Comunicação Corporativa e sua importância no mercado
A comunicação corporativa vem ganhando espaço no mercado pois a sociedade cobra mais atitudes das companhias em posicionamentos oficiais e boas ações.
POR: RAFAELLA CLARI CSATLOS
O mercado atualmente possui cada vez mais empresas tratando do mesmo assunto, o que faz a concorrência ser cada vez maior. Em decorrência disso, a própria sociedade impõe uma pressão a estas empresas, para que mostrem seu diferencial. Para conseguir fazer isto e se tornar de grande valor, as empresas precisam saber mais o âmbito da comunicação e saber quais meios utilizar. Sendo assim, elas usam a prática da comunicação corporativa, que ajuda a aprimorar o conhecimento da comunicação.
Famosa pelo nome de comunicação corporativa, ela também possui alguns outros sinônimos como: comunicação empresarial e organizacional.Ela está relacionada à gestão, planejamento e administração de relacionamentos da empresa, mas ela só consegue fazer isso com a ajuda da comunicação social, na qual auxilia uma boa convivência de trabalho entre seus funcionários. O principal objetivo da empresa ao utilizar a comunicação corporativa é manter uma boa imagem e reputação perante seus clientes e funcionários.
Para ter êxito em seu trabalho, é importante que a comunicação corporativa observe e conheça bem seu público-alvo, de qual forma se relacionam, como é o ambiente em que se insere, quais são suas principais exigências e necessidades pessoais, pois dessa maneira consegue criar a identidade da marca.
Principais ferramentas publicitárias como:campanhas, anúncios de TV, jornais, propagandas virais nos rádios e eventos, são utilizadas pela comunicação corporativa de uma empresa, pois isso garante patrocínio e parcerias com outras grandes empresas, assim expandindo o mundo dos negócios.
Pelo fato de ter uma ascensão de mídias sociais, a comunicação corporativa também é bastante utilizada nessa plataforma, separando funções de seus serviços, como por exemplo, a parte de planejamento, área de suma importância, na qual requer é importante um aprimoramento estratégico de marketing tanto nas redes sociais como em revistas, folders e jornais, para isso, toda a empresa deve ter o departamento de “social media” de qualificação elevada, que cuide da comunicação corporativa, pois será essa parte que lidará diretamente com o cliente desejado e investidores.
Começando com uma boa pesquisa sobre o ambiente em que se encontram as empresas em geral, como é a cultura e o posicionamento no mercado de trabalho, isso acaba permitindo com que a empresa redefina seus objetivos. Dessa maneira, Cursos como Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing e principalmente Relações Públicas, são os que geralmente compõe o ambiente da comunicação, principal meio de tornar a empresa com uma boa imagem no ramo dos negócios.