Publicidade virtual na mídia e como ela é absorvida pelo público
Como o jornalistas utilizam a publicidade virtual de forma estratégica para alcançar um maior número de cliques em suas reportagens.
POR: RAFAELLA CLARI CSATLOS
A internet, desde que foi criada, vem revolucionando cada vez mais o período em que vivemos. Com uma alta publicidade virtual, é possível criar diversas plataformas midiáticas. Empresas ao ver toda essa ascensão, em que as pessoas ficam interagindo 24 horas por dia, passaram a investir em uma grande quantidade com o intuito de promover sua marca, levando um maior alcance do público desejado, visando um aumento lucrativo.
Pelo fato da maioria da população possuir dispositivos móveis, onde estão conectados maior parte do tempo, a publicidade passou a ser mais divulgada de forma online, com anúncios pagos em sites de grandes acessos, ou em vídeos do youtube, ou divulgado diretamente pelos influencers no instagram.
Hoje, por existir diversas plataformas, o ramo da publicidade virtual ficou muito maior, pois além de ainda tem em jornais, propagandas em telenovelas, panfletos e revistas, a internet possibilitou com que empresas ficassem mais conhecidas, pois permite que elas atinjam mais facilmente seu público-alvo de maneira eficaz.
Porém é necessário um planejamento de estratégias nesse meio online das mídias sociais, principalmente na parte da publicidade, que é a parte em que empresas conseguem se promover mais, assim tendo uma valorização maior. Com isso entra a área de jornalismo, junto com a publicidade, curso de extrema importância, pois são os textos, as mensagens passadas para o cliente, que podem gerar o reconhecimento desejado.
Mas antes de construir qualquer texto, tem que saber o público que será direcionado para saber qual forma de linguagem utilizar e quais palavras-chave serão aplicadas para aparecer em primeira instância para o usuário. Para isso existem plataformas, como o Google Ads que ajuda a identificar palavras que estão em alta e de maior procura, assim fazendo uma boa publicidade da marca específica.
Um ponto importante a ressaltar é, como o jornalista ao entrar meio digital tem que mudar totalmente sua forma de escrita, saindo de técnicas tradicionais e entrando no mundo moderno. O jornalismo digital é uma das áreas de maior destaque no meio da comunicação, onde ele traz inovações de formas sucintas para cativar ainda mais o leitor. Com informações relevantes, o jornalismo digital aplica técnicas que inserir propagandas no meio de seu texto, induzindo inconscientemente o leitor a adquirir o produto, ou simplesmente procurar mais sobre o assunto. Isso tudo não passa de métodos utilizados pela publicidade, área que mais impacta o leitor.