Afinal, o que é Marketing?
O mundo está saturado de tanta publicidade; somos bombardeados com mensagens e ofertas comerciais que nos atingem várias vezes ao dia, por todos os lados e, no entanto, muita gente ainda confunde marketing com vendas ou com publicidade.
De uma maneira muito simplificada, mas didática, marketing é o conjunto de esforços que uma organização faz para sanar uma necessidade de um grupo de pessoas e receber algo em troca. De modo geral são empresas trocando produtos e serviços pelo dinheiro dos consumidores, mas pode ser, por exemplo, um candidato oferecendo soluções para uma cidade em troca de seu voto ou uma ONG prometendo cuidar do meio ambiente em troca de doações ou trabalho voluntário.
Esse conjunto de ações envolve TUDO que a empresa desenvolve. Não se trata apenas de executar uma campanha publicitária, mas de garantir que o consumidor encontre o produto no ponto-de-venda, na quantidade e com a qualidade adequadas as suas necessidades e a um preço acessível.
O olhar deve ser mais amplo, baseado em um diagnóstico de mercado que identifique corretamente as necessidades do consumidor, os pontos fortes e fracos da organização e as oportunidades e ameaças que o mercado apresenta.
Não arrisque sua verba, conte sempre com uma agência especializada!