Diagramação de Livro e Criação de Capa Para Obter Sucesso
Como obter qualidade gráfica na diagramação de um livro e ainda ter uma capa criativa que chame atenção do leitor com uma identidade visual forte.
POR: OTAVIO FRANCESCONI
Diagramação é o ato de diagramar e diz respeito a atribuir elementos gráficos no espaço da página. Entre as diretrizes principais da diagramação podemos destacar a hierarquia tipográfica e a legibilidade.
A diagramação é aplicada em jornais, revistas, websites, embalagens, manuais e televisão. A diagramação de um livro costuma seguir um projeto gráfico para que se mantenha uma identidade visual em toda a peça.
Na diagramação o elemento mais importante é a tipografia, pois influi na forma em que o leitor compreenderá aquele texto, devendo se levar em conta a legibilidade, dimensão e caráter ao ser escolhida uma fonte. O espaço delimitado dentro de uma página chama-se ‘mancha gráfica’, onde cai tinta sobre o papel; fora destes limites, nada pode ser impresso e nenhum elemento pode ultrapassar.
Quando essa mancha eventualmente passa a borda da página, pode se dizer que a impressão é sangrada.
14 x 21 cm, que é o modelo clássico de livro, o mais usado, o que tem melhor aproveitamento de papel e de tinta de impressão, e por isso, o mais econômico para o autor realizar a diagramação correta. Um layout de página bom, básico é deixar margens de 1,50 cm nas bordas externas, direita e esquerda, superior e inferior, e permitir uma margem de 2 cm no interior “coluna vertebral”, onde se aplica a cola que une as folhas do livro. Para evitar que essas páginas fiquem manchadas recomenda-se deixar 5 mm a mais ao redor da capa, conhecido também como ‘sangria’.
A criação de uma boa capa tem que ter imagens significantes e poucas palavras, algo realmente belo e que atrairia a atenção do público alvo e do leitor, um design ruim poderia comprometer as vendas.
Não existe muito segredo na criação de capas, pois tudo depende de que mensagem aquele livro quer passar, assim, deve haver um amplo trabalho de pesquisa sobre quem é o público alvo, qual o objetivo do autor, a temática da obra e levar em consideração desenhos a serem usados e a ciência das cores, que juntando todos esses fatores não haveria uma falha comunicacional, despertando o interesse do cliente a retirar aquele livro da estante.