Técnicas básicas de SEO
Olá! Ontem explicamos o que é SEO.
E hoje vamos falar um pouco sobre seo e quais são essas técnicas e como elas podem – e devem – ser aplicadas para aumentar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca.
Adentrando um pouco mais neste assunto tão relevante ao marketing digital de qualquer empresa, podemos ressaltar algumas etapas primordiais: Mapeamento das palavras chave, Relatórios de Implementação, Definição de Conteúdo e Revisão Estrutural.
- Mapeamento das palavras chave: A primeira etapa no trabalho de SEO é a seleção de palavras-chave. Tendo isso em mente, leve em consideração seus produtos ou serviços, o volume de buscas e os termos mais utilizados pelos usuários para encontrar o seu tipo de produto.
- Relatório de implementação On-Page: A segunda etapa começa com o relatório de implementação On-Page. Esse relatório é estruturado pensando nas melhores práticas de SEO On-Page, para que o site fique apropriado às condições dos buscadores e, não menos importante, para que também esteja agradável aos usuários que irão acessá-lo.
- Definir o que deve estar nos resultados de busca: Definir o que deve ou não estar indexado no resultado de busca é de extrema importância. Páginas antigas ou que possuem conteúdo duplicado, e mesmo as que não são mais utilizadas, devem ser eliminadas ou bloqueadas.
- Revisão das implementações estruturais: Após as implementações dos relatórios serem concluídas, é realizada uma revisão completa dos pontos alterados e do impacto dessas alterações. Depois dessa etapa de revisão, as implementações são enviadas ao site.
Para entender mais ainda, podemos dividir o SEO em duas frentes distintas: os fatores On-Page e os fatores Off-Page. Pela tradução direta, os fatores On-Page caracterizam-se por técnicas que alteram ou melhoram aspectos internos do site; já os Off-page caracterizam-se pelos aspectos externos.
Entre os principais fatores On-Page, podemos listar:
- Títulos das páginas
- Meta tags
- Heading tags
- Atributo alt em imagens
- Domínio
- URL do arquivo
- Conteúdo
Com relação aos fatores Off-Page, podemos listar:
- Número de links externos
- Qualidade dos links externos
- Texto âncora dos links externos
- Idade de um domínio
Isso é apenas o básico de SEO. Nas próximas postagens, adentraremos um pouco mais nesse universo. Fiquem atentos!