Como escrever na web
A primeira coisa que se deve ter em mente ao se criar uma fanpage, e-commerce ou site é que o conteúdo da página faz toda a diferença para o leitor. Porém, se houver muito texto presente, o usuário logo desiste da página, pois a maioria não lê tudo, e sim, “escaneia” a página buscando informações pertinentes.
Tendo isso em mente, devemos focar em conquistar o cliente logo nos primeiros parágrafos do texto, para que assim ele se sinta tentado a ler o restante do conteúdo. E como fazer isso? Bem, algumas dicas são:
- Título da página claro e destacado
- Valorizar os 2 primeiros parágrafos – diga logo o que vai ser encontrado na página
- Evite parágrafos introdutórios com “blá-blá-blá”
- Escreva parágrafos curtos envoltos por espaço vazio (espaço entre os parágrafos)
- Use imagens bem feitas e elucidativas
- Use listas para destacar pontos importantes
- Use subtítulos para especializar o conteúdo
- Use efeitos de texto (negrito e itálico)
- Cite referências e faça outros links
- Uso correto do português
- Nada de textos muito longos
Seu texto deve ser informativo, interessante e apresentar dados que sejam úteis para o usuário, além de despertar a curiosidade dele. É importante também saber exatamente o que será tratado no texto para não fugir do assunto e confundir ou dispersar o leitor. Para isso, é ideal reunir as ideias e argumentos em um papel antes de publicá-las online. Não podemos esquecer também que é necessário definir quem é seu público-alvo para não falhar na hora de passar a mensagem que você deseja.
Fonte: Agência Mestre