Core Web Vitals: o que são e como impactam o seu SEO?
A área focada nas regras de SEO existe para privilegiar a experiência do usuário na internet. As core web vitals, por exemplo, são métricas mais recentes e que servem para qualificar cada página indexada pelo Google.
Existe aí uma moeda de duas faces: a conquista de bons ranqueamentos nos motores de busca e a qualidade de navegação dos usuários.
As duas faces estão interligadas, pois uma depende da outra. As Core Web Vitals entram em cena para que os gestores tenham uma noção mais clara dos prós e contras dos sites.
Continue lendo este material para descobrir o que são as Core Web Vitals, incluindo os três pilares que as caracterizam, e de que maneira elas podem contribuir ou prejudicar o SEO.
O que são as Core Web Vitals?
Trata-se do conjunto de métricas que os algoritmos do Google usam para avaliar a navegabilidade de uma página.
Elas começaram a ser desenvolvidas em maio de 2020 e, desde então, foram incorporadas ao algoritmo da ferramenta de buscas mais usada do mundo.
As Core Web Vitals, portanto, reúnem os pontos principais na hora de oferecer uma excelente experiência de navegação para os visitantes de sites, blogs e páginas.
O conceito se divide em três métricas principais: Largest Contentful Paint (LCP), First Input Delay (FID) e Cumulative Layout Shift (CLS).
Não se assuste com as palavras em inglês. Os tópicos a seguir vão esclarecer todas as informações sobre cada uma das métricas.
Ao fim deles, você vai saber o que fazer para aprimorar suas táticas de Inbound Marketing, acompanhe!
1. Largest Contentful Paint (LCP)
É a métrica que quantifica o tempo de carregamento de todo o conteúdo da página. Pode ser traduzida como “impressão do maior conteúdo”.
O LCP faz a mensuração a partir do tempo de renderização até a hora em que o maior elemento da página surja na tela do visitante.
Esse tempo pode ser influenciado pelo código JavaScript, pelo tempo de servidor ou pelo CSS, entre vários outros aspectos.
A recomendação do Google é que o LCP fique abaixo dos 2,5 segundos. Se ultrapassar esse limite, o site anunciado pelo Twitter Ads vai precisar ser reconfigurado.
2. First Input Delay (FID)
O FID (“atraso de primeira entrada”) é usado para medir a velocidade de resposta da página à primeira interação realizada pelo usuário.
Essa operação se dá por milissegundos. O Google recomenda que ela não ultrapasse os 100 milissegundos. Dessa forma, o usuário tem menos chances de desistir do site e buscar por outro.
Entre os 100 ms e os 300 ms, é sinal de que essa métrica precisa ser ajustada. Para além dos 300 ms, a página está oferecendo uma experiência ruim aos visitantes.
O FID pode ser influenciado por processos acontecendo simultaneamente enquanto o site carrega, como o carregamento de um arquivo de JavaScript.
O ideal é avaliar o FID em conjunto com o LCP, pois o Google considera que a percepção do usuário em relação ao site envolve as duas métricas.
3. Cumulative Layout Shift (CLS)
A CLS, ou “mudança cumulativa de layout”, mede a frequência das mudanças de layout inesperadas em determinada página.
Às vezes o carregamento de todos os elementos do site não acontece de forma uniforme. Botões podem mudar de lugar devido ao carregamento de um banner voltado ao Marketing, por exemplo.
Isso ocorre porque os componentes do site carregam de maneira independente. Então, imagens e anúncios podem ser redimensionados automaticamente. Com isso, a experiência do usuário é prejudicada. A pontuação de CLS deve ficar abaixo de 0,1.
Como as Core Web Vitals impactam o SEO?
O Google indica que as métricas de Core Web Vitals fazem com que as taxas de abandono de páginas diminuam em 24%.
Afinal, investir em sites mais estáveis melhora consideravelmente a navegação de cada visitante.
Os benefícios se estendem para todos os envolvidos:
- Melhor ranqueamento para o site;
- Solução de problemas para o usuário;
- Relacionamento confiável entre marca e cliente;
- Otimização de busca para o Google.
Inclusive, a velocidade de carregamento da página já era uma métrica avaliada desde 2010.
Com as Core Web Vitals, a experiência virtual pode ser analisada com mais rigor, pois reúne carregamento, tempo de resposta e estabilidade.
A partir disso, as empresas têm ferramentas melhores para sofisticar as estratégias de Marketing de Conteúdo de várias formas.
Conclusão
As métricas de Core Web Vitals representam uma evolução muito bem-vinda nas práticas de marketing digital, especialmente os parâmetros de SEO.
A intenção do Google é tornar a experiência tanto das marcas quanto dos consumidores a melhor possível.
Os benefícios disso são amplos e imprescindíveis para a construção de uma imagem qualificada na web.