Publicidade: divertida ou eficiente?
Nesse dia 13/11 foi celebrado(?!) o Dia Mundial do Mau Humor; as contas se acumulam, os prazos são cada vez mais apertados, os problemas do dia a dia nas grandes cidades oprimem e até mesmo quem tem vocação pra monge se pega bufando ou esbravejando por aí.
Talvez por isso mesmo, para aliviar esse estresse todo, a publicidade veiculada no Brasil tenha quase sempre uma vertente de humor. São campanhas e mais campanhas com uma “pegada” divertida, um tom leve e bem humorado.
O que muita gente deve se perguntar é: será que funciona?

Campanha do shampoo Dove Men Care
A resposta mais adequada é que não é o humor que faz uma campanha publicitária funcionar ou não. O que faz a diferença é o planejamento, compreender corretamente o cenário em que o produto ou serviço está inserido. Conhecendo o público-alvo adequadamente, com clareza sobre as necessidades de comunicação do cliente e, claro, dependendo do tipo de produto ou serviço oferecido, é possível usar o humor (ou não) que a coisa vai funcionar.
Porque divertido mesmo é ver seu cliente satisfeito!