MARKETING PARA BARES E RESTAURANTES



Nós da Doka Comunicação Digital fazemos campanhas de Marketing para bares e restaurante. Nosso trabalho não se limita apenas a ações de marketing on-line, fazemos também ações offline.
Podemos fazer para você um bom trabalho de Marketing. Nossos trabalho marketing de conteúdo, anúncios do Google, Facebook, Instagram, promoções, eventos etc.

 

MARKETING PARA BARES E RESTAURANTES



Nós da Doka Comunicação Digital fazemos campanhas de Marketing para bares e restaurante. Nosso trabalho não se limita apenas a ações de marketing on-line, fazemos também ações offline.
Podemos fazer para você um bom trabalho de Marketing. Nossos trabalho marketing de conteúdo, anúncios do Google, Facebook, Instagram, promoções, eventos etc.

 

Marketing para bares e restaurantes: 30 ideias que vão ajudar seu negócio

Leias as 30 dicas de Marketing para Bares e Restaurantes que preparamos para você.

Você deve estar se perguntando, como divulgar meu restaurante? ou como divulgar um bar, ou até como divulgar minha lanchonete?

A divulgação de restaurantes, bares ou lanchonetes se misturam muito com ações do marketing convencional,  ou seja, criamos estratégias de marketing para bares e restaurante em formato offline ou até mesmo o marketing digital.
Nós da Doka Comunicação Digital preparamos para você 30 ideias de Marketing para ajudar na divulgação do seu bar ou restaurante. Aproveite!

Não pense que as ações que estamos propondo são destinadas apenas a grandes estabelecimentos, na verdade essas ideias de ações são destinadas para todo tipo e tamanho de estabelecimento. Outro ponto importante a ser ressaltado é que você não precisa colocar todas as ações em prática, veja a que se enquadra melhor para seu estabelecimento e seu bolso.

1. Comece suas ações de Marketing com um bom planejamento

Criar ações de Marketing para bares e restaurantes sem planejamento é um tiro no pé. Para que o projeto dê certo é preciso planejar e colocar as ações em prática..

2. Use fotos profissionais em suas campanhas

As fotos bem feitas dos pratos do seu bar ou restaurante ajudam a mostrar o quanto seus pratos são gostosos e bonitos, por isso, não economize nesta hora, contrate um profissional, contrate um bom fotógrafo especialista em fotos gastronômicas..

3. Desenvolva um bom site, que valorize seu restaurante

Fazer um bom site é o pontapé inicial das ações de Marketing digital para bares e restaurantes. Nossa sugestão é que seu site seja bonito, leve e que já seja otimizado para aparecer (indexar) no Google...

4. Coloque o cardápio online em seu site

Com um bom site em mãos, coloque o cardápio em seu site, pois além de ajudar seus clientes a saberem os pratos que você tem, isso ajuda também na audiência do site, além de ajudar a vender pratos que só estavam no cardápio impresso..

5. Crie um blog para divulgar seu bar ou restaurante no Google

O blog ajuda seu restaurante a divulgar seus pratos, seus eventos, endereços e também a criar conteúdos relevantes para aparecer na primeira página do Google.

6. Trabalhe corretamente a identidade visual em sua comunicação

Criar uma imagem organizada e única para seu restaure também faz parte das ações de Marketing para bares e restaurantes.
Uma identidade visual bem feita  e bem aplicada, faz com que seu estabelecimento se destaque em relação aos seus concorrentes.

A marca do Restaurante Cais é muito interessante, bonita e marcante

7. Crie um bom programa de fidelidade

Programa de fidelidade faz com que seus clientes sempre voltem para consumir em seu bar ou restaurante, além de trazer benefícios para seu consumidor.

8. Faça parcerias ou contrate plataformas de reservas on-line

Plataformas de reservas on-line como o Thefork, ajudam muito a trazer novos clientes e ajudam também na promoção de seu restabelecimento.

9. Configure sua conta do Google meu negócio

O Google meu negócio é muito importante para as empresas. Faça seu cadastro lá, é gratuito e ajuda muito sua empresa a se posicionar nas buscas locais do Google;

10. Faça anúncios digitais em plataformas grandes e sites locais

Fazer anúncio no Google, por exemplo, é uma ação de marketing de curto prazo e pode ajudar seu restaurante a trazer clientes de forma rápida e fácil.
A recomendação que dou é que esses anúncios precisam ser bem feitos para que você possa trazer mais clientes e não gastar muito dinheiro.

11. Use as redes sociais corretamente

As redes sociais também ajudam na estratégia de Marketing para restaurante, pois são baratas, rápidas e podem engajar muito seus atuais e futuros clientes.

12. Use o Instagram para promover seu restaurante

O Instagram é uma ótima plataforma para divulgar seu restaurante. Podemos colocar fotos dos pratos, do estabelecimento etc e com certeza, fazendo assim, mais clientes aparecerão.

13. Faça uma lista de clientes para alimentá-los com informações

Criar lista de contatos de clientes ajuda nas ações de Marketing para bares e restaurantes, pois podemos continuar conversando com esses clientes, mandando informações de eventos ou promoções.

14. Use o e-mail marketing corretamente

Com a lista de e-mails em mãos, agora é só mandar informações do seu restaurante para seus clientes, sem cansá-los e sem importunação. Para que esta ação dê certo, é preciso contratar plataformas de disparos de e-mails profissionais.

