Marketing Digital Passo a Passo – Preparação
POR: Wladi Lima
Hoje em dia muitas pessoas trabalham com Marketing Digital, mas o que realmente conta (claro além de seus resultados) com certeza são suas experiências.
Afinal trabalhar diretamente com pessoas no caso do B2C, onde um indivíduo pode a qualquer instante iniciar uma discussão da qual não é interessante para sua marca a qualquer momento é muito mais fácil através de um clique.
Pensando nisso, o Marketing Digital deve ser pensado estrategicamente, pois ainda hoje é comum seu budget estar inserido dentro do Marketing como um todo e é em cima deste contexto que devemos começar nossa campanha de Marketing Digital passo a passo.
Preparação:
– Aprovação da Diretoria;
Monte seu projeto e apresente-o à Diretoria de sua empresa. Lembre-se que toda a Empresa deve estar inserida no projeto e quando falo em toda a Empresa falo realmente todos os setores, pois “a cultura de Marketing Digital não se impõe e sim se pratica”.
Mas como fazer com que a Diretoria compre a sua ideia?
Existem alguns conceitos que devem ser abordados para que seu projeto de Marketing Digital decole e para esta aprovação você deverá abordar desde quais os profissionais envolvidos, quais os departamentos e/ou áreas envolvidas, quais as ferramentas e/ou plataformas serão utilizadas sejam elas gratuitas ou pagas e o que trarão de resultados para sua campanha de Marketing Digital, qual o tempo necessário para a implantação e também “fazer acontecer” e por fim e realmente o que a Diretoria “sempre quer saber”: Qual o ROI (retorno sobre o investimento) que a campanha de Marketing Digital trará para a Empresa?
Lembro que esta mesma Preparação é indicada para campanhas de Marketing Digital tanto para Vendas como para Branding, pois apenas o objetivo final mudará, mas a metodologia inicial será a mesma. Podem até ocorrer fatores que por algum motivo faça com que alguns pontos não sejam abordados ou mesmo trocados por outros aqui não citados, mas vale de regra que se a Diretoria da Empresa não está com você em sua campanha de Marketing Digital será muito mais difícil fazer com que ela obtenha sucesso em sua preparação e consequentemente no resultado final.
Até a próxima!