Chat online para sites: como funciona?
Um dos modelos de comércio que mais vem crescendo atualmente é o e-commerce. Para quem não sabe, e-commerce significa, em sua tradução literal, comércio eletrônico: mais conhecido por nós como as famosas lojas virtuais.
Porém, para que uma loja virtual seja viável, ela precisa apresentar um excelente serviço a todos os clientes em potencial que estão buscando determinado produto ou informação para que o usuário não fique com dúvidas e deixe o seu site sem efetuar a compra que pretendia.
Para que isso não aconteça, é importante que a sua loja virtual possua uma ferramente chamada chat online, onde o cliente poderá esclarecer quaisquer questionamentos que surgirem em tempo real, convertendo esse medo em vendas.
Confira alguns benefícios do chat online:
- Maior agilidade nas respostas: quando o cliente está com dúvidas, o ideal é que isso seja esclarecido o mais rápido possível. Através de canais de comunicação como email ou redes sociais, muitas vezes o cliente tem que aguardar por uma resposta que, por conta da demora, pode fazer com que ele desista da compra. O chat, porém, tem retorno imediato.
- Deixar o cliente seguro e satisfeito: Devido ao atendimento diferenciado do chat, o cliente se sente mais bem cuidado e a sua experiência se torna mais positiva, aumentando a confiança na marca.
- Aumentar o número de vendas: Na maioria dos casos, o cliente que fica satisfeito com o atendimento volta a fazer compras na loja virtual.
E alguns cuidados que devem ser tomados:
- Rapidez no retorno: Se você se dispõe a ter um chat na sua loja virtual, é importante que tenha sempre alguém online, pelo menos nos horários comuns de trabalho.
- Visibilidade do serviço: O chat tem que estar visível e bem localizado para que o cliente possa encontrá-lo com facilidade.
- Respostas personalizadas: Prestar atenção ao que o cliente está falando é importante. Cada caso é um caso. Evite as chamadas “respostas prontas”. Além disso, procure se apresentar no início da conversa.
- Avaliação do atendimento: Permita que o usuário avalie o atendimento ao final da sessão, assim você recebe feedbacks para estar sempre aprimorando o seu serviço.
Existem alguns sites que disponibilizam chat online para que você mesmo instale-o na sua página. Consulte as plataformas Asisteclick e Olark.
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