Como uma consultoria de marketing digital pode ajudar sua empresa?
Uma consultoria de marketing digital pode trazer muitos resultados positivos para sua empresa, que vão desde comerciais até reputacionais!
POR: GABRIEL CARDOSO
Aestratégia de comunicação é o segredo para se conseguir um retorno alto e atingir os seus objetivos. Especialmente quando trabalhamos com comunicação digital, onde existem uma infinidade de ferramentas que podem confundir a cabeça até dos mais antenados comunicadores, é importante ter um bom guia para garantir que a sua empresa tenha um plano de marketing online estratégico. Então, se você deseja que sua empresa tenha resultados com a comunicação online a Doka Comunicação preparou um artigo de consultoria de marketing digital para você compreender brevemente como essas estratégias podem gerar resultados.
Quais são as vantagens do marketing digital
Projeções indicam que até 2020 o gasto total de empresas em marketing digital deve subir para mais de 300 bilhões de dólares. Mas quais são as razões que levam empresas de todo os tamanhos, de todo o mundo investir em uma estratégia de comunicação digital? Elas vão de um dos melhores custos X benefícios de campanha até argumentos mais simples, como por ser o ambiente onde o consumidor moderno se encontra.
Custo benefício
O marketing digital é uma das ferramentas mais versáteis da publicidade moderna, nele existe a possibilidade de ampla concorrência. Permitindo que empresas de todos os portes anunciem para seu segmento de clientes preços extremamente acessíveis em relação aos canais da mídia tradicional. Em relação aos grandes canais da TV aberta, em que cada inserção de 30 segundos pode custar até 800 mil reais, as campanhas de marketing digital costumam ter um altíssimo ROI. O retorno médio a cada dólar gasto nas campanhas de marketing é mais alto que em outras formas de campanhas, especialmente quando as ações são planejadas com o auxílio de uma consultoria de marketing digital.
Mensurabilidade
Ao contrário da publicidade tradicional, as ferramentas online permitiram o desenvolvimento de centenas de ferramentas para monitorar, mensurar e replanejar campanhas usando dados. Usando as plataformas de marketing digital, você pode monitorar o retorno dos seus clientes, como eles se comportam em seu site e até mesmo se eles deixaram produtos em seu em aberto no carrinho de compras. Especialmente com a integração de plataformas, que permite que você consiga ver de forma a relação entre cada real gasto em campanhas de marketing digital e seu retorno em vendas.
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Competitividade
A mídia tradicional tinha um grande problema de “elitização” quando se falava de publicidade. Apenas as maiores empresas do mercado tinham condições financeiras de arcar com as custas de produção e veiculação de publicidade nos veículos mais visualizados. Já com o advento da internet e do marketing digital, pequenas empresas começaram a anunciar com verbas mais baixas (entenda isso como verbas não milionárias) e atingir seus consumidores de maneira assertiva. Ou seja, enquanto nos VCM (Veículos de comunicação de massa) o público era mais heterogêneo, as plataformas de marketing digital permitiu que fosse feita uma poderosa segmentação!
Segmentação
A internet e um enorme compilado de dados, deixamos informações sobre nós em nossos e-mails e redes sociais, em nossas pesquisas e até mesmo ao entrar em uma série de sites. Esses dados, quando organizados por uma agência experiente que compreenda as plataformas, consegue segmentar de maneira poderosa seus consumidores e traçar um perfil de comprador. Com essas ferramentas, além de possibilitar você a utilizar técnicas como do buyer persona, que deixará sua comunicação direcionada para um “cliente específico” que você considera seu consumidor ideal.
As ferramentas de segmentação são ainda mais poderosas quando lidamos com campanhas patrocinadas. É com elas que as plataformas liberam toda sua possibilidade de segmentação e direcionamento de conteúdo e onde uma grande parte da ação no marketing digital acontece.
Comportamento do consumidor
Estar onde você será visto é um dos princípios básicos da publicidade. Especialmente nos últimos anos, com a popularização e barateamento dos smartphones, vimos uma grande mudança nos polos da comunicação mercadológica, que passou dos V.C.M para as redes sociais e para o Google. Segundo pesquisas, cerca de 60% da população brasileira já possui acesso a internet, então estar presente de forma estratégica na internet é indispensável para o crescimento dos negócios.
Quais são as principais ferramentas do marketing digital
Inicialmente, é interessante que sua empresa passe por uma consultoria de comunicação para entender quais ferramentas podem ser mais ou menos efetivas para seu segmento de negócio. Segmentos diferentes podem ter desempenhos muito diferentes ao usar determinadas ferramentas, é importante conhecer como cada uma delas pode funcionar para seu mercado. Visto que enquanto um e-commerce de roupas pode ter um desempenho fenomenal em redes sociais, uma empresa B2B especializada em produtos de higienização pode ter um desempenho morno com campanhas.
Gestão de redes sociais
Redes sociais são a porta de entrada do marketing digital, afinal elas apresentam um grande valor para diversos aspectos de uma organização. Elas podem possuir um grande poder de influência orgânica, servir plenamente como uma plataforma de marketing digital e garantir um peso institucional para sua empresa. No entanto, o contato direto com o consumidor nessas plataformas de mão dupla exige um grande planejamento, uma presença mal planejada pode resultar em impactos negativos.
Não é difícil apontar casos de empresas que realizaram uma má gestão de suas redes sociais e tiveram seus negócios impactados de maneira negativa, algo que poderia ser evitado com o auxílio de uma consultoria de marketing digital. Para isso, saber realizar a gestão de suas redes sociais é uma parte indispensável de qualquer plano de marketing digital. Minimamente, sua empresa necessita de um perfil ativo para realizar impulsionamentos por meio das redes sociais, visto que as campanhas patrocinadas em redes sociais conseguem trazer um dos melhores ROI do marketing digital.
Conteúdo
Planos de conteúdo são uma parte importante para as estratégias SEM (search engine marketing) e para todo o plano de marketing digital. Quando planejado em conjunto com uma consultoria de marketing digital experiente, ele pode ser reutilizado em todas as ferramentas para gerar engajamento e leads. Além de seu uso básico para trazer leads do Google, o material desenvolvido pode ser compartilhado em redes sociais e-mail marketing para gerar ainda mais engajamentos e leads quentes.
Links Patrocinados
Uma das bases para as estratégias de marketing digital são as campanhas de links patrocinados. As campanhas com base em links patrocinados podem ter os mais diferentes objetivos estratégicos, desde simplesmente trazer tráfego para o site, vender diretamente os produtos ou até mesmo captar leads para uma campanha de e-mail marketing ou consultores de vendas. A vantagem das campanhas patrocinadas em relação ao restante das opções de marketing digital a sua ampla configuração de direcionamento de anúncios, que podem ser direcionados a pessoas mais interessadas em adquirir seu produto ou seu público de interesse.
Estratégia de marketing digital
Pensar em uma estratégia de marketing digital ampla, que atenda as necessidades da sua empresa pode ser um enorme desafio para aqueles que não estejam preparados. As empresas que planejam investir em comunicação digital precisam de uma parceira especialista para guiar um plano estratégico ou minimamente realizar uma consultoria de marketing digital. Desta forma seu plano de comunicação estará menos suscetível a falhas e você saberá o que fazer para atingir suas metas.
Um plano estratégico de marketing digital irá englobar todas as ferramentas descritas a cima, de maneira planejada como forma de maximizar todos os resultados. Os conteúdos são pensados de acordo com um cronograma e tudo será replicado de forma planejada e concisa, para trazer consumidores, visitantes e mais negócios. No entanto, oficializar sua estratégia de marketing pode surgir um problema sério que precisa ser pensado.
Consultoria de marketing digital
Desenvolver um plano de marketing digital exige recursos, conhecimentos e planejamento, muito planejamento. Caso sua empresa não tenha os recursos internos para desenvolver basta conhecer uma agência que preste serviços de consultoria de marketing digital. Com uma consultoria especialista em marketing digital é possível ter uma visão mais ampla do seu negócio, feita por profissionais de comunicação que lidam com diversas empresas dos mais variados segmentos. Em casos de contratação de consultorias você terá as seguintes opções para executar o plano desenvolvido.
Executar internamente ou contratar uma agência
Ter um profissional interno para atender as necessidades da comunicação da sua empresa pode ser uma enorme vantagem, você terá o controle das artes e a rotina da comunicação ficará muito mais próxima de você. Especialmente ao se contratar uma consultoria de marketing digital essa opção fica mais viável, visto que o planejamento estratégico já estará feito e basta realizar a execução.
No entanto, as vantagens de ter uma agência executando seu plano de marketing digital estratégico pode ser muito mais vantajoso. Afinal, você estará contando com uma equipe multidisciplinar de profissionais dedicados a sua empresa. Os custos desta opção podem ser mais altos em relação a ter um profissional interno executando o plano desenvolvido pela consultoria de marketing digital, no entanto, você terá a garantia que a estratégia será executada da forma que foi planejada.
Em casos de planos estratégicos de comunicação digital não é recomendado trabalhar com freelas. Visto que a unidade geral da comunicação de conteúdo e visual precisa ser unificada para reforçar a identidade da campanha.
Seja apenas para realizar uma consultoria de marketing digital completa ou a execução do plano, a Doka Comunicação é a agência certa para te ajudar! Com quase 10 anos de agência e uma extensa vida profissional, nossos estrategistas vão encaminhar sua empresa com uma ótima estratégia de campanha para trazer resultados ideais de acordo com suas metas, além de garantirmos uma equipe multidisciplinar para atender todas as necessidades de execução do plano de comunicação que nós desenvolvemos.
Quer entender mais como podemos ajudar seu negócio a crescer? Entre em contato conosco hoje mesmo!