. Eles comparam concorrentes? Quais são os seus competidores? O preço é um fator determinante ou a qualidade fala mais alto? Eles procuram por depoimentos de usuários satisfeitos (ou não)? Eles adquirem seu produto apenas durante uma promoção ou certa época do ano?
Todos esses fatores são importantes e irão ajudá-lo na compreensão de seus clientes, então é preciso que você invista na procura por estas respostas, fazendo uma análise de mercado e revendo a fonte de tráfego do seu site. Isso poderá levar algum tempo, mas os resultados concretos que isso irá trazer serão determinantes no sucesso do seu negócio.
Fonte: http://goo.gl/qfLV4o