15. Promova conteúdos dos clientes em seu site

Contar com a participação de seus clientes em suas ações de Marketing para bares e restaurantes faz com que eles façam parte da família de seu negócio, sendo assim, coloque as publicações que esses clientes divulgaram na home page do seu site.

16. Monitore sua presença on-line de forma gratuita

Saber o que as pessoas falam sobre seu bar ou restaurante é imprescindível para a opinião dos seus clientes. Para isso é preciso monitorar o que estão falando sobre seu estabelecimento, você pode fazer isso com ferramentas gratuitas ou pagas.

17. Mostre sua equipe no seu site e nas redes sociais

Seus clientes querem se sentir em casa quando estão em seu restaurante, por isso, mostrar sua equipe, isso faz com que seus clientes conheçam seus colaboradores, sendo assim, eles podem chamar o garçom até pelo nome.

18. Divulgue seu bar ou restaurante para empresas de eventos

Divulgar seu restaurante para profissionais ou empresas que fazem  eventos, isso faz com que eles programem eventos em seu estabelecimento. Isso traz muitos clientes de uma só vez e esses clientes podem voltar novamente.

19. Inclua as promoções em sua estratégia de Marketing para restaurante

Criar promoções ajuda muito no engajamento das ações de Marketing para bar e restaurante, mas é preciso fazer com consciência e cuidado para não ter prejuízo. De qualquer modo,  é certo que as promoções ajudam a trazer mais clientes.

20. Ofereça cupons de descontos para seus clientes

Ainda no campo das promoções, ofertar cupons de descontos, seja por meio de plataformas existentes no mercado ou por meio de e-mail marketing, pode ajudar a trazer benefícios para seus clientes e para seu bar ou restaurante.

21. Trabalhe com os serviços de entrega delivery de alimentos

Use as plataformas de entrega delivery como Ifood, Uber Eats e Rappi como forma de propaganda e para atrair novos clientes. O uso dessas plataformas ajudam na divulgação do seu estabelecimento e quando achar que não vale a pena, pare a divulgação.

22. Relações Públicas – crie releases e mande para as mídias

O trabalho de um relações públicas é muito rico e completo. Uma ação que podemos fazer com eles é criar releases (matérias) e enviar para as mídias especializadas em restaurantes. Se as mídias gostarem da matéria ou acharem relevante, elas podem publicar este material e ajudar divulgar seu estabelecimento.

23. Traga atrações artísticas para seu estabelecimento

Trazer atrações artísticas para seu restaurante pode mudar o clima de seu estabelecimento, criando um ambiente agradável, mas precisa ser feito de acordo com o gosto e preferências do público de seu restaurante

24. Faça parcerias com as empresas do bairro

O bairro onde seu estabelecimento está fixado pode ajudar muito a trazer uma boa quantidade de clientes, pois se ele tiver muitas empresas fixadas lá, você pode fazer parcerias com essas empresas, beneficiando assim seu restaurante, as empresas e seus funcionários.

25. Coloque em prática um bom trabalho de Marketing de Conteúdo

Produzir conteúdo que ajude a divulgar seu restaurante é uma boa estratégia e, para isso, temos que colocar em prática o Marketing de Conteúdo. O resultado pode ser o seu restaurante na primeira página do Google.

26. Treine sua equipe para divulgar algumas ações de Marketing para restaurante

Até aqui, criamos várias ações de Marketing para bares e restaurantes. Para que tudo isso dê certo, é preciso comunicar, treinar e envolver seus colaboradores para que eles possam saber do que se trata e fazer com que as ações deem certo.

27. Peça para seus clientes fazerem check-in  no Tripadvisor e/ou Foursquare

O Tripadvisor ou o Foursquare podem colocar seu restaurante com grande visibilidade e, por isso, precisamos estimular seus clientes a fazerem check-in nessas plataformas.

28. Se você tiver um pouco mais de recursos, faça Branded Content

Criar conteúdo de sua marca (Branded Content) e distribuí-lo em grandes mídias vai ajudar demais a trazer mais clientes, mas saiba que esta ação não é tão barata assim. Encare esta ação como um investimento necessário.

29. Analise as métricas de suas campanhas de Marketing feitas para seu bar ou restaurante

Tudo que falamos até aqui precisa ser medido e validado. A medição pode ser feita de forma analógica ou digital. O resultado desta medição faz com que saibamos onde estamos atingindo,  com esses resultados em mãos podemos aperfeiçoar o que já foi feito ou reprogramar o que deu errado.

30. Trabalhe muito bem também o offline

Tudo que falamos até aqui não vale nada se seu restaurante não está pronto para receber todo esse público que virá das ações que colocarmos em prática, por isso, você, sua equipe de colaboradores e seu restaurante precisam estar preparados e alinhados com a campanha de Marketing.

Agora coloque a mão na massa e tenha sucesso com todas ou algumas dessas ideias de Marketing para seu bar, restaurante ou lanchonete.
Caso queira fazer alguma sugestão, crítica ou até mesmo dúvida, deixe aqui que teremos o prazer em responder suas questões.

Obrigado por ter lido todo este conteúdo até o próximo post